29 de agosto de 2014

Review :: Love and Pain - Heitor Mazzotti


Fala Galera!!!! Belezaaaa!!!

Sai do forno o todo muito esperado Love and Pain de Heitor Mazzotti!!! Depois de anos trabalhando nessa obra de arte Heitor nos presenteia com maravilhosos instrumentais!






Iremos inaugurar a sessão de review com esse novo trabalho do Heitor, e é claro que logicamente teremos muitos outros reviews aqui!

Antes de começar a falar desse trabalho vamos voltar um pouco, alguns dias atrás e falar do lançamento desse trabalho com um show maravilhoso na cidade de Piracicaba!

Quarta Feira (27/08) Heitor fez um show de lançamento na Escola de Música Vivace, foi também um show de despedida já que o Heitor está se mudando para Europa, mais precisamente para a Inglaterra!!! Ou seja quem viu esse 'monstro' ao vivo viu!!! quem não viu perdeu uma das melhores performances do guitarrista! É incrível e única a energia que o Heitor consegue estabelecer com a platéia, com uma banda de apoio extremamente competente Heitor executou clássicos da guitarra instrumental e composições próprias com uma qualidade de timbre e execução absurda, a banda toda estava extremamente muito bem posicionada!

Heitor sempre foi conhecido por performances incríveis, porém nessa quarta, embalado por sua despedida e lançamento do CD, deixou todo o público perplexo! a casa estava lotada, não sobrou uma única cadeira vazia e olha que estamos falando de guitarra instrumental, algo que costuma ser mais segregado e até mesmo formal! Heitor foi lá e colocou o rock n roll acima de tudo isso e fez um espetáculo como poucos consegue fazer!

Fica aqui essa despedida desse talento incontestável, o show foi um grande mix de emoções por isso até resolvi começar o review falando disso!Grandes felicidades pela conquista e pelo show do Heitor, uma pequena parcela de tristeza por ver um cara tão especial se despedindo! porém novamente muita felicidade em ver que esse maluco não deixa de buscar novos rumos partindo com tudo para um novo destino na Europa!! que tenha tudo que você merece!!! muito sucesso! um cara como esse tem que estar ao lado dos grandes!!!!

Falando do Love and Pain!!! começando pela capa que vocês podem conferir logo acima! trata-se de uma incrível obra de arte feita por Renato Petean!!! a capa trás uma mistura de imagens de radiografias de uma mão e um tórax! acho que deu para sacar bem legal o significado de "Love and Pain" o trabalho já começa muito bem feito por ai!

Falando mais propriamente das músicas, eu levei um bom tempo para absorver e entender a proposta do Heitor,  já fazem uns quatro dias que estou com algumas cópias aqui comigo e eu só ouço isso no momento! por que não tenho vontade de ouvir outra coisa mesmo! rsrs

Engraçado que enquanto muitos guitarristas tentam se enquadras em gêneros pré estabelecidos, Heitor chega com um trabalho inclassificável, indomável! seria muita restrição dizer que isso é rock, é heavy metal, ou é instrumental, enfim!!! isso que temos em mãos é um composto, são histórias, são obras maravilhosas que transcendem qualquer possível rótulo, é arte de verdade, feita com amor, dor.... coragem e sinceridade!!!

Bom!! vamos lá direto no ponto!!! falando das músicas agora!!!

Hectic Days - Cara se você é cardíaco, ou qualquer coisa relacionada, consulte um médico antes de dar o play nisso aí! Hectic já começa a mil por hora!!! um riff absurdo de guitarra!!! extremamente assustador!!! e é assim que o Heitor abre o Love and Pain, saindo dessa intro cabulosa e animalesca, temos passagens e interludes de guitarra que valorizam a composição até cair em uma calmaria, assim! nem tanto calmaria!!! já que estamos falando de Hectic!!!! temos aqui fraseados mais controlados, onde podemos destacar as belas linhas de batera! e temas de guitarra que são melodicamente bem profundos!!!
Posteriormente vemos Heitor caminhando as harmonias com perfeição, se a harmonia é boa, a melodia segue muito bem lapidada!!!!! Timbre de guitarra fantástico, timbre de verdade, tocabilidade de verdade!!!! estamos falando de um guitarrista que preza pela genuinidade de seus timbres! a composição apesar de ser frenética como o próprio título sugere, não soa em nenhum momento carregada, muito pelo contrário extremamente agradável de se ouvir! caminhando por temas contagiantes e riffs cabulosos até chegar em uma parte onde a música se acalma e somos embalados por uma rítmica bem dançante, diria eu! onde Heitor trás belos arranjos,e mais um tema que depois que você terminar de ouvir você irá lembrar! e assim a música termina de forma suave, totalmente contrária a forma que começou!! Mas realmente é uma composição marcante, de muita personalidade! Seguimos em frente

Stay The Course - Mantenha o Rumo!!!! essa é a segunda faixa!!! na verdade era para ser a "Title Track" desse trabalho!!! começa com um dedilhado que soa muito bem, e até mesmo um pouco sombrio! Posteriormente temos um riff de guitarra muito bem elaborado, e logo entra o primeiro tema! belas execuções e interpretações, riffs muito bem compassados e solos que alternam momentos de agilidade, muita expressão no wah wah e muito feeling, notas perfeitamente encaixadas! Heitor aproveita muito bem os usos de alavanca e bends, a guitarra chora e implra por socorro! Rsrs! trazendo uma interpretação fenomenal e única! e a composição se encerra com passagens bem progressivas e complexas, e como sempre... perfeitamente executadas!

Love and Pain - Chegamos a "Title Track" do CD, Love and Pain! essa música foi composta por Heitor e Netinho baterista da banda Os Incríveis, em termos de arranjo, temas e solos, tudo segue perfeitamente! é uma balada, musicalmente falando temos que ter muita atenção na hora de gravar uma balada, as notas possuem um espaço maior de duração, aparecem mais, logo temos que ser muito cuidadosos para que tudo soe perfeito!
Os temas, as dobras são sempre executados com maestria, bends extremamente afinados, timbres impecáveis, essa música me vem a mente algumas nuances de Jeff Beck, sei lá por que, ao meio dos solos temos uma passagem por arpejos, que é muito bem executada, guitarra com belos timbres e totalmente limpa! soando de forma natural! o tema transmite paz, é possível fechar os olhos e sentir essa suavidade e o tema definitivamente marca esse trampo! Você com certeza irá ficar com essas melodias na cabeça após ouvir essa música!!

Miss You - Cara!!!! essa música é profundamente tocante, começando por um tema maravilhoso, onde a guitarra, canta, chora, ou simplesmente se eleva ao incomunicável, é possível entender que Heitor homenageia alguém muito querido com essa composição, pois foi isso que me remeteu o raciocínio ao estudar essa balada, a emoção aqui é contante, belos temas, belas notas, notas que vivem, notas que realmente mostram que não somos nada diante da grandeza que nos cerca, maravilhoso! realmente essa música é uma das mais lindas que ouvi, solos perfeitos, ótimos usos de harmônicos, interpretações únicas! Até que somos surpreendidos pela bela voz de Wana Narval e no refrão temos Sofia Mazzotti recheando a bela composição atuando nos backing vocals... Sim!!! é a filha do cara em ação, o coro, as vozes, soam perfeitamente, ainda é possível ouvir ao fundo mais linhas de vozes que embalam ainda mais essa intenção tão profunda e tocante! logo os vocais saem de cena e dão exclusividade para um lindo solo de guitarra, e a música se encerra de forma genial! onde a banda para e sobra-se apenas um bend! um último respiro, ou um último adeus... Perfeito!!!

The Unexpected - Essa composição teve participação minha em alguns trechos das harmonias, me lembro alguns anos atrás quando fizemos alguns trabalhos juntos, o Heitor queria fazer um som para tocarmos em um workshop, apresentei certas ideias e ele gostou dessa, então resolvemos trabalhar, até então de forma bem despretensiosa, até que chegou em um belo dia o Heitor disse: "Ai! vou incluir essa música no cd!" Eu fiquei extremamente honrado e ele se encarregou de trazer os toques finais para a música, a intro muito bem feita, com bends absurdamente bem afinados e colocados! O primeiro tema é lindo, chega a ser um hino, um mantra, é muito bem executado, muito bem feito, combinação exata de notas e melodias, o próximo tema  soa mais direto e melódico, por toda a música a questão de bends e interpretação são constantes, até então a música vai caminhando no revesamento dos temas A e B, até chegar o primeiro solo que foi feito pelo guitarrista Fernando Groppo... ótimo solo!! após isso temos o próximo solo, que aí é o Heitor quem faz, dentro do solo percebemos belos motivos de guitarra, ótimo uso do Wah Wah e por trás uma harmonia que soa forte e muito pesada, a música sobe até o máximo nesse momento! até que suavemente volta para o tema A, onde ela se encerra! porém no finalzinho ainda temos alguns fraseados de guitarra, bem discretos, apenas encerrando a composição! Magnifico!

The Juggernaut - Essa é uma composição executada apenas no violão, dedilhados muito legais, que valorizam bem as harmonias, aqui acredito que a execução se torna mais difícil já que temos apenas uma única linha de instrumento que é o violão, logo a composição fica bem explícita, ou seja, tem que soar perfeita e novamente Heitor faz muito bem esse papel! nessa música também temos alguns interludes que nos remetes alguns trechos de alguma época da música clássica, me remete até um determinado compositor que não consigo me lembrar ao certo quem era! depois temos novas passagens com dedilhados! sempre muito bem executadas! e assim a música se encerra!! de forma bem lenta e suave! Vale lembrar que o timbre do violão ficou muito bom e perfeitamente captado.

The Well - Inicia com um riff bem pesado de guitarra! com bons harmônicos! lembrando bem o estilo thrash! o primeiro tema eu gostei muito e acho que soa bem vibrante! no geral, essa música apesar de ser bem pesada soa super bem! ótimos solos, muito boa as harmonias, uma música bem objetiva, alguns temas se repetem ao longo da música, isso faz com que a composição tenha boas sonoridades e boas características.

A Passage Through The Dark - Começa com um dedilhado que já é uma característica do guitarrista, temos de início um tema muito interessante,e assim a musica vai seguindo, até então de forma calma! onde a harmonia vai dando margens para os temas caminharem, temos um solo que é conduzido através de uma harmonia mais forte e pesada, logo mais um dedilhado com uma certa dosagem de drive, voltamos a parte mais pesada! depois interludes de guitarra que chegam a dar inveja nos mais progressivos dos guitarristas, novamente mais um solo, um belo solo por sinal! após isso temos novamente um solo, porém mais tranquilo conduzido por ótimas harmonias!

Tirando o Chão - Última faixa do disco! porém essa faixa tem voz! a letra é muito boa e nos remete a coisas que enfrentamos no dia-a-dia, monstros e deuses que passam por nossos pensamentos, a introdução é bem pesada, os versos são calmos, a voz principal e backing vocals são de Sofia Mazzotti, filha do Heitor, uma bela voz, os timbres femininos tanto em Miss You como aqui soam muito bem, o refrão nos impulsiona a cantar junto, a melodia  ficou realmente muito boa! as linhas de guitarra dão ótimas nuances aos vocais de Sofia! os solos de guitarra também fazem seus papéis, a música soa muito bem!!!

E assim se encerra esse trabalho do Heitor!!! Perfeito, magnífico, tocante, maestral, profundo, tremendo, indomável!!! Não há notas!!! sempre vejo reviews com notas! não gosto disso! música é algo apreciável e não classificável, a intenção dos reviews no Guitar Tech já é uma ideia antiga, estamos inaugurando agora, com esse magnifico trabalho, que não se prende em gêneros que ultrapassa qualquer barreira do que podemos dizer como classificação musical, E é disso que a guitarra nacional precisa! de caras com essa coragem... Heitor faz de Pain and Love um trabalho de valor absurdo! sucessor de Kosmo Dimensio! que também é um trabalho invejável! Assim esse grande guitarrista se despede de terras brasileiras, uma pena, ver um talento tão absurdo como esse indo embora! o cara é essencial para a cultura da guitarra nacional! por outro lado é muito legal vê lo buscando horizontes muito maiores! Pain and Love para mim é absurdamente magnífico, com todas as certezas um dos melhores trabalhos que já ouvi, timbres perfeitos, execuções perfeitas! ótimo em todos os sentidos! Eu fico imensamente honrado de ter uma pequena parcela nesse trabalho! Heitor! você é um dos grandes! o trabalho ficou magnifico! é perfeito! é único... poucos teriam essa capacidade!


Para quem quiser adquirir o CD Love And Pain e outros produtos do Heitor acesse o link:

Um abraço à todos!!! Heitor muita sorte e sucesso! Você é com certeza um cara que tem que figurar entre os maiores!

Ramon Domingos

ROCK!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário