8 de abril de 2014

Ton Dias :: A magnífica arte das Guitarras Customizadas

Olá Amigos, Tudo Bem??

Hoje trago à vocês um conteúdo diferente, quero lhes apresentar o trabalho do meu amigo Ton Dias, um luthier com um trabalho no mínimo inusitado, que vai além de construção e reparos em instrumentos standards que tanto conhecemos.


Quando recebi o convite do Ton, para conhecer seu trabalho, fiquei muito honrado de ter sido escolhido pelo próprio Ton para conferir suas obras de arte.

O Ton Dias é um luthier e escultor, que inteligentemente uniu suas duas vias de trabalho, dando origem á um trabalho maravilhoso, único e recheado das mais belas e finas concepções artísticas.

A medida que lia e conhecia sobre seu trabalho, e via os modelos um mais belo que o outro ia me surpreendendo com a qualidade inserida em seus trabalhos, porém não foi realmente isso que me sensibilizou em relação a arte do Ton, e sim suas próprias palavras sobre a definição de sua arte.

"Coloco uma energia muito própria em cada guitarra que construo, para que elas sejam mais do que guitarras standard e sim esculturas em madeiras, para que os músicos que forem seus futuros donos se sintam 'transportados' para uma atmosfera 'interdimensional' ao tocar nelas."

Foi lendo essas palavras, que primeiramente entendi  o amor pela arte e pela música, e também saquei a originalidade e a inteligência dele ao unir ambas artes, e o principal, vi que o objetivo e o sentimento do Ton em relação ao seu trabalho é muito semelhante ao objetivo dos guitarristas, dos compositores em geral ao sentar com seu instrumento para compor algo. É exatamente isso que nós guitarristas tentamos colocar nas músicas que tocamos e fazemos.

Foi aí que senti um diferencial no trabalho desse grande artista, guitarras customizadas já vi muitas por aí, o trabalho de Ton não é novo para mim e sim a concepção e a intenção desse trabalho, isso sim é totalmente novo, achei genial a forma que ele imprime suas particularidades no instrumento, nunca tinha visto algo dessa magnitude, é ousado, é criativo, e inteligente por demais, é profundo, é sagrado... quem entende de arte, de música, de guitarra sabe o que estou falando!

Diante de todos esses fatos, achei que seria necessário nossos leitores conhecer o trabalho de Ton, e essa maneira diferenciada de transformar madeiras em guitarra... indo além disso e sim, transformando madeiras em criatura.... o trabalho desse cara possui vida e personalidade.

Ao Ton, meus agradecimentos pela oportunidade de poder conhecer um trabalho tão fino como esse, coisas assim nos faz crescer bastante como ser humano e artista, só de ler e conhecer sobre seu trabalho, minha sensibilidade em relação a arte e guitarra aumentou muito e isso é realmente muito bom para um profissional...

Leitores... leiam e acessem os links que direcionam aos trabalhos do Ton, conheçam e apreciem esse trabalho sem medidas! o cara é genial!!!






Eu sou Ton Dias, luthier e escultor de Belo Horizonte-MG, Brasil. Apresento a vocês os meus trabalhos de luthieria em fusão com a arte e a escultura em madeira. Guitarras personalizadas totalmente artesanais que são bem mais do que parecem ser.



Essas criações não são meros objetos de decoração. São guitarras personalizadas "de verdade", feitas tomando como referência um alto padrão em todos os sentidos. O principal intuito é garantir longevidade, tocabilidade e som profissional unidos à arte, música e a escultura.



Uma criação diferencial que une arte, música e luthieria merece estruturas também diferenciais, para proporcionarem resultados acima do padrão convencional de guitarras standart:

*Madeiras envelhecidas
*Ferragens customizadas feitas de materiais altamente duradouros (aço inox, que não enferruja nunca, e o aço 12.9 e 8.8, que são infinitamente mais resistentes que ligas metálicas comumente usadas no mercado)


Vejam mais a respeito desse item assistindo os vídeos abaixo:






*Captação de qualidade
*Trastes de aço inox (pelo menos 5 vezes mais resistentes que os melhores trastes niquelados colocados nas melhores guitarras do mercado)

Tudo isso garante longevidade, estrutura impecável e diferenciada para essas guitarras.




Esse é o conceito do meu trabalho:
*Guitarras personalizadas totalmente artesanais de padrão top, somadas a um trabalho minucioso de escultura em madeira, para proporcionar aos músicos algo que vai muito além do que é oferecido pela luthieria convencional e pelos padrões industriais das grandes marcas.

*Ultrapassar e ir além do “standart”, que está muito mais preocupado com escalabilidade e obsolescência planejada do que com personalidade e durabilidade.




Esses objetivos só existem para que o foco primordial seja fazer o músico se sentir “transportado” para uma “outra dimensão” ao tocar nesses instrumentos, e se sentir, também, como criador de uma conexão com “esferas superiores” de realidade!!!



Você encontra informações detalhadas e mais completas sobre os trabalhos, acessando: Guitarras Customizadas



ROCK!!!

Um comentário:

  1. Este trabalho é realmente muito interessante. Verdadeiras obras de arte emguitarras customizadas. Parabéns ao artista.

    ResponderExcluir