25 de novembro de 2015

Entrevista :: Eduardo Belloni

Fala aí Pessoal!!! Tudo em cima??

Seguimos com mais uma entrevista com meu amigo Eduardo Belloni, O Eduardo é um dos guitarristas de destaque no interior paulista, lançou esse mês seu disco autoral instrumental intitulado "Back To Beginning" (cujo receberá um review aqui no Guitar Tech em breve!) e logo teve uma resposta muito boa pelos seus seguidores!

No geral a entrevista está muito boa! Com ideias bem legais, nela conversamos sobre a história e carreira de Eduardo, fatos importante e curiosos, conversamos um pouco sobre mercado, ações de divulgação e muito mais!

Confiram abaixo essa entrevista muito legal que fizemos com o Eduardo!







1-) Fale um pouco sobre seu início na música. Quais as dificuldades e os primeiros desafios da época?

Eu comecei a tocar com uns 12 anos porque meu irmão queria tocar violão, então fui na onda também, mas sempre gostei muito de estudar, naquela época a informação era muito escassa, o máximo que existia era revistas com cifras, e só de músicas nacionais, era uma época onde quem tinha uma vídeo aula em VHS não emprestava por nada , o que era ruim na verdade foi o ponto positivo pois todos tinham que tirar de ouvido as músicas que gostavam!


2-) Quais os primeiros guitarristas que te influenciaram?

O primeiro que eu ouvi e achei sensacional foi o Kurt Cobain, depois comecei a gostar muito do Tommy Iommi e os guitarristas do Dio e do Ozzy, nunca fui muito fã desse onda Guitar Hero caras como Joe Satriani ou Steve Vai , apesar de achar sensacional, eu gostava dos caras que faziam Riffs matadores como Dimebag Darrel , mas as bandas como Led Zeppelin, Queen, Pink Floyd sempre foram muito presentes no meu walkman! hehe.




3-) O que te levou a escolher tocar guitarra e não outro instrumento?

Na verdade eu só toquei guitarra porque meu irmão ia tocar violão então não quis copiar ele, mas na primeira aula eu quase  mudei pra tocar baixo, achava demais o instrumento, mas no final me encontrei com a guitarra mesmo!



4-) Em qual momento de sua carreira percebeu que a música seria seu meio de sobrevivência? Quais foram as medidas adotadas para caminhar para um bom profissionalismo?

Quando eu fiz 15 anos meu pai não queria mais pagar aulas pra mim , porque ele achava que eu não precisava já que tirava as músicas de “ouvido”, mesmo insistindo ele não queria. Nessa época eu tinha uma banda e quando fomos pra um estúdio gravar, o dono do estúdio me perguntou com quem eu fazia aula, e eu disse que não fazia porque meu pai não queria pagar, então ele me deu uma solução, disse pra eu dar aulas e com o dinheiro poderia fazer aulas também. Resolvi arriscar e deu super certo, como tinha que dar aulas isso me forçou a estudar muito mais e já saber ganhar algum dinheiro com música, voltei a fazer aulas e logo em seguida e quando tinha 17 anos entrei no curso de Violão Erudito no Conservatório de Tatuí, o que foi uma experiência sensacional, toquei em vários lugares com a Orquestra de Violões que era formada por alunos e professores,  uns dois anos depois estava estudando guitarra lá também! O erudito me ensinou muito, principalmente no respeito com a música com o som e interpretação! Agradeço muito todos os professores que tive.


5-)Algum lançamento ou nova parceria que gostaria de mencionar?
Gravei esse ano o meu primeiro disco solo intitulado “Back to the Beginning”, que foi lançado esse mês de novembro, está sendo uma experiência incrível expor a minha música e saber que as pessoas tem gostado!




6-) Na sua opinião qual fator é indispensável para se tornar m bom músico?
Acredito muito que antes de ser um bom músico devemos ser boas pessoas, aprender a conviver e respeitar a opinião do próximo. Conheci muitos músicos bons que ninguém chama porque tem um temperamento difícil, ou não chega no horário  e isso é triste , mas é o começo de tudo!
Na parte prática eu acredito que o músico tem que estudar muito e ouvir o dobro!! Não pode ter a cabeça fechada, cada música tem a sua beleza!! Aulas são fundamentais, mas o músico precisa de palco, de prática, de tomar os tombos e não desistir!!


7-) Qual seu melhor momento atuando como músico profissional, e qual o mais desafiante?
Acho que o melhor momento pra mim foi o show de  lançamento do meu disco, poder me expressar por completo na minha música, adoro tocar com muita que gente , mas o fato de você apresentar a sua música te dá uma certeza de que você está sendo honesto com você, sua música é exatamente o que você gostaria de dizer à todos!!!
O momento mais desafiante foi dividir o palco com o Guinga, pra mim ele é o máximo, tudo na música dele é lindo!! Isso foi a 10 anos atrás e foi um momento super marcante pra mim, improvisar sobre as harmonias complexas dele é um estudo a parte!!




8-) Atualmente, quais são os músicos que te influenciam?
Eu ouço muito os antigos como Coltrane, Bill Evans , Sonny Stitt,  Miles , Sonny Rollins, essa lista é bem grande. Mas atualmente caras como Gerald Clayton, Shai Maestro, Avishai Cohen, Kendrick Scott, e os guitarristas da nova geração como Kurt Rosenwinkell, Jonathan Kreisberg, Mike Moreno, Gilad Hekselman, Matt Stevens fazem a minha cabeça, mas esses são só alguns nomes, essa lista é sempre gigante, pois gosto de muitos estilos então chega um momento em que você não consegue listar todos sem esquecer de algum!







9-) Altamente em foco os acordos de endorsement, tem se feito muito presente na vida de muitos artistas independentes, há uma facilidade muito grande em gravar e divulgar um trabalho, dessa forma também surge um número maior de artistas e empresas do ramo musical, na sua opinião qual o melhor posicionamento que um artista deve adotar para selar parcerias satisfatórias para sua carreira?

Acho que esse é um assunto bem cuidadoso pois existe uma parcela de músicos que se preocupam muito com o business mas deixam de lado o essencial, e olham pra música como um “mercado de trabalho”. Sinceramente acredito que música tem que ser feito com amor a arte acima de tudo, o endorsement é reflexo de um trabalho bem feito, cada empresa trabalha de uma forma, assim como cada músico também, mas o fator comum é que quem ama arte, faz música com amor e não como business. Justamente por vivermos em uma sociedade super consumista, a falsa impressão que temos é que uma marca pode alavancar sua carreira, quando na verdade isso tem que ser uma troca, você também tem que oferecer algo muito sólido pra essa marca!
Hoje em dia o cenário mudou muito, assim como em todos os ramos, então temos um novo nicho que é esse do  expositor de produtos,  acho que se o músico trabalha duro na sua música e se esforça pra ela ser ouvida, com certeza terá reconhecimento por isso!!


10-) As redes sociais também trabalham lado à lado com o cotidiano de qualquer profissional de diferentes ramos, na música não se faz diferente, muitos artistas usam as redes sociais para divulgar seus trabalhos, porém muita gente por falta de conhecimento acabam cometendo graves erros na divulgação de seus materiais. Em suas considerações, como que devemos usufruir dessas novas tecnologias em nosso trabalho?
Acho que o erro é parte do acerto, se você analisar a maioria que erra, erra, tentando acertar, cada um tem a sua própria música e cria seu próprio público, acho super legal esse tipo de divulgação e grande parte do público atual está nele! Na minha opinião acho meio brega quando o músico publica algo prometendo mudar sua vida, algo do tipo “ Desenvolva sua técnica em 2 semanas” , mas como disse ele também está tentando acertar , é parte do processo! Sempre existirão bons e maus profissionais, esse  “profissionalismo” demais com a arte do site ou a pagina do facebook é meio bobo, no final o que importa é a música , sempre foi e sempre vai ser assim!



11-) Agradecemos muito sua presença aqui no blog, e para encerrar gostaríamos que deixasse uma mensagem para seus fãs e seguidores do blog! Muito Obrigado!


Muito feliz em poder contribuir pro blog , iniciativas assim realmente fazem a diferença!!
Se eu pudesse deixar uma mensagem pra todos seria:
Não se ocupem com o sucesso dos outros, tentando copiar passos de outras pessoas, cada um tem o seu caminho e sua história! Trabalhe duro e não desista nunca!!! Música é arte e cada um tem a sua!!

Um grande abraço à todos!!

http://www.eduardobelloni.com/

ROCK!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário