1 de agosto de 2012

Improvisação :: Escala Melódica

Fala Galera!!!! Nossa última escala a ser estudada aqui no curso, após isso encerraremos o curso com algumas análises de alguns temas interessantes para se improvisar.



Escala Menor Melódica
Na escala melódica, encontraremos uma dereivação da harmônica, para obter uma sonoridade mais agradável entre os últimos graus, sexto e sétimo a escala melódica sobe meio tom na sexta, tendo então a sexta mair e a sétima maior, mantem – se toda a estrutura intervalar da harmônica, porém acrescentando a sexta maior, ficando mais suave a entonação, por isso, o nome de escala melódica.
Podemos considera – lá uma escala harmônica com a sexta maior, ou até mesmo um modo dórico com a sétima maior da harmônica.

Escala Melódica – Estrutura Intervalar

Com essa alteração no sexto grau da harmônica, a escala melódica será formada pelos seguintes intervalos.

T   2M   3m   4J   5J   6M   7M – ou - T   ST   T   T   T   T   ST


Aplicando essa estrutura para algumas tonalidades.
T   2M   3m   4J   5J   6M   7M
A     B     C      D    E     F#     G#
E     F#    G     A    B     C#     D#

Acima aplicamos a escala as tonalidades de Lá e Mi, podemos notar que à partir do terceiro grau até o sétimo a escala caminha em um simetria de um tom.


Escala Melódica – Modos
Na escala melódica também possuímos inversçoes, que se caracterizam por modos, como vimos na escala harmônica, os modos que corresponderão à essa escala serão:


Escala Melódica – Shapes
Para terminar os estudos da escala melódica, teremos os shapes, serão sete shapes, cada um tendo uma nota como tônica, temos os shapes organizados em uma digitação de três notas por corda, abaixo temos os shapes, no tom de Lá Menor.




ROCK!!!

4 comentários: