31 de julho de 2012

Improvisação :: Escalas Simétricas - Escala Aumentada


Fala galera, hoje terminaremos nossos estudos em escalas simétricas, vendo as aplicações da escala aumentada, nossa última escala simétrica, por fim teremos a escala melódica, terminando então nosso cursos.


Escala Aumentada
Outra escala de seis notas, possui em sua simetria deslocamento de 1,5 tons e 0,5 tom. Para essa escala teremos quatro tonalidades, que se distribuirão através de suas tríades, teremos dois shapes, ode cada shape também se subdivide de acordo com a simetria, o números de shapes de uma escala simétrica, está sempre relacionado com o número de simetrias da escala.

- Relação Intervalar

T           2A          3M          5J            5A          6M       
     1,5T       0,5T        1,5T       0,5T         1,5T


Aplicando nas tonalidades

T           2A          3M          5J            5A          7M       
C           D#            E            G             G#           B
F           G#            A            C             C#            E
G          A#             B           D              D#           F#
D          E#             F#          A              A#           C#


Relação Simétrica e Tonalidade

C – C, E, G#
F – F, A, C#
G – G, B, D#
D – D, F#, A#

Para essa escala teremos quatro tonalidades, as outras se subdividem através de sua tríade, completando os doze sons que temos na cadeia musical.

Aplicação e uso da escala:
Primeiramente, como sugere o nome, essa escala assim como a hexafônica se aplica na resolução do acorde aumentado, é a sua principal caracteristica, ela também resolve outros acordes alterados, como o acorde com nona aumentada X7(#9), conhecido como Hendrix Chord, fazendo referência ao guitarrista, que costumava usar com grande frequência esse acorde, considerando as enarmônias essa escala possui duas terça, uma maior e outra menor, que se enarminiza com a segunda aumentada como na configuração original, também temod duas quintas, justa e aumentada, então dependendo de sua aplicação e notas de repouso, essa escala pode ser aplicada para acordes mais comuns, maiores e menores, também pode resolver qualquer acorde, sendo maior ou menor que contenha a sexta menor.

Escala Aumentada – Shapes



Na escala aumentada teremos shapes diferentes, cada shape de acordo com as simetrias e tríades vão gerar mais três, resultando nos seis shapes que temos acima.



Escala Aumentada – Outras Digitações
A escala aumentada nos dá outras duas combinações de duas notas por corda, usando semi tons, digitações ideais para progressões usando ligados.



 A primeira digitação serve para os shapes ímpares, e a segunda para os shapes pares, essa ideia soa bem para acordes que não possuem nenhuma relação com a escala, só a intenção de caracterizá- lôs, por não se tratar do shape inteiro da escala, e sim de fragmento deles, uma espécie de padrão.


ROCK!!!