Seguimos com mais uma entrevista, Ton Dias é um grande luthier/escultor que constrói guitarras personalizadas, verdadeiras obras de arte, já postamos uma matéria sobre seu trabalho aqui no blog, porém hoje Ton fala diretamente ao Guitar Tech sobre seu trabalho e suas obras de arte!
Aproveito o espaço para deixar aqui meu muito obrigado ao Ton!!! pela atenção e disponibilidade em atender o Guitar Tech e também de uma certa forma agradecer por contribuir de forma tão talentoa com o mundo artístico da música!!!! Valeu!!!!
1-) Como surgiu a
ideia de unir essas duas vertentes de seus trabalhos artísticos? Faz tempo que
começou esse trabalho? Como tem sido aceitação do público?
Vou começar me apresentando: Meu
nome é Halston Mendes Dias (Ton Dias). Sou formado em psicologia pela
Universidade Federal de Minas Gerais (única formação acadêmica que tenho). Eu
comecei a me enveredar na luthieria no final de 2001. De lá até o final de
2011, eu trabalhei apenas com a luthieria convencional, ou seja, reparos,
regulagens, construções de guitarras standart, trabalhos de luthieria em geral
e o consultório psicológico. As artes visuais apareceram em minha vida apenas em
meados de 2011, e só depois disso, no final deste ano de 2011, por sugestões de
algumas pessoas, é que eu tive a iniciativa de unir as duas dimensões,
luthieria e escultura em madeira. Até então eu, infelizmente, não tenho tido
abertura pra mostrar o meu trabalho, nem de arte luthieria nem de entalhe em
madeira. Entretanto, creio que são dificuldades naturais que qualquer pessoa
passa ao tentar conquistar espaço com um trabalho diferente e pouco
convencional. Alguns músicos que tiveram a oportunidade de tocar nas minhas
guitarras tem elogiado bastante o meu trabalho, e o público que tem visto as
minhas esculturas, também tem me incentivado exaustivamente a continuar com os
trabalhos. Esse é o maior incentivo que tenho, e que me faz não desistir de
conseguir ir, aos poucos, minando o meu espaço.
2-)Explique um
pouco sobre sua filosofia de trabalho, e qual o conceito artístico que você
imprime nos modelos que elabora?
O meu intuito inicial é criar instrumentos
artesanais que não tenham cara de “instrumento
musical feito por dispositivo automatizado industrial”. Não tenho nenhum
objetivo de fazer o meu trabalho se parecer com trabalhos de luthieria
convencional, pois, em minha opinião, um “artefato luthierístico” que une
música e arte (duas das dimensões que mais exercem impacto na mente humana) não
pode ser tratado de uma forma convencional. Objetivo, com isso, que o músico
que tocar em meus instrumentos sinta que existe ali uma energia humana real que
carrega uma mensagem de outro nível de complexidade. Esses detalhes são
importantes para aproximar os músicos do objetivo maior do meu trabalho, que é “transportar”
para uma “outra atmosfera de realidade” quem tocar nesses instrumentos.
Construo essas guitarras não para serem só guitarras, mas para que sejam “elos
de comunicação com outras dimensões”. O som que o músico cria é o elo que cria
a “fenda dimensional”, e a guitarra é o ”artefato” que possibilita essa
comunicação. Quero compartilhar com os músicos essa magia que passou a fazer
parte de minha vida desde que comecei a fazer os meus trabalhos de entalhe.
3-) Você apenas
constrói guitarras, ou também trabalha com outras produções de instrumento?
A minha experiência luthierística é
com a luthieria de eletroacústicos, mais especificamente guitarras, que são uma
grande paixão minha desde a minha adolescência, pelo fato de ser um instrumento
que carrega em si um ideário libertador e subversivo. Porém, eu não teria
problemas em construir contrabaixos elétricos com esse conceito. Nunca fiz
nenhum contrabaixo escultura. Apenas contrabaixos standart. Mas não veria
problema algum em fazer um trabalho com essas características, ou mesmo outros
projetos artísticos musicais com esse conceito.
4-) Possui alguma
parceria ou endossa algum artista, afim de explorar novos mercados de trabalho?
Até então, eu não consegui construir
nenhuma parceria neste sentido. Esse é um dos meus objetivos, que, aos poucos,
quero conquistar. Algumas sondagens surgiram, mas nada de concreto foi
formalizado. Apesar de tudo, acredito muito que eu tenho capacidade e potencial
pra alcançar uma parceria que possa ser proveitosa para mim e para todas as
partes envolvidas.
5-) Sua arte
costuma ser mais minuciosa em relação aos modelos standards que conhecemos, por
ser um trabalho diferenciado e artisticamente mais elaborado, você possui
técnicas ou modos de construção distintos dos modelos comuns?
Existem diferentes caminhos pra se
conseguir construir um instrumento musical, e cada luthier tem sua forma
particular de trabalhar. Não tem nada de excepcional no método luthierístico
que uso pra construir meus instrumentos. O verdadeiro diferencial está no
processo pra entalhar e esculpir as formas na madeira. Em algumas das minhas
guitarras escultura eu utilizo ferragens customizadas feitas com materiais que
desconheço existir em luthieria industrial, como o inox e outros tipos de aço
de maior resistência e durabilidade. Faço questão de utilizar madeiras
brasileiras, e algumas das que utilizo são de uma virtuose incrível.
Infelizmente são pouco usadas por não terem a mesma coloração das madeiras do
hemisfério norte (maple, basswood), que tomaram conta do mercado nacional e
condicionaram o gosto da maioria dos músicos nacionais já faz um bom tempo.
6-) Tem algum
modelo em especial? O qual você elaborou e teve um apreço maior? Se sim, qual
foi esse modelo?
Eu tenho um grande carinho por todas
as guitarras escultura que fiz, pois cada uma delas passa uma mensagem
diferente. Mas as que dão mais trabalho pra fazer e alcançam um resultado
excepcional sempre marcam mais. Esse é o caso da minha guitarra PHOENIX FLYING
V. Foi muito trabalhoso cortar aquele contorno e fazer aquela arte, mas quando
eu criei aquele desenho no papel, eu não pensei em dificuldades e obstáculos: pensei
apenas no resultado final, e esse resultado superou as minhas expectativas.
7-) Agradecemos sua
presença no Guitar Tech, e para terminar pedimos que deixe uma mensagem aos
seus fãs e leitores do blog. Muito Obrigado!
Gostaria de agradecer aos
organizadores do blog, em especial ao Ramon por ter me dado a oportunidade pra
falar diretamente para os seu leitores. Convido a todos para poderem conhecer o
meu trabalho, tanto pessoalmente em meu atelier em Belo Horizonte, quanto pelo
meu site, que estou trabalhando para cada vez mais melhorá-lo. Acho que todo
músico e compositor busca fazer um contato com essas “dimensões” outras de
realidade que a arte nos faz contatar, e o meu trabalho faz um convite para o
músico se conectar com isso, ir além do standart e padrões de luthieria
industrial, e sentir um pouco de uma energia que ultrapassa os padrões
convencionais que estão muito mais preocupados com escalabilidade do que com
personalidade.
Grande abraço a todos e obrigado
pela atenção!
ROCK!!!
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