25 de dezembro de 2015

Papo no Backstage :: A Necessidade de Aprender e o Interesse em Aprender!

Olá Pessoas!! Como vão todos vocês?

Bom... Estou de férias... então nem sei que dia é hoje... me parece que estamos nas festividades de final de ano né! Rs.. Mesmo em férias minha cabeça as vezes cheia de coisas ou pensamentos doidos continua em atividade... com ideias intrépidas, malucas, criativas, algumas coisas boas e outras não! Enfim.. de alguma forma é importante manter seu raciocínio ativo!

Aproveito minhas férias para esquizofrenicamente me trancar no quarto e estudar! Talvez tirar o prejuízo de um ano cheio de compromissos e pouco tempo para dedicar aos estudos!



Com o passar dos anos percebi que o melhor recurso e o grande ganho dessa vida é ter a oportunidade de estudar! Isso faz bem! Te faz maior! A inteligencia humana é algo elástico... é se movimentando que se expande! Quando eu descobri isso eu achei muito curioso!



Bom... Não posso negar que a música me trouxe um posicionamento extremamente efetivo no quesito estudo e evolução intelecto criativa.

O fato de você estudar música (ou algum outro assunto!) te permite enxergar tudo muito além do que é!

Podemos até fazer uma relação muito maluca entre inteligencia e criatividade! Em que ponto que você está sendo criativo? Onde você está agindo pela inteligencia? Como definir ambos? E o mais importante... Como um se relaciona com o outro.

Eu sou aquele tipo de pessoa que enxerga música em tudo! No trânsito, nas imagens, nas pessoas, nas cores, na natureza, nas situações mais inusitadas possíveis!

Em eras escolares eu era aquele cara que estudava pela obrigação! E nem sempre isso se tornava um estudo efetivo! Meu pai pagava meu colégio, eu precisava de boas notas e meus professores me cobravam isso! Tive professores que queriam me fazer estudar pelo medo, ameaça ou obrigação! Isso me distanciava do aprendizado!

Mas eu tive dois professores, um no âmbito musical e outro do meio escolar regular que me fizeram pensar sobre o ato de estudar... E onde eu poderia chegar com isso!

Quando comecei a estudar música... meu modo de vida mudou radicalmente! A importância que eu dava para o aprendizado era outra! Eu vi que poderia chegar a qualquer lugar com isso!

É importante refletir se você esta se obrigando à algo... ou você está fazendo isso pelo mais puro tesão! Você deve achar algo na vida que te faria desistir de tudo e ir atrás disso! Você deve encontrar algo na sua vida que mude de uma forma positiva seu modo de agir ou pensar! Eu vi essa grande metamorfose acontecer em minha vida quando comecei a lidar com música!

A música me cobrou algo! Me cobrou um posicionamento em relação a vida! Parece que ela me provocava (até hoje é assim!) parece que ela me cobrava... então mudei minha vida! Senti que eu poderia mais! Senti que eu deveria mais! Então comecei a estudar pelo prazer! Então pela primeira vez na vida eu estudei.... Do resto eu apenas me obrigava a entender algumas coisas para simplesmente passar de ano! Isso gera um aprendizado fraco e falho... como consequência um profissional falho, uma pessoa falha ou fraca! Faço da música hoje minha principal atividade profissional, moral, intelectual e social! Assinei um 'contrato' com a música no qual para eu ser melhor eu tenho que estudar! Então me cobro! Me sinto mal quando não estudo... Sinto que a música olha para mim e diz... Alguém aqui está em débito! Rs... Pode parecer loucura, ou até mesmo algo que você se obriga a fazer! Mas não... você se cobra pelo prazer em ser melhor.. a cada dia! Se somos abençoados diariamente com um novo sol.. por que não ser melhor dia pós dia! É legal trabalhar assim.. é legal ter esse compromisso consigo mesmo! Você se torna um profissional mais preparado, mais seguro... resolve situações da maneira mais prática, aprende a respeitar e ser leal em seu meio profissional, aprender a honrar compromissos e horários! O estudo edifica o ser... não há como negar!

Não sei! Já ouvi de pessoas que sou alguém perfeccionista, metódico, sistemático e exigente... encaro tudo isso como grandes elogios, pois foi isso que sempre quis ser, foi isso que procurei e estou feliz em estar no caminho certo! Por que não pensar em ser melhor a cada dia! Por que não pensar em fazer uma atividade que você está acostumado a fazer e que faz isso tão bem e automaticamente de forma melhor... Por que não fazer do bom o ótimo.. o ótimo do melhor, do melhor o excelente e do excelente o seu padrão de excelência!? Entendem? Logicamente você será conceituado de uma outra forma!

Por que não se contentar? Nunca estagnar? Por que querer sempre sair da zona de conforto e até mesmo melhorar aquilo que as pessoas falam que você já realiza tal função com excelência?

Por que você pode se diferenciar... estar em meio melhores.. se exigir mais e logicamente aprender mais e estar em constante evolução!

Sempre vi grandes mestres inquietos! Sempre incomodados, pensando na evolução... nunca contentes! Algumas vezes os via emburrados, putos com a vida! Andando de cabeça baixa! Talvez pensando em alguma situação incomoda... Mas sempre ativos.. buscando melhores resultados!

Não podemos se contentar... a vida é muito boa e longa para você cair no tédio de estar sempre fazendo a mesma coisa! Detesto estar sempre fazendo a mesma coisa... detesto coisas automáticas!

O estudo te permite uma visão mais ampla... te permite enxergar meses e anos na frente! Em termos de economia, sociedade e política é possível traçar um esboço do que estará acontecendo daqui há três meses... Uma prévia... Continuaremos ferrados!!! para daqui há três anos?? Ora!!! as coisas possivelmente estarão se ajeitando!

É importante sermos flexíveis! Não é por que estamos em uma profissão... que vamos apenas nos limitar à ela! Por fim tudo é vida! Tudo é aprendizado... e o conhecimento é o remédio da vida... nas suas relações com as pessoas, nos lugares que você frequenta, suas viagens tudo é uma grande oportunidade para estar ampliando sua capacidade de raciocínio, ativando sua criatividade, fugindo do processo em série... para se tornar único apenas temos que olhar de forma singular para tudo que temos na vida, é possível estabelecer critérios extremamente criativos nas coisas mais simples que vemos, aliás aí pode estar o fruto de algumas genialidades.

Difícil definir criatividade e inteligência... Teria sido Hendrix inteligente ou criativo ao mudar o rumo da guitarra? Ou até mesmo ingênuo por não se adaptar em certas regras musicais e criar as suas... ou gênio pelo mesmo fato!

Oras... Eu considero Hendrix algo grandioso! O maior de todos eles... sem sombra de dúvida!

Dom?? Não acredito no dom... acredito em sacrifício, soar a camisa, se doar, construir algo! Enfim!!! Se dissermos que os grandes nomes são o que são pois tem algum tipo de dom, na verdade você está os ofendendo... São grandes pois continuam se achando pequeno, eles se incomodam, eles sentem a necessidade de ir além!

E isso resume muita coisa... como lidar com a criatividade e inteligencia!? Vejo que esse é o casamento mais perfeito, e ambos fatores são importantes para o desenvolvimento do ser humano... talvez a inteligencia esteja resumida a entender diversos fatores, e a criatividade e fazer arte com isso!



ROCK!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário