13 de dezembro de 2015

Entrevista :: Larissa Basílio

Fala Moçada do Guitar Tech??

Como vão todos vocês??

Seguimos com mais uma entrevista!!!! E hoje temos lari Basílio! Uma das guitarristas de maior destaque no meio musical nos últimos anos!

Nesse entrevista ela conta sobre sua carreira, equipamento, endorsement, posicionamento de carreira e muita coisa boa para seus fãs e leitores do blog!

Não percam essa entrevista que realmente ficou show de bola! Agradecemos muito a Larissa, pela atenção com o Guitar Tech!!!! Valeeeeuu!!!






1-) Conte um pouco sobre seu início na guitarra. Quais os primeiros desafios que teve que enfrentar?

Foi  meu pai quem me ensinou as primeiras notinhas no violão, acho que eu tinha uns 8 anos. Nessa altura, eu já estudava música há um tempinho. Comecei estudando órgão e só depois de muito tempo fui ter aula de guitarra mesmo. Um dos principais desafios era a dificuldade de acesso à conteúdos como vídeo aulas, por exemplo. Ficava horas para baixar um vídeo legal sobre guitarra. Não tinha nem YouTube quando comecei (risos).


2-) Na época quais os músicos que te influenciaram a escolher a guitarra?

Meu pai, além de cantar, sempre tocou violão, então ele é minha princial influência musical em geral. Os primeiros guitarristas que ouvir e me fizeram ter muita vontade de tocar foram Andy Timmons, Juninho Afram e Edu Ardanuy.



3-) Em qual momento de sua vida viu que a música seria seu meio de sobrevivência? Quais foram as medidas adotadas para construir uma carreira sólida?

Eu sempre quis viver da música, porém, não sabia como isso iria acontecer. Paralelamente aos meus estudos musicais, eu passei por todas as etapas estudantis da vida, me formei e sou advogada. Exerci por pouquíssimo tempo, até que não consegui conciliar mais, pois as atividades na música estavam tomando todo o meu tempo. Era realmente o que eu queria! Tudo aconteceu de forma muito natural, porém eu tive que trabalhar e fazer por onde. A gente sempre precisa plantar para poder colher. Dei os primeiros passos sempre estudando, me dedicando no dia-a-dia, gravando meu primeiro EP, investindo meu tempo e dinheiro nisso. As oportunidades surgiram e graças Deus pude aproveitá-las.




4-) Na sua opinião. O que é indispensável para se tornar um bom músico?

Acredito que ser um bom músico não é apenas tocar bem, dominar as técnicas, compor e gravar discos. Caráter e profissionalismo são tão importante quanto! Ouvi o Andy Timmons dizer que um bom músico não é aquele que é bom apenas nas 2 horas em que está no palco, mas sim aquele que também é bom durante as outras 22 horas do dia. Isso resume bem.


5-) Falando sobre equipamentos, o que tem usado? (guitarras, amp e pedais) Costuma variar muito de uma situação de estúdio para outra ao vivo?

De vez em quando mudo alguma coisa no meu set de pedais de acordo com a necessidade, mas costumo montar um principal e fazer tudo com ele, tanto gravações como ao vivo. Atualmente tenho usado Guitarra Suhr Classic T Antique e Gibson Les Paul Studio, ambas com cordas NIG 010. Minha distorção principal é o Power Distortion da linha pocket da NIG Music. Ainda uso o AS-1, Detune Chorus e o Black Booster (todos da NIG).  Delay e Reverb, tenho usado o TimeLine e o Blue Sky da Strymon, respectivamente. Tem também no meu set atual, o Makkina, da Sam Tone Effects. É um overdrive que tenho curtido muito! Todos os meus pedais são ligados com cabos MojoPath da Tecniforte e ligados na fonte da Nig Music.



6-) Qual sua preferência? Captação ativa ou passiva, efeitos digitais ou analógicos?

Captação passiva. Os efeitos depende. Tenho dos 2 tipos e gosto deles de diferentse maneiras (risos).


7-) Altamente em foco os acordos de endorsement, tem se feito muito presente na vida de muitos artistas independentes, há uma facilidade muito grande em gravar e divulgar um trabalho, dessa forma também surge um número maior de artistas e empresas do ramo musical, na sua opinião qual o melhor posicionamento que um artista deve adotar para selar parcerias satisfatórias para sua carreira?

O POSICIONAMENTO do artista de fato, é uma das coisas cruciais para se ter uma parceria satisfatória. Tudo deve ser visto como uma via de mão dupla, ou seja, se traz benefícios para a marca expor seus produtos usando a imagem do artista, também deve existir benefícios ao artista com tal exposição. Portanto o artista deve avaliar muito bem cada proposta antes de tomar uma decisão. O músico não deve se iludir! É muito legal ter uma parceria, mas ela precisa ser efetivamente séria e trazer resultados para ambos os lados. Ser endorsee, apenas pelo título, não muda a vida de ninguém. Além disso, não é apenas a parceria que pode fazer a carreira do músico alavancar. Dependendo do caso, pode até ter o efeito contrário, por isso é muito importante avaliar tudo antes. Faça um bom trabalho sempre. Seja profissional! E com certeza as marcas que também trabalham sério, te procurarão com propostas sérias!
Não é apenas a marca que deve avaliar os artistas que seleciona para fazer parte do seu casting, mas é dever do artista também avaliar friamente a empresa, sua reputação e o tratamento que esta desempenha com os demais endorsers.
Ainda temos muito a aprender nessa questão, mas creio que se cada um tiver consciência da valorização da classe, com certeza viveremos dias melhores.




8-) As redes sociais também trabalham lado à lado com o cotidiano de qualquer profissional de diferentes ramos, na música não se faz diferente, muitos artistas usam as redes sociais para divulgar seus trabalhos, porém muita gente por falta de conhecimento acabam cometendo graves erros na divulgação de seus materiais. Em suas considerações, como que devemos usufruir dessas novas tecnologias em nosso trabalho? 

A internet é excelente para divulgar nossos trabalhos. Hoje qualquer pode ver e ser visto pelo mundo inteiro. Como artista, temos que nos que nos preocupar com a qualidade de todo material. O visual é tudo hoje em dia! Em resumo, temos que usar a tecnologia de forma consciente, objetiva e com qualidade. Você é visto da forma com que você apresenta seu trabalho e sua imagem.




9-) Alguma nova parceria, lançamento ou novo projeto que gostaria de mencionar?

Lancei recentemente meu novo CD e DVD: The Sound Of My Room. Contei com participações especiais de Jean Carllos (Oficina G3) e Andre Nieri. São 10 músicas de minha autoria e o DVD ainda possui um mini documentário com todos os participantes, cenas dos bastidores e muito mais! Para quem tiver interesse, todos os meus produtos estão a venda na minha loja online: www.newwalkproducoes.com.br/loja.
Sobre novas parceiras, acho que teremos novidades logo mais, aguardem! (risos)


10-) Você passou a ter destaque no meio guitarrístico nacional, após vencer um concurso de guitarra promovido por uma das empresas do ramo. Qual a importância desse fato na sua carreira? O que mudou na sua rotina após esse concurso? E qual a relevância que um concurso desse pode ter na carreira de um músico?

O concurso foi bacana pra mim pois eu tive a oportunidade de expandir meu público. Logo que o concurso surgiu, meu primeiro EP estava pronto e prestes a ser lançado. Creio que se eu não tivesse esse trabalho autoral para dar continuidade, talvez seria algo momentaneo. O concurso ajuda, porém, mais uma vez, tudo vai muito do seu esforço pessoal e do quanto você se dedica para atingir os objetivos. Na minha vida, sempre me esforcei, mas creio, sobretudo que Deus tem um plano maior. Isso não exclui a nossa obrigação de lutar. Concursos, apoios, endorsements são legais, mas não vão te levar a lugar nenhum se você não andar com as próprias pernas (risos).




11-)Agradecemos muito sua presença aqui no blog, e para encerrar gostaríamos que deixasse uma mensagem para seus fãs e seguidores do blog! Muito Obrigado!

Eu agradeço muito o convite, adorei o bate-papo! Obrigada a todos que acompanham meu trabalho! E pra você que ainda não me conhecia, acesse meu site e saiba mais sobre minha música: www.laribasilio.com
Deus abençoe vocês!
Grande abraço!

Lari Basilio



ROCK!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário