25 de janeiro de 2016

Papo no Backstage :: Consolidando os Fatores Criativos com os Estudos Teóricos e Práticos


Fala Pessoal do Guitar Tech!!! Tudo Bem com vocês??

Vamos para mais um papo no backstage, é sempre muito legal poder dividir algumas ideias com vocês, fico feliz que muitos estão acompanhando o blog e participando dessa nova coluna "Papo no Backstage" Onde o intuito é traçar um panorama sobre vários assuntos legais relacionados com arte, cultura, música, filosofia, economia, política, religião... enfim!!! alguns temas que gosto de discutir!!! Sempre bom levar um papo saudável como todos vocês!

O papo de hoje é sobre um tema um pouco delicado diria eu, mas é algo que acontece e as vezes não nos damos conta disso e os prejuízos a médio e longo prazo podem ser grandes!

A ideia central é entender a o papel do estudo, desenvolvimento teórico na criação, composição e criatividade...





As vezes pode parecer loucura, mas o estudo pode afunilar seu desenvolvimento criativo! É importante estar atento à isso!

Não estou aqui dizendo que não devemos estudar! Jamais!!! Sou um cara extremamente à favor do estudo! Acredito que só o estudo pode nos trazer uma condição sociocultural descente! O que tenho a dizer é... Devemos ter muito cuidado com a maneira de absorver e aplicar nossos estudos e conhecimentos.

O estudo é a melhor maneira de progredimos na vida, como pessoa ou como profissional é o melhor caminho para quem busca evolução e excelência! Porém ele pode te enquadrar, ou até mesmo formatar seu processo criativo.

Considerando o conceito didático da música e guitarra, a maneira mais eficiente de se estudar um instrumento é procurando um bom professor, ou escolas e conservatórios descentes! Dessa forma seu instrutor musical irá te passar todos os segredos, técnicas e teorias! Nesse ponto que temos que ter cuidado... de fato essa é a melhor maneira de se estudar música, porém o problema é... Como vamos processar e aplicar tudo isso!

Seu professor pode ser o cara mais eficiente do mundo, mas certas coisas acontece por iniciativa própria, composição, criação, partes líricas, construir melodias, estruturar suas harmonias são artifícios únicos de cada compositor.

As vezes podemos cair no conformismo de apenas estar recebendo o conteúdo e não fazendo uma reflexão criativa sobre como podemos usar tudo isso! E entrar nesse conformismo é uma tendência forte, uma vez que estamos recebendo informações já prontas e não as processando- as.

É importante desbravar as teorias, você precisa entender seu instrumento, você precisa entender os intervalos musicais e as notas no braço da guitarra, essa é sua principal comunicação com seu instrumento, é importante que você saiba se comunicar com sua guitarra! Toda resposta que você precisar está no braço do instrumento, toda ciência que você tem pode ser resolvida facilmente se temos o conhecimento das notas no braço da guitarra.

Seria ótimo se pudéssemos chegar na primeira aula de guitarra de um aluno e dizer o seguinte para esse aluno... " Olha cara... o acorde de Dó Maior é formado por Dó, Mi e Sol... vai pra tua casa e na próxima semana me traga cinco diferentes formações desse acorde.

Essa situação forçaria o estudante a ir atrás basicamente de tudo! A pesquisar a fundo os intervalos, as notas no braço e outras coisas, porém ele iria demorar cerca de uns cinco anos para descobrir esse acorde! Cinco anos  considerando os recursos tecnológicos é tempo suficiente para alguém se tornar profissional da música.

Então a eficiência e flexibilidade deve ser levada em conta! Ninguém pode levar cinquenta anos para aprender um instrumento. O mercado hoje em dia é muito movimentado e nossa condição econômica cada vez mais volátil, é importante que o profissional esteja cada vez mais preparado à resolver problemas da forma mais prática possível.

Dessa forma o aprendizado musical é formatado através de conteúdos já prontos e apresentados aos alunos!

Logo recebemos a solucionática pronta, sem que haja uma necessidade de raciocinar, ou estabelecer um processo de reflexão sobre o tema abordado.

