21 de fevereiro de 2014

Entrevista :: Mateus Starling


Fala Galera...

Com muito orgulho anuncio mais uma entrevista!!!! Mateus Starling é um guitarrista conhecido por ser um dos pioneiros na didática virtual, com vídeo aulas muito interessantes e vídeos e artigos que ajudam o músico a se posicionar tanto nas questões profissionais quando nas acadêmicas.



Ao Mateus fica aqui meu muito obrigado pela atenção e simpatia, é sempre importante termos guitarristas diferenciados aqui no blog trazendo novos conceitos para os leitores!!! Confiram...



1-) Conte um pouco sobre seu início na guitarra, quais eram as dificuldades? E quais foram suas primeiras influencias?

Comecei com 12 ou 13 anos na guitarra por influencia de banda de metal como Metallica e Megadeth.
Vejo as pessoas falando como naquele tempo era difícil porque não tínhamos acesso a isso ou aquilo, mas vejo que hoje existe muita informação, porém, muita informação ruim, então, não creio que isso torne as coisas mais fáceis, realmente era difícil ter acesso a boa metodologia, mas o pouco que tinha agarrávamos e nos dedicávamos bastante naquilo. Hoje existe muita coisa, mas a garotada fica perdida sem saber o que exatamente buscar.


2-) Atualmente o que anda estudando e ouvindo?

Ouço muito pianistas e instrumentos de sopro de vários estilos. De Mile Davis a Vijay Iyer.
Estou sempre desenvolvendo coisas para estudar e ensinar, coisas que me motivam e que também são desafiantes.




3-) Sua formação musical veio da escola Berklee, escola muito conceituada em Boston (USA), relate um pouco para nós como foi essa sua experiência, e como era sua realidade na cidade e na universidade? Apenas estudou, ou desempenhou trabalhos por lá?

Na verdade a minha formação começou muitos anos antes de forma não acadêmica, só fui entrar numa faculdade de música com 25 anos de idade e isso foi legal pelo nível de maturidade humana e musical que eu já tinha.
Foi um tempo muito intenso em todos os sentidos, mas principalmente na música, de passar o dia inteiro estudando, tocando e retendo informação.
Trabalhei também tocando e dando aula, mas meu foco foi estudar.


4-) Muito conhecido por trabalhos via internet, principalmente vídeo-aulas, como começou esse seu trabalho? Qual a melhor maneira de se posicionar em relação à trabalhos musicais via internet para ter um rendimento satisfatório? E o que pensa da internet como uma realidade de trabalho cada vez mais forte no meio musical?

Comecei a gravar as vídeo aulas no inicio de 2009 para atender pessoas que não podiam fazer aulas presenciais e nem por Skype comigo fazendo aulas sob encomenda, só no fim do ano de 2009 que formalizei a questão e comecei a ampliar o material, hoje são quase 100 títulos de aulas.
Não sei a melhor maneira de se posicionar, mas a que eu uso e acredito é uma junção de capacitação, qualidade, interação e antenamento com as mídias sociais.
Acho que as pessoas precisam explorar aquilo que elas fazem com paixão e excelência e não aquilo que esta dando dinheiro. Se você coloca dedicação e paixão no que faz as pessoas vão perceber isso e vão ver no que você faz algo muito maior que um produto. Quem procura um produto tem escolhas, mas quem é fã de um trabalho busca algo muito acima disso e acredito que ao longo destes anos eu acabei encontrando pessoas que seguem o que eu produzo musicalmente.




5-) Em termos de equipamento, para um show o gravação, o que costuma usar? Você varia muito entre ambas as situações?

Eu tenho muito equipo, já carreguei muita coisa para cima e para baixo, mas por fim eu catalisei a minha carreira na musica instrumental e no ensino, então, eu tenho um set bem reduzido. Quando sou chamado para gravar normalmente é para ser eu mesmo e não para imitar a sonoridade de determinado artista, sendo assim, eu sempre levo este set reduzido de efeitos que é o mesmo para gravação e para shows.
Existem muitas pessoas que vivem de gravação de estúdio, não é a minha realidade, por isso eu não tenho este empenho em ter todos os sons possíveis para atender os desejos de um produtor. Isso tudo varia de acordo com o foco da carreira de um artista.


6-) Alguma parceria ou novo projeto que gostaria de mencionar?

Tirei os anos de 2013 e 2014 para lançar o site www.maismusico.com.br que é um projeto grande que já esta no ar e vem crescendo a cada dia. É um portal onde o músico pode passar um tempo lendo o blog, vendo vídeos e também comprar o material meu e de outros músicos que eu tenho confiança, por tanto, é basicamente um site focado no ensino da música. Devo voltar com meu quarteto lançando um cg solo no segundo semestre.




7-) Quais os fatores que você considera ser indispensável para se tornar um bom guitarrista?

Antes de tudo precisa se tornar um bom músico, estudando, pesquisando, sem descanso. Precisa também estudar o instrumento e suas particularidades. Acho que não tem muito segredo. Estude, trabalhe e repita este processo centena de vezes que por fim o sucesso virá.


8-) Como estão seus projetos futuros? Alguma coisa que gostaria de adiantar?

Estou lançando agora um material sobre OUTSIDE para todos os instrumentos e níveis musicais, o material esta em vídeo HD com playbacks e uma apostila de 40 folhas. Foi o meu material mais demorado que fiz até hoje e um material que o estudante vai poder usar para vida toda.




9-) Para finalizar gostaríamos que deixasse uma mensagem para os leitores do blog, e para seus fãs.

Primeiramente obrigado Ramon pelo convite e parabéns pelo trabalho junto ao blog guitar tech, muito sucesso para você e para os que seguem o trabalho blog.
A todos que me acompanham ou que ainda não conhecem meu trabalho, deixo o meu site www.mateusstarling.com.br onde vocês podem me conhecer mais como músico e ter acesso ao meu material didático. Também convido para visitar o site www.maismusico.com.br
Se você tem um sonho não deixe que as pessoas ofusquem, as vezes isso parece um discurso piegas, mas se seus sonhos morrem vai ser difícil encontrar um proposito para trabalhar e se sentir realizado no que faz.
Deus abençoe a nós todos. Grande abraço e obrigado.