15 de dezembro de 2015

Review :: Eduardo Belloni - Back To The Beginning


Fala Moçada Bonita do Guitar Tech!!!!!!

Aproveitando os últimos suspiros de 2015 para trazer um review pra vocês.... Vamos analisar o recente lançamento do meu amigo Eduardo Belloni.

Back To Beginning é um álbum voltado para o jazz e música brasileira lançado pelo guitarrista no segundo semestre desse ano! Já ouvi o álbum inteiro e posso dizer que Belloni trás em suas veias musicais influencias ricas, melodias que soam livres e nenhum interesse em se restringir a um único gênero musical!

No Guitar Tech, os reviews que faço são da seguinte maneira, eu apenas dou o play, escuto o som e vou comentado!!! Então assim vamos!!!! Embarcaremos nessa viagem proposta pelo Eduardo!!! Vejo vocês no fim do caminho! rs...






1-) Dance of The Skulls: Faixa de abertura do Cd....Começamos com algumas linhas de percussão... muito bem captadas, logo temos as guitarras de Eduardo, temos um princípio de música brasileira, lembrando grandes mestres, logo o primeiro tema, que realmente é muito bom, bem executado e de muito bom gosto, nos dá prazer em ouvir, as linhas de bateria são bem suaves e condizem muito bem com a proposta do tema, temas suaves, tranquilos, vemos que os executantes explorar bem as sonoridades entre as notas, os improvisos enriquecem a música, os mesmos são sempre muito bem executados, logo temos o primeiro solo de guitarra, vemos um timbre de guitarra bem limpo e cristalino, belas sonoridades na guitarra, ótimas melodias, os timbres dos instrumentos são muito fiéis, há de se destacar a captação e a mix, para encerrar voltamos no tema, e o vemos ser conduzido por guitarra e sax, uma combinação muito comum no jazz e fusion! Algumas alternâncias nos temas dão um detalhe importante para a música, vemos que a composição é bem diversificada, bem ampla, riquíssima em elementos, vemos que o compositor não fica preso em uma única ideia, é possível destacar que os arranjos musicais vem de diferentes fontes, vemos que Eduardo domina com total seguranças diversos conceitos musicais... vamos para a próxima.

2-) Back To Beginning: Estaremos analisando então a faixa título do álbum! Essa começa com o baixo e a bateria, boas harmonias no piano e o tema conduzido pelas guitarras de Belloni, no tema vejo influencias da música brasileira contemporânea! Temos o sax em algumas linhas acompanhando o tema, belo tema, bem dançante e expressivo, as linhas músicas de Eduardo se mostram sempre agradáveis de se ouvir, são músicas que interagem com nosso ouvido! Um belo improviso no piano, o caminho traçado entre o jazz e a mpb pelos músicos nesse trabalho é bem nítido e muito bem cadenciado, vejo que essa música trás ótimos elementos de música brasileira, principalmente na composição rítmica, agora temos o improviso de guitarra, pelo som, Eduardo usa uma semi acústica prefere timbres limpos, vemos um pouco de reverb, mas sempre com o timbre muito fiel ao instrumento é possível fechar os olhos e ter a sensação de sentir os caras tocando ao vivo, novamente destaco o trabalho de captação, muito bom! Mais um tema! Novamente com boas características das culturas musicais brasileiras.

3-) Three Lagoons: Ok! Já estamos na terceira música, geralmente na terceira faixa a gente começa a entender de forma definitiva a proposta do compositor! Nesse som temos um tema que reflete algumas influencias clássicas do jazz americano, boas conduções rítmicas que permitem aos interpretes trabalharem boas melodias, podemos destacar também que os temas e as passagens nas composições de Eduardo são bem originais, vemos que ele apresenta inúmeras ideias novas em uma única música, isso de fato é muito agradável aos nossos ouvidos, seus ditados melódicos nos improvisos são ricos, gostei muito das improvisações do Eduardo! Logo o piano toma as linhas nos improvisos, muito legal, muito bom! podemos ver nitidamente a expressão musical do executante nota a nota!!!! tudo muito bem captado! As músicas e as interpretações soam bem naturais, os profissionais envolvidos nesse trabalho são de altíssimo nível! Todos os instrumentos soam perfeitos e trazem ótimas execuções, logo após a improvisação, Eduardo chama um "riff" poderia eu usar essa expressão? Rs... É que me soou tão Heavy Metal essa passagem? Hahaha... com tal parte eles finalizam a música de um forma bem diferente da até então condução proposta por esse som... muito bom!

4-) Berceuse for a Son of Drum: Nessa introdução no piano temos um clima até então diferente, um tema mais melancólico... alteração de fraseados e nuances propostos por Eduardo em seus temas é muito interessante! Assim segue-se os temas, vemos influencias mais regionalistas nessa composição, todas as músicas possuem uma característica e um charme em especial! Muito Bom! Posso destacar que as melodias de Belloni e seus companheiros são sempre muito boas, são facilmente cantáveis! Ótima proposta de trabalho, bons improvisos no piano, conduções muito claras na baterias, timbres e captações de bateria também são destacáveis... incrível trabalho!!!! As improvisações são muito boas, vemos uma boa passagem entre piano, sax e guitarra.. vemos que cada músico conseguiu colocar com muita clareza suas intenções musicais, também destaco que o produtor foi inteligente e soube entender a proposta de cada um, registrando o melhor de cada músico! novamente... que trabalho incrível! Os timbres de guitarra são perfeitos para a dinâmica do gênero musical, ótimo!!

5-) Cotopaxi: Sonoridades mais fusion! Lembra um pouco Chick Corea, Frank Gambale! Ótimos temas, temas mais virtuosos, porém perfeitamente executados... Incrível dinâmica entre sax e guitarra! Incrível como cada música te leva para um lado diferente.... Nos improvisos de Eduardo vemos que aqui ele trás um som menos limpo que os outros, levemente saturado, pouquíssima coisa, mas é notável a diferença nas suas interpretações, vemos que o guitarrista consegue soar muito bem e de forma muito natural em todas as propostas, vocabulário musical muito rico! Essa música é uma viagem total, novamente algumas conduções na bateria me impressionam, timbres claros, nítidos!! Improviso de sax, musicalidade absurda!!! Melodias muito marcantes! voltamos ao Tema, vemos que é uma característica marcante na música de Eduardo... porém ele é um cara muito inteligente, quando volta no tema, vemos que ele tem outras cartas na manga, nos dá uma outra sensação, parece que Eduardo pode prever como seria a reação das pessoas ao ouvir seu trabalho! Você é genial cara!

6-) Cinema: Bom!!! Vale destacar que essa música começa com um charme especial! A introdução nos remete á um jazz da década de 30! Interessante como as equalizações e as jogadas de efeitos nos levam a essa época dos filmes clássicos americanos! Ótima proposta! Improviso no baixo... que timbre!!! Que captação! Tudo muito incrível e qualidade absurda! Improvisação na guitarra... mudança na condução de bateria! Belas harmonias! Timbre bem limpo, tudo muito bem definido.

7-) In My Opinion: Guitarra fazendo alguns fraseados bem característicos! Um belo tema, destacaria aqui boas referências de música brasileira! Sonoridades latinas! Cara!! que música incrível!! Soa muito agradável! é legal.. é interessante como a riqueza nas músicas de Eduardo nos trás diversas referências e sonoridades! Temas incríveis, expressão musical sempre em primeiro plano! Impro na guitarra!!! Eduardo é um cara que não tem receio em ousar... é um músico que não se preocupa muito com essa ideia de rótulo musical... o cara faz música e ponto! Incrível sua espontaneidade e criatividade!!! As passagens desse som são muito dançantes e boas de se ouvir! Vemos que Eduardo é um músico muito talentoso, muito inteligente que soube beber das melhores fontes, e o melhor... soube aproveitar de forma muito efetiva de tais fontes!

8-) Country: A última música!!! Uma pena!!!! rs.... Vamos ver o que ela nos trás de bom! Boas harmonias! Algo mais suave nessa parte! Um tema agradável... que nos faz tentar adivinhar as próximas notas! Rsrs.. Um som com uma sonoridade mais balada!!! Nos remete algumas jazz ballads que ouvimos e conhecemos de acordo com as fases jazzisticas que temos! Belo improviso no baixo, condução da bateria muito boa, novamente nos dá a impressão que os caras estão aqui tocando na minha frente! Tudo extremamente bem feito! Improvisos de Eduardo agora.... muito bem executado, belos timbres de guitarra novamente! Um belo solo... Vemos que nessa parte a guitarra se destaca.. e faz ótimas conduções melódicas!!! Tudo muito bem feito! Enfatizo novamente!! Que trabalho magnífico!!! E assim se encerra o trabalho desse grande compositor!!!! Incrível!!!! Perfeito!!!

Trazendo nossas considerações finais o Eduardo é mais um daqueles músicos que nos provam que música boa não depende de espaço, lugar e época, ela simplesmente acontece pelo bom gosto de seu compositor! Não tenho palavras para definir o quão é rica a música de Eduardo! Não tenho palavras para classificar o quão é diverso e amplo seu conhecimento musical... Vemos aqui talvez um resumo, um acervo de ideias que Eduardo construiu com muitos anos de estudo! Temos fortes influencias de jazz e de música brasileira, mas também vemos fusion, música latina, e muito mais... Vemos em Eduardo um cara muito atualizado... trazendo influencias muito fortes do jazz contemporâneo e assim construindo suas características musicais, é um grande trabalho, é um trabalho a nível dos mais refinados que poderíamos ter... Destaco novamente as captações, soam perfeitas, vemos que o produtor conseguiu com muita maestria captar as melhores sonoridades e características de cada músico, isso é realmente incrível... um trabalho mundo bem feito! Destaco a preocupação de Eduardo em tudo soar com extrema qualidade e em trazer aos nossos ouvidos melodias muito agradáveis e músicas sempre muito diversificadas, é muito legal como cada música tem o poder de te levar para sensações distintas! Que belo trabalho, sem falar que o Eduardo escolheu com muita maestria os melhores músicos que poderiam ser escolhidos para esse trabalho! Ficam aqui meus parabéns á todos envolvidos nesse trabalho e em especial ao meu amigo Eduardo Belloni que foi quem conduziu tudo isso! A música instrumental precisa de caras assim como você, versáteis, inteligentes, ousados, indefiníveis! Incrível! parabéns!!!! Muita sorte na sua jornada e que você continue sempre nos presenteando com trabalhos do mais alto gabarito!!!


Vocês podem conhecer mais sobre o trabalho do Eduardo nos seguintes links:

www.eduardobelloni.com
youtube.com/eduardobelloni

Nenhum comentário:

Postar um comentário