31 de julho de 2012

Improvisação :: Escalas Simétricas - Escala Hexafônica

Continuando com as escalas simétricas, veremos algumas escalas maiores agora, como a hexafônica e a aumentada.


Escala Hexafônica
Também conhecida como escala de tons inteiros (Whole Tone), possui apenas duas tonalidades, sendo as outras enarmônicas a elas, a simetria dessa escala se caracteriza pelo deslocamento de um tom de suatônica até se completar na oitava.
- Relação Intervalar

T           2M          3M          4A            5A          6A        
      1T             1T           1T           1T            1T


Aplicando nas tonalidades


T           2M          3M          4A            5A          6A        
C            D              E            F#             G#          A#
C#          D#            E#         F##           G##        A##



Relação Simétrica e Tonalidade

C            D              E            F#             G#          A#
C#          D#            E#         F##           G##        A##

Devido a sua simetria a escala hexafônica só possui duas tonalidades, as outras acabam sendo simétricas à esses dois tons acima escritos.

Aplicação e uso da escala:
Inicialmente assim como todas as outras escalas alteradas a escala hexafônica se aplica aos acordes alteradas, até mesmo porque escalas simétricas são escalas alteradas, a princípio ela resolve o acorde aumentado, que também é uma simetria, porém uma simetria de dois tons, é possível na construção da escala enxergar a tríade aumentada, fora isso podemos considerar essa escala uma escala com intenção lídia, por ser uma escala maior com a quarta aumentada, considerando as enarmônias, podemos dizer que ela também resolve o acorde maior com sexta menor, fora isso podemos usar essa escala para trazer extensões aos acodes de uma determinada harmonia.



Escala Hexafônica – Shapes


O deslocamento simétrico dos intervalos da escala, nos permite um outro recurso, essa escala só tem apenas um shape, se distribuindo através dos intervalos de tons inteiros até completar os seis shapes que temos acima.


Escala Hexafônica – Outros Padrões de Digitação
Podemos ter outras combinações de digitação para essa escala, como padrão de três notas por corda e digitação em três oitavas.

Escala Hexafônica – Três Oitavas
Temos aqui a mesma idéia da penta e da diatônica que vimos anteriormente, no caso da hexafônica ela encaixa perfeitamente nesse padrão pois possui seis notas em sua formação.


Acima temos o primeiro shape, nessa digitação aberta, os outros shapes serão iguais a eles se distribuindo de tom em tom.



Escala Hexafônica – Três Notas por Corda

Temos aqui duas maneiras de digitação com a escala hexafônica padronizada em três notas por corda, lembrando que os shapes são todos iguais, logo os dois shapes abaixo servem para toda a escala.


É isso ae negada!!! um abraço a todos!!!