6 de março de 2014

Entrevista :: Roberto Torao

Fala Pessoal!!!

Seguimos com mais uma entrevista, desta vez quem marca presença é Roberto Torao, um guitarrista conhecido devido a reviews de produtos e dicas de home studio, na entrevista Torao fala sobre seu início na guitarra, como projetou seu trabalho, fala um pouco sobre equipamento e uma questão que divide opiniões, internet e o meio profissional musical, a entrevista ficou muito boa e nela ele esclarece e dá dicas muito boas para estudantes e profissionais.







1-) Conte um pouco sobre seu início na guitarra, quais eram as dificuldades? e quais foram suas primeiras influencias?

A grande influência pra atormentar meus pais pra comprar uma guitarra foi o Iron Maiden que conheci através de um amigo que me emprestou uma fita K7 nos anos 80, eu tinha uns 12-14 anos, e a grande dificuldade era a falta de informação e material pra estudo, não tinha internet, youtube, fóruns, celular, email e etcera a época do telefone com discador giratório, poucas revistas especializadas e cartas escritas a mão.


2-) Atualmente o que anda estudando e ouvindo?

Eu sou bem eclético ouço da bossa nova ao heavy metal, música boa sempre será boa independente do estilo. Hoje tenho ouvido mais jazz/blues/country, tenho curtido o Robben Ford, Mike Stern, Sheryl Bayley, Tedeschi Trucks Band, Carl Verheyen, Eric Johnson, John Scofield, George Benson, SRV, Jeff Beck, Bonamassa, Keith Urban, Brad Paisley e muitos outros.


3-) Muito conhecido por trabalhos via internet, principalmente com reviews de equipamentos, como começou esse seu trabalho?

Ao contrário do que muita gente pensa que eu surgi do nada no youtube, para mim é a uma continuação do meu trabalho como músico profissional, já dei aulas de guitarras, toquei em bandas, fiz shows em bares, clubes, festivais e turnê na região. Mas chega um dia que você cansa em dar murro em ponta de faca, tocando por cachê pequeno na maioria das vezes ou tocando de graça pela divulgação. Mas como a maioria já deve saber, sou médico, morei fora do país um tempo, do outro lado do hemisfério, tive a experiência de uma internet veloz de banda larga, o youtube passou ser minha TV, assistia muito o Marcos De Ros, Gusvato Guerra, Ozielzinho e outros tubers gringos, quando retornei ao Brasil, trouxe uma camera que filma em 1080p, e um novo HomeStudio bem menor que possuia antes de viajar mas muito mais eficiente, comecei com um VLog sobre homestudio e matérias com perfomances com artistas locais como Fred Andrade, Alexandre Bicudo, Luciano Magno e outros, depois expandi os assuntos com aulas de guitarra e reviews de equipamento, e estamos firme e forte até hoje.




Você possui alguma parceria que viabiliza os vídeos?

Financeiramente quem mantém o canal sou eu, sou o produtor executivo, mas em 2014 estou querendo que o canal fique independente, pra manter a qualidade custa caro, e acredito que as empresas devem pagar pelas produções futuras de vídeo que é um trabalho enorme que dura horas e um expertise que poucos possuem, isso é bem comum fora do país, aqui no Brasil ainda estamos devagar, mas espero em breve mudar isso.


O que pensa da internet como uma realidade de trabalho cada vez mais forte no meio musical?

A internet aumentou a velocidade de informação, aproximou demais as pessoas no planeta, e nivelou no mesmo plano as pessoas, todo mundo gosta de falar, dar uma opinião, e fazer crítica pessoal, as vezes chega ser ridículo, um guri de 15 anos batendo boca com um guitarrista de 30-40 anos de carreira, e atitudes covardes de pessoas anônimas em redes sociais atacando músicos, e o pior gente de verdade apoiando isso.

Acredito que ainda tudo é muito novo, estamos num processo de aprendizados em como lidar com essa nova" tecnologia, sabemos de suas importância mas ainda não sabemos usar bem e a nosso favor.

Ainda existe muito preconceito de algumas pessoas, frases como youtuber não é músico, Você não tem agenda, Não considero você como um músico" e músico de quarto, no fundo é pura inveja, desconhecimento e uma forma de descarregar a frustração de suas derrotas, eu penso diferente, os músicos de quartosserão os músicos de amanhã.

Se a gente for analizar, muitos guitarristas dessa nova geração se destacaram graças ao Youtube como Guthrie Govan, Keith Merrow, Ola Englund, Marco Sfogli, Andy James, Rob Chappers, Phil X, Greg Koch e muitos outros, alguns deles conseguiram parcerias e empregos em marcas/bandas consagradas pelo seu desempenho na produção de vídeos, e até ajudam no desenvolvimento de novos produtos. No Brasil posso citar o Ozielzinho, Marcos De Ros e Gustavo Guerra

Provavelmente o lugar que vocês conheceram alguns nomes consagrados foi graças ao Youtube também, uma pessoa nova que ouviu um amigo recomendar o Steve Vai, mas nunca ouviu ou assistiu ele ao vivo, acredito que o primeiro lugar que ele vai buscar isso é digitando "Steve Vai" no Youtube. Muitos nomes consagrados tem um canal, alguns são bem ativos, mas não desprezam sua importancia pra agregar valor em sua carreira.

Aos poucos está invertendo no Brasil, ao invês de músicos locais desconhecidos no país, está acontencendo um fenomeno interessante, alguns artistas e bandas consagradas em vários estilos estão adotando o Youtube de forma mais forte, caiu a ficha que é o melhor caminho atualmente pra divulgar seus video clipes, vlogs, shows, workshops, manter a atividade e contato com os fans, o investimento está mais forte em redes sociais como o Facebook e Youtube, os sites oficiais ficaram de importancia secundária, resumindo em vendas de merchandise e mural pra datas de shows, mas de fato o site do artista é seu seguro de amanhã, redes sociais são modas passageiras, amanhã o facebook cai, assim como o orkut, e aparece outra coisa, é bom ter um segundo plano pois essas tecnologias são passageiras.

Por outro lado, existe uma nova geração ainda em formação que por uma questão de imaturidade que ao invês de ter como objetivo de vida, a música, tem como uma meta arrumar parcerias conhecido por endorsement, pra estas pessoas é mais importante ter o status de endorsee" do que tocar bem, ao meu ver isso deve ser uma consequência de seu trabalho como músico, e alguns casos tem gente que paga pra estar afiliado a uma marca ou se vende por tão pouco em troca de um material que até o próprio poderia comprar tranquilamente numa loja. Obviamente não são todos, mas para os aspirantes, entendam que é muito mais comum ouvir um não" do que o sim, e é muito mais vitorioso quando a empresa te procura do que você sair mendingando por aí. Tem até gente que quando ouvem um não, passam a virar inimigos da marca, ficam detonando por aí como crianças, ao meu ver, só faz piorar a situação, sua atitude é monitorada por outras empresas, tente ser mais discreto, e faça a coisa certa, se você usa um produto, é porque você acha que é o melhor no momento, gosta, e tem prazer em usar, seja bem sincero em seu trabalho, nunca use algo que ache ruim e seja obrigado a falar ao contrário, o público gosta da verdade.

No momento, o Youtube é o melhor meio de divulgação para os guitarristas, músicos e bandas, pois é de graça, é o site mais acessado do mundo, e é aonde está seu maior público vai conhecer e acompanhar você. Você vai alcançar os quatro cantos do Brasil, e possivelmente no exterior. E o custo, é muito inferior que você bancar uma viagem de divulgação em todas capitais do Brasil pra divulgar seu trabalho ou marca, um vídeo bem feito, tem um impacto muito grande, muito mais do que você imagine, então, caprichem bem nele!

Depois que você estabelece seu nome como uma marca, o grande desafio é tentar rentabilizar seus trabalhos, a monetização do youtube é muito baixa, a não se que você tenha centenas de milhares ou milhões de views por vídeo, o que não é a realidade da maioria no ramo da música, a alta monetização é mais comum em VLOGs de comédias, bobagens, gameplay de jogos, e mulheres tem muito mais chances de se destacarem do que homens no youtube. Este é o grande desafio agora pra mim, tenho algumas idéias em 2014, vai ser difícil, mas tenho fé que chegarei lá, eu sei que temos que olhar pra frente, inovar, assumir riscos, vou levar muita pedrada das pessoas, e no final vai dar certo!


4-) Em termos de equipamento, para um show ou gravação, o que costuma usar? Você varia muito entre ambas situações?

Pra Shows/Workshops levo sempre meu amp e guitarra, pedais variam de acordo com o evento, mas procuro levar pouca coisa, a não ser que seja um workshop de pedais, aí tenho que levar uma tropa toda.

Pra gravação, uso apenas o que é realmente necessário, o que não está em uso, retiro da cadeia dos pedais, escolho a guitarra e amp certo pra música, afinal a gente precisa servir a canção, e não espremer tudo que você tem pra dizer que usou isso ou aquilo, de fato o som é melhor quando você usa pouca coisa, ultimamente é apenas guitarra, cabo, amp e um reverb ou delay. Acredito muito que existe uma combinação certa de guitarra e amp, algumas guitarras cantam melhor em certos amps, guitarras como strato/tele tem um som limpo melhor, guitarras mais modernas tem um som melhor pra algo mais pesado/rock/metal. Eu entendo que não é a realidade de muitos agora, mas num futuro será, farei 40 anos esse ano, tudo que tenho não veio do dia pra noite, é fruto de muito trabalho suado ao longos todos esses anos.




5-) Alguma parceria ou novo projeto que gostaria de mencionar?

Abri uma página no Patreon, um site de crowdfunding estilo kickstarter mas ideal pra youtubers como eu, aonde os fans fazem uma doação simbólica pra ajudar manter o canal e terão acesso a um conteúdo exclusivo. Acredito que são pequenos gestos de bondade é que iremos mudar o mundo. Pra quem tiver interesse:



6-) Quais os fatores que você considera ser indispensável para se tornar um bom guitarrista?

Originalidade - Procure achar seu som, muita gente copiando guitarristas famosos, óbvio que é normal ter influências mas vai chegar um momento que você precisa achar sua assinatura sonora, é talvez a coisa mais difícil que um guitarrista possa alcançar, mas não é impossível.

Estude com um bom professor - Eu sempre digo que somos eternos estudantes, é um estudo para vida toda, hoje com a internet, existe uma infinita quantidade de informação, muito maior que tinhamos nos anos 80-90, hoje é muito fácil piratear" livros e vídeo aulas, e até temos desconhecidos ensinando" alguns de forma duvidosa no youtube, ao meu ver um bom professor é insubstituivel, vai tirar os vícios, colocar o estudo no caminho certo, motivar a continuar tocando e ensinar de forma cronológica os assuntos, sem pular etapas. Sempre recomendo o material do Mateus Starling.

Música não é uma competição - Muitos guitarristas, principalmente os mais novos, nasceram nessa era de competição de quem tem mais parcerias, quem toca mais rápido, quem consegue tocar igual a um guitarrista famoso, e vivem uma guerra diária pra quem consegue vencer uma competição fantasma, entenda que não existe prêmio real ao alcançar algumas façanhas, vai ganhar um tapinha nas costas dos amigos, uns curtir, e nada mais, é fútil e passageiro, amanhã todos esquecem, procure objetivos reais com sua música, aqueles que realmente somem com sua carreira.

Respeite a estrada do colega - Se seu colega tem 1 ano ou 30 anos de experiência, seja mais respeitoso, estamos no mesmo barco, não tá fácil pra ninguém, a gente não ganha nada difamando uns aos outros, só temos a perder, procure conhecer mais a história do seu colega ao invês de partir pro ataque, evite a ofensa gratuíta nas redes sociais, pois é público e todos vão ver a lavagem de roupa suja, isso não é nada bonito.

Invista em sua carreira - Hoje tem muita gente de olho grande e preocupado na carreira dos outros, dando opiniões e críticas no trabalhos do colega, talvez seja o principal motivo que sua carreira está indo pro fracasso, foque mais em sua música e trabalho, deixe a inveja de lado, e comece a produzir sua própria obra.

Valorize seu trabalho - Infelizmente está muito desvalorizado o trabalho de músico, pirataria e facilidade de baixar" programas e músicas sem pagar um real virou lei neste planeta, e é um tabú, ofensa, e vira piada se você disser que comprou um CD/DVD, pois vão alegar que tem no Torrent" de graça. Se você acredita em sua música, começa hoje a auto-valorizar isso, não se venda a troco da cerveja" do bar, tocar por divulgação, pagar pra abrir um show, pagar pra ser endorsee de uma marca, e outros absurdos dessa nova era digital da música. Se alguém vai usar sua imagem ou talento pra vender algo, isso deve ser um trabalho pago, tudo que você fizer tem que ter algum retorno, evite trampos que a vantagem é apenas unilateral e você fica com nada. A grande maioria infelizmente é um péssimo negociador, aceita qualquer coisa, e ainda tem o medo de que se não pegar o trampo, vai ter alguém que vai fazer de graça. É uma questão complicada, se seu trabalho tem qualidade, seja mais profissional, aprendar a valorizar e cobrar por ele.

Sair do Facebook - hahhahahaha. a gente perde muito tempo, brigando e discutindo com estranhos, vendo bobagens nas redes sociais, eu ainda tenho que manter a atividade, mas tenho diminuido bastante.




7-) Como estão seus projetos futuros? alguma coisa que gostaria de adiantar?

Continuar produzindo vídeos, mas vou procurar fazer mais em qualidade do que em quantidade, fiz cerca de 180 vídeos ano passado, sozinho, foi muita coisa e bem cansativo.


8-) Para finalizar gostaríamos que deixasse uma mensagem para os leitores do blog, e para seus fãs.

Obrigado a todos pela oportunidade! E agradeço você que conseguiu ler até o final, peço perdão se algo não te agradou, mas falei de coração a verdade, é como botar o dedo na ferida, alguém precisa fazer o trabalho sujo, falar o que preciso ser dito, pra você abrir os olhos pra a realidade. Lamento se foi de minha pessoa! Kkkkkk..


Participe do Patreon:

http://www.patreon.com/torao