Então são fórmulas de escalas, conceitos pré-determinados, fórmula de Campo Harmônico, teorias, grafias musicais, cadências harmônicas de um determinado gênero, clichês harmônicos e melódicos, situação já determinadas e que lhe trarão uma resposta rápida para várias situações!

Ok!!! Mas quem disse que tudo isso não pode ser contrariado? As vezes o interessante das regras é o fato de podermos contrariá- las! Acredito que já temos muita gente caminhando na via certa da coisa, por que não se meter pela contra mão, e 'anarquizar' algumas coisas, já que música é arte e criatividade, e onde temos a liberdade de estabelecer um processo criativo é importante que as regras venham em segundo plano!

Já ouvi de muitos músicos e professores que  na hora de compor toda regra deve ser esquecida, bom!! para mim esse é o início da coisa!

A parte "acadêmica" da música é importante para te ajudar a entender e enxergar os conceitos, o processo criativo deve estar acima disso!

Não é o conhecimento que te conduz! A maneira mais inteligente de se estudar é se colocando acima do conhecimento! Temos que entender que aquele conteúdo ele está ali para facilitar nossas funções e não para segmentar nossa criatividade.

Levo isso em conta quando vejo grandes gênios da música que não possuem ou não possuíram um conhecimento musical bem estruturado, tais como Slash, Hendrix, Jaco Pastorius, Billy Sheehan!

O Slash é um dos meus guitarristas preferidos o Billy Sheehan é um monstro que faz de um baixo uns quatro instrumentos diferentes, além de ter um timbre único, escuto Winery Dog e Mr. Big mais por ele do que pelos guitarristas! Acho um cara incrível.

Esses nomes acima são exemplos de músicos que à principio não se estabeleceram na parte acadêmica de seus instrumentos, porém por um outro lado criaram uma maneira bem particular de enxergar as coisas que obviamente acabou gerando resultados incríveis! Não estou dizendo que essa é a maneira certa de se estudar música, estou dizendo que temos que ter cautela em tudo que vamos estudar ou praticar! Esses caras citados acima são pessoas muito inteligentes de um ouvido apuradíssimo e uma auto suficiência incrível! Nem todos são assim, e também não são essas as únicas virtudes da música, da mesma forma que há pessoas que se desenvolvem mais facilmente por tais vias, há outras que tem uma facilidade incrível em memorizar conteúdos, aplicar as técnicas e assim por diante, acredito que cada músico tem suas facilidades e dificuldades!

Sobre tudo que vamos estudar é importante que tenhamos um olhar criativo, como estabelecer a criatividade? Ela pode ser estimulada, é importante se encorajar a compor seja qual for o seu nível de conteúdo, lembre-se que tudo pode começar de forma bem discreta e ir tomando rumo aos poucos! Criatividade não vem sem que seja exercitada, agentes externos podem facilitar, composição, criação é repertório de ideias, dependendo do seu processo criativo e intelectual tudo pode virar música, desde o momento que começamos a ter consciência racional das coisas já estamos adquirindo informações e isso pode ser convertido em um processo criativo, todas suas experiências como ser humano pode vir a tomar uma forma artística, novamente tudo depende da sua forma de enxergar as coisas.

Infelizmente há muito músico preparado para o mercado, mas talvez muitos poucos com um processo criativo bem trabalhado, a música tem um mercado, vejo muita gente inserida nele assim como eu, porém desempenhando suas funções de forma cega, apenas pensando na produção artística em série e infelizmente a grande maioria atuando apenas em bandas covers (o que é muito legal também, mas música não é só isso!) e aniquilando seus fatores criativos, entenda que cada vez que você se insere em um ciclo vicioso de reprodução sem reflexão você está aos poucos nulificando seu processo criativo! E eu vejo isso como uma consequência grave do mercado musical!

Por mais que incerto, o ramo autoral é sempre mais prestigiado, você tem o mesmo potencial que seus ídolos, apenas permita-se! Espero que entendam a mensagem do artigo!!!


ROCK!!!







2 comentários: