15 de novembro de 2015

Entrevista :: Denison Fernandes


Fala Guitar Heroes!!!!


Seguimos com mais uma entrevista muito legal!!! Conversamos com Denison Fernandes um guitarrista muito atuante da cidade de São Paulo, leciona em grandes centros da metrópole, participou de bandas de destaque na cena heavy metal nacional e possui algumas autorias solo.


A conversa foi muito boa, e como todo entrevistado Denison deu bons detalhes de seu início, desafios, primeiros passos como profissional, falou sobre equipamentos, patrocínios, função das novas mídias sociais na divulgação de trabalhos, falou sobre patrocínios, projetos futuros e muito mais!!! Confiram esse belo bate papo logo abaixo... 








1-) Conte um pouco sobre seu inícios e os primeiros desafios da época 

Iniciei os estudos aos 11 anos no violão, aos doze mudei para a guitarra pois nesta época comecei a ouvir muitas bandas de Rock e lembro que a guitarra me chamava muito a atenção, eu ouvia caras como Slash, Van Halen, Satriani, Malmsteen, Marty Friedman, dentre muitos outros excelentes guitarristas, na minha cidade existia um excelente músico chamado Gustavo Assis Brasil que hoje mora nos EUA, tive a oportunidade de iniciar os estudos com ele o que me fez gostar ainda mais do instrumento. Na época eu lembro que a grande dificuldade era adquirir bons equipamentos devido ao elevado preço e também conseguir informação sobre tudo, pois a internet estava apenas no início, dependíamos de livros, VHS e muitos xerox para saber determinado assunto, mas isto de certa forma foi legal, pois incentivava a pessoa a correr atrás de seus objetivos.



2-) O que te motivou a escolher a guitarra como seu instrumento?

Como falei anteriormente o que mais me motivou foi ouvir muito Rock e caras que eram e são ainda ícones da guitarra, os solos, o visual, as inúmeras possibilidades que a guitarra gerava foi o que mais me motivou, além da rebeldia claro!!! rssss.




3-) Em qual momento da sua vida percebeu que a música poderia ser seu meio de sobrevivência? Quais as medidas adotadas para construir um carreira sólida nesse profissão?

Quando terminei o colegial eu já tinha feito uns 6 anos de aulas de guitarra e aquilo era a minha paixão, na minha cabeça eu não poderia seguir um rumo diferente que não fosse a música, porém eu sabia que a minha cidade me limitava em termos profissionais,e no ano de 2000 resolvi que tinha que sair do Rio Grande do Sul e vir para São Paulo estudar com os grandes nomes do instrumento no Brasil e também fazer a minha carreira aqui, tive aulas com Kiko Loureiro, Michel Leme, Ciro Visconti, Lupa Santiago e Márcio Alvez, estes caras são geniais e sou muito grato a cada um deles!!!


4-) Conte um pouco sobre suas influencias no início de sua carreira, e atualmente quais são os músicos que te influenciam?

Bem no início eu ouvia mais bandas de Rock e guitarristas mesmo, bandas como Angra, Metallica, Iron Maiden, Guns n´ Roses, Megadeth e guitarristas solo como Malmsteen, Satriani, Vinnie Moore, Steve Vai, porém aos poucos quando fui evoluindo no instrumento comecei a perceber que era legal também ouvir caras que tocavam piano, violão, violino, etc... Então comecei a pesquisar mais e encontrei instrumentistas que virei fã, como Raphael Rabello, Toquinho, Tom Jobim, John Coltrane, Miles Davis, Herbie Hancock entre outros. Isso me fez ser um cara mais eclético e admirar todos os estilos e instrumentos. Atualmente tenho ouvido Muse, Joe Bonamassa, Adele, Parkway Drive, Kiko Loureiro solo, Kings of Leon, Hans Zimmer e muitos outros. O importante na minha opinião é deixar o preconceito de lado e ouvir a maior variedade de sons possíveis, assim quando você for produzir um som seu, terá um vasto vocabulário musical para demonstrar.




5-) Sobre equipamentos, O que tem usado? (guitas, amps e pedais) Costuma variar os equipamentos de um show para uma gravação?

Tenho usado guitarras da Music Maker, que são as guitarras mais tops do Brasil sem dúvida, timbre e qualidade animal!!! Pedais eu tenho usado da Fire o Ultimate Distortion, o overdrive e o delay, uso também um pedal de afinação e só!!! Ampli uso um Bogner Alchemist para gravar meus vídeos e sons que componho em meu home studio. Quanto a diferença de equipamentos pra show e gravação é algo comum pra mim, pois em shows geralmente a casa me informa o ampli que tem e eu acabo usando, pois assim facilita o transporte do equipamento. Quanto a gravação, geralmente nos estúdios que eu vou existe uma variedade enorme de amplis e microfones, equipamentos estes que eu não poderia ter devido ao enorme valor, então acaba sendo diferente os equipamentos de shows e gravação, as únicas coisas que são comuns entre as duas situações são os pedais, cabos e guitarras, estes sempre levo pra todo lado.



6-) Qual sua preferência, amps valvulados ou transistorizados? Efeitos digitais ou analógicos? Captação passiva ou ativa?

Pra distorção prefiro amplificadores valvulados, para sons limpos eu prefiro que o ampli tenha somente o pré valvulado, quanto aos efeitos de drives eu prefiro os analógicos, mas delay gosto tanto de digital quanto análogo, e reverb sempre gostei dos que vem em amplificadores, os reverbs de mola, já na captação eu prefiro passiva pois dá uma dinâmica que a ativa não consegue, mas pra bases de metal moderno acho que captação ativa vai bem, porém não nos solos, esta regra pra mim vale somente pra bases de guitarras pesadas com afinações baixas!!!





7-) Vemos atualmente os efeitos digitais crescendo bastante, muitos até superando os analógicos, O que pensa disso? Qual sua opinião sobre essas tecnologias daqui algumas décadas?

Eu acho muito legal que a tecnologia evolua e não vejo conflito entre os dois mundos tanto o digital quanto o analógico, pois eu mesmo já gravei músicas em que quadrupliquei as bases sendo duas guitarras em linha com plug-ins e duas microfonadas mesmo!!! Creio que o avanço tecnológico só vem a somar, pena que este avanço faça os produtos analógicos ficarem mais caros, mas acho que seja esta a única desvantagem, e na minha opinião cada um tem a liberdade de escolher o timbre que quiser, seja digital, analógico ou a mistura dos dois!!!




8-) Outro fator muito ocorrente dos anos atuais são as mídias alternativas de divulgação (youtube, redes sociais) De uma certa forma tais fatores democratizaram o acesso a arte e aos veículos de comunicação, porém muita gente parece não saber fazer o uso correto desses meios, na sua opinião qual a melhor forma de um músico profissional se posicionar diante dessas mídias para consolidar seus trabalhos da forma mais profissional possível?

Sim as novas mídias democratizaram bastante a informação e a divulgação da música, o que existe de errado é a quantidade excessiva no Brasil de downloads ilegais, seja de que produto for, sem que o criador de tal produto receba nada em troca, mas isto é uma coisa que só a legislação brasileira poderá mudar, isto eu me refiro a livros, filmes, softwares, etc... Outro problema que vejo também nas redes sociais é a falta de respeito que alguns músicos tem em relação a outros, muitas vezes as pessoas confundem gosto pessoal com profissionalismo, criticam músicos que estão ganhando a vida honestamente porém tocando um estilo que desagrada tais pessoas, não acho isso legal, creio que a união de todos é o que faz o mercado crescer, se mais pessoas estiverem tocando um instrumento melhor pra todos!!!


9-) Algum novo projeto, lançamento ou parceria que gostaria de mencionar?

Sim! Atualmente minha parceria com a Music Maker está rendendo bons frutos, além dos instrumentos estou lecionando no Music Maker estúdio, e lá também tenho feito minhas produções musicais, no fim deste ano os sons do guitarrista Ricardo Fernandes que estou produzindo serão lançados,estamos bem felizes com a sonoridade deste trabalho!!! Outro projeto novo é a revista ao qual fui convidado para ser colunista, é a revista Guitarristas y Bajistas da Argentina que é distribuída na Argentina, Uruguai e Chile, também é um projeto que estou muito feliz em fazer parte, e neste ano lancei um som instrumental novo e pretendo lançar sons desta maneira agora, cada som que componho, produzo e gravo vou lançando individualmente na internet, no máximo de plataformas que conseguir!!! Outra novidade que já está no ar é o lançamento da minha banda de Death Metal " Brand New End ", é um som bem pesado e bem diferente do que eu tenho feito,já está disponível para as pessoas ouvirem no youtube!!!




10-) Sobre a atual relação de apoio e patrocínios entre artistas e empresas de equipamentos musicais, hoje em dia há muitos artistas surgindo e também muitas novas empresas, O que pensa sobre? Na sua opinião qul o melhor posicionamento que o artista deve ter para conseguir boas e respeitosas relações com as empresas?

Acho o surgimento de novas empresas e novos artistas é uma excelente notícia, tudo que vem a somar só dá mais força ao mercado, acho que o relacionamento entre músicos e empresa deve ser cordial e profissional,porém o artista que usar determinada marca, deve ser porque realmente acredita na qualidade do produto e não somente fazer isto buscando alguma mídia, e a empresa deve ter o cuidado de selecionar as pessoas as quais á irão representar através do uso de seus produtos,pois ás vezes nem sempre o mais "famoso" é o que representa a real qualidade do produto da empresa, acho que o marketing deve olhar tanto para o artista grande quanto para o pequeno, e até mesmo para o artista que está começando.




11-) Agradecemos muito sua presença aqui no Guitar Tech e para finalizar gostaríamos que deixasse uma mensagem para seus fãs e leitores do blog! Obrigado!

Eu que agradeço a entrevista e deixo aqui a mensagem aos músicos e leitores em geral para que valorizem a arte,a cultura,isto sim é algo que traz valor em nossas vidas,objetos materiais são legais e precisamos deles para sobreviver, mas o que realmente somos é o conhecimento que adquirimos e a cultura que absorvemos!!! Obrigado e abraço a todos !!!
Abraço



Contatos:

DENISON FERNANDES

Cel (11) 98380-4042
denison.fernandes@gmail.com


ROCK!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário