24 de novembro de 2014

Bass Tech :: Tipos de Captação para Contra Baixo


Tipos de Contrabaixo 1 – Captadores.

A primeira pergunta que todo estudante faz é a seguinte: Professor, qual baixo você me indica? Se você já fez essa pergunta para seu professor, para seu amigo, ou para seu colega de algum fórum de contrabaixo não se acanhe! Pois todos nos buscamos referências e dicas, independente do nível de conhecimento.


O ponto principal na hora de comprar um baixo elétrico, seja você iniciante, intermediário ou avançado, é qual som você está procurando no momento. Um fato interessante é que, por mais que você goste de seu instrumento, a grama do vizinho é sempre mais verde! Outro fator é buscar novos timbres para outras ocasiões. Ter um baixo novo nunca é demais! Um amigo meu sempre diz: a quantidade de instrumentos que você precisa é proporcional à soma dos que você já possui com a adição de mais um!

Então vamos lá! Qual tipo de baixo faz o som que eu desejo? A resposta dessa pergunta está ligada a uma série de fatores, porém, o fator que mais influencia é o tipo de captação que baixo possui. A soma de madeira, posição dos captadores, tamanho da escala e uma série de outros fatores também modificam seu som, mas os captadores são basicamente 50% do timbre que você vai tirar de seu instrumento.


Então vamos a resposta para essa questão: Qual tipo de baixo você me indica?
Para entender qual tipo de baixo eu indico, primeiro eu tenho que saber do que você gosta, segue então, uma breve descrição de características do som de cada tipo de captador:


·         Precision

                O Precision é um tipo de captador que possui um tipo de som mais gordo, digamos assim, ele tem como caraterística atingir altos níveis de grave sem embolar o som. Para ter uma ideia melhor do timbre, procure no youtube por  “What’s Going On?” com a linha de baixo de James Jamerson, “The Trooper” do Iron Maiden, e Bass lesson in “A minor” by Jim Stinnett (a que ele toca com um baixo azul). Mesmo com pegadas e estilos diferentes, os três sons têm em comum o grave do precision extremamente definido. Se possível, escute “What’s Going On?” e “The Trooper” com a linha de baixo isolada.




·         Jazz Bass

                O Jazz bass tem um som com médios e agudos mais definidos, sendo captadores muito utilizados para usar a técnica de Slap e harmônicos naturais. Procure no youtube por: “Power” de Marcus Miller, “Limelight” tocada por Geddy Lee e “Amazing Grace” tocada por Victor Wooten. No vídeo da Amazing Grace, o que ele usa um jazz bass geralmente é o primeiro vídeo. É um baixo natural com a madeira da cor bege.
               



·         Humbucker ou Soaph Bar

Esse tipo de captador possui como característica estar no meio termo entre o jazz bass e precision. O humbucker possui duas bobinas, igual o precision, porém, consegue estender a gama de som tanto para os agudos quanto para os graves, mas nunca pense que um humbucker terá um som de jazz e precision, cada um tem um timbre diferente. Procure no youtube por: “Mônica” de Ney Conceição,  “Jerry was a racecar driver” de Primus (Live  MTV Hallowewn Party) e “Symphony of Destruction” do Megadeth, procure pela versão Live Sofia 2010.




·         Music Man

Estes captadores são muito conhecidos por terem uma ótima definição de médio, tanto médio grave quanto médio agudo, porém tem características muito parecidas com o humbucker (afinal ele também tem duas bobinas), hoje em dia, existem captadores Music Man no formato single coil, que seria um “jazz bass da music man”. Fiz questão de colocar a foto de um modelo com um humbucker e um jazz bass da Music Man. Ouça no youtube: “Como tudo deve ser” do Charlie Brown Jr, “Na Moral” do Jota Quest e por “Ernie Ball Music Man Bongo 6 model” Demo by Dave Marks (Digite tudo isso)!

Esses são os tipos mais usados de captadores. Existem outros modelos como combinações de Precision com Jazz Bass, Jazz Bass com Music Man, entre outros. Existem também alguns captadores diferentes como Rickembacker e G&L, para maiores informações, pesquise no youtube por esses modelos.




Para terminar, caso for comprar um baixo novo, pesquise primeiros quais desses sons te agrada mais no momento, baixo certo para música certa não existe. Use o que te agrada mais e ponto, não tente achar o melhor baixo para rock, pra forró ou para o jazz, tanto que você vai achar baixistas de diferentes estilos com os mesmos baixos.


Espero ter ajudado galera! Até a próxima!

Como diz o Ramon: ROCK!  \m/




Um comentário: