27 de janeiro de 2016

Papo no Backstage :: Não façam as coisas pela metade!!!


Olá senhores guitarristas e afins!!!

Seguimos com mais um bom papo aqui no Guitar Tech, hoje eu escolhi um tema legal que abrange coisas além de Música!

Vamos falar sobre nosso cotidiano, como a disseminação de informações e o fato de estarmos conectados à internet 'fulltime' implica em nossa socioculturalidade.






Hoje a internet é um fator inerente a vivência humana em todos hemisférios que possamos estar, troca de mensagens e informações instantâneas acontecem com uma frequência incalculável, o poder e a influencia de uma telecomunicação móvel chega a ser assustador, todos estão conectados, todos possuem um espaço na internet denominado perfil onde podemos colocar tudo aquilo que desejamos.

Jamais irei negar os pontos positivos da internet, seria até uma petulância de minha parte, já que graças a esse maravilhoso advento pude compartilhar alguns trabalhos e até conquistar um espaço onde consigo produzir trabalhos diferenciados.

Porém é importante se questionar, será que usamos essas ferramentas de forma correta? Seja no profissional ou no pessoal, será que estamos fazendo um uso adequado da internet?

Enfim... a resposta é previsível.... Claro que não!

Vejo isso com um problema sério, as vezes transitando pela cidade vejo pessoas caminhando hipnotizadas por um objeto que cabe na palma de nossas mãos.

Pessoas compartilhando informações, situações inadequadas, o facebook trás um poder enorme para o ser humano, um espaço livre para que as pessoas possam colocar tudo o que desejam, é uma ferramenta do nosso dia-a-dia as vezes não nos damos conta o quanto isso é sério, uma pequena reflexão já nos faz perceber o quando somos ridículos ao se posicionar na internet.

Sempre leio alguns artigos internacionais e também nas chances que estive de estar em contato com pessoas de outros países sempre escutei o mesmo tema até mesmo em tom de chacota! Por que vocês brasileiros tem esses hábitos tão bizarros ao usarem a internet?

De fato não estamos preparados para o avalanche de informações que recebemos minuto à minuto! Não temos capacidade mental suficiente para absorvemos tudo isso! E óbvio falta um pouco de moderação ao desbloquear seu smartphone!

Há pontos interessantes na internet, porém temos que saber usar! Através dela inocentemente criei esse blog, que hoje é uma ferramenta de trabalho, através da internet faço reuniões, videoconferências, trabalhos e entrevistas internacionais, tudo de forma prática e gratuita, ou seja aproximou o mundo, uma espécie de uma pangeia virtual, onde estamos próximo dos EUA, Japão, Coréia, Alemanha, enfim!!! estamos lado à lado com qualquer cultura, e isso é surreal, pois você pode aprender muitas coisas!!! Mas quem disse que estamos interessados nisso?

Vamos dizer que as redes sociais é o quintal da revista Caras de qualquer pobre mortal, é um espaço exclusivo seu, onde você pode compartilhar algumas coisas desinteressantes e fúteis e as pessoas podem ler, basicamente esse é o tema centra de uma revista Caras e outras do gênero, certo?

As pessoas se cegam através do lado expositivo da internet e se esquecem que através dela podemos aproximar culturas, se informar, obter relações profissionais e expandir nosso networking até mesmo internacionalmente falando. Podemos 'viajar' para qualquer país com um único clique, mas de fato não é bem esse nosso interesse.

Porém qual a relação com o tema central do artigo? E qual a relação disso com a música? Bem.. o tema central é que.. estamos de fato fazendo tudo pela metade! As pessoas não conseguem mais estabelecer uma conversa sobre um determinado tema por mais de cinco minutos, tudo é resolvido de forma leviana através da internet, todos estão na famosa postura, braço em 90° e cabeça baixa teclando em seus celulares, as pessoas não viajam mais, compram celulares, as crianças não brincam, compram celulares, as famílias não se visitam, fazem grupos em aplicativos de mensagem instantânea, Entendem? Estamos no meio do caminho de tudo! Os pais não sabem mais como está a vida de seus filhos, apenas há vagos contatos por celular, ninguém mais se abraça, ninguém mais conversa... estão todos travados nos celulares, O que será de nós? a tendência é sempre piorar! E muitos não percebem isso! Não sei não mas deve ter uns e outros deixando de comer pra comprar um celular! Rs...

É aplicativos onde podemos expor nossas fotos, fotos de comida, de um óculos de sol novo, fotos de um tênis novo, sujeito vai fazer uma caminhada, compartilha todos os dados de sua atividade física... E por fim... O que isso interessa? Isso me assusta.. não quero fotos minhas espalhadas pela internet, não quero colocar fotos do meu cotidiano na internet, sou meio intimista nesse ponto, eu acredito que minha vida não é de interesse alheio! Nada contra quem tem esses costumes, é a modernidade deve haver algo interessante nisso, porém não me apego... apenas!

Então é esse nosso cotidiano virtual, assim vivemos pela metade, já quase fui vítima de uma colisão automotiva devido ao outro motorista estar dirigindo e usando o celular, já tive que reduzir a marcha para primeira por que uma pessoa não se deu conta que estava caminhando e ouvindo música em seu celular no meio de uma avenida! Isso é sério... estamos virando múmias escravas de um objeto muitas vezes nem assim tão substancial para nossa vida!

Não substancial porém importante no cotidiano, devido aos fatos já mencionados, mas a moderação deve estar acima de tudo, estamos perdendo o controle das coisas!

Sobre música, como arte e profissão! Sim... também estamos fazendo tudo pela metade.

O principal efeito da tecnologia comunicativa no meio artístico é a democratização dos acessos à ferramentas de propagação e produção! Em outras palavras está muito fácil produzir algo e divulgar isso! Claramente seria muito legal caso soubéssemos usar!

Ainda acredito eu, que a melhor propaganda (porém não a única!) é o trabalho bem feito! A democratização artística gerou uma massa muito grande de novos artistas e até mesmo novas empresas do ramo!

Muitos falam que a música é uma profissão alternativa.. Vou em desacordo com isso! Música é uma profissão comum na qual temos que estudar, planejar uma carreira e se desejamos uma ascensão nos capacitar para tal... E logicamente não estamos fazendo isso de forma correta!

Com a tal democratização e aumento no número de artistas o mercado se perdeu bastante e hoje ninguém mais sabe qual é seu papel de artista ou empresa ligada aos artistas.

Vamos também levar em conta que a qualidade artística caiu muito, e isso é irrevogável! Eu ando vendo cada coisa por ai, que as vezes tenho vontade de rir, de sumir, fazer uma viagem sem volta pra Marte e esquecer tudo isso! Por que a situação é nebulosa!

Vejo alguns músicos (em especial os guitarristas!) objetivando um bom destaque em seus trabalhos, mas adotando medidas precárias para isso! Não há mágica, tudo tem que se iniciar de bons planejamentos, medidas porcas, resultados chulos!

O problema é que o músico brasileiro mal entende da sua própria profissão, então é lógico que não tem noção de comunicação, estratégia, mercado entre outros fatores determinantes no seu crescimento.

Há de se considerar que um erro de comunicação ou de posicionamento vale por cem acertos! Ou seja a medida que você comete um vacilo, talvez você leve anos para salvar sua reputação!

Precisamos se ligar de uma vez por toda que uma carreira musical não é puramente farras, festas e bebidas, estar no meio artístico e se estabelecer é algo delicado, difícil, as medidas para isso são sutis, e você deve estar sempre se reconduzindo pois as coisas mudam com frequência!

Logo o cidadão apreciador de guitarra, quer ser um ícone, quer ter seus seguidores, quer ser um formador de opinião, quer ser cobiçado pelas melhores mídias! Ai o que o esperto faz... pega uma guitarra desregulada, despreparada para tal situação, liga em um ampli de baixa qualidade tira um som digno de um apicultor sentado em sua cama com um figurino próprio de domingão à tarde filma toda essa palhaçada de forma extremamente tosca, joga isso no youtube e quer que sua carreira decole!

Um vídeo é um artifício importante, ainda mais hoje com as novas tendências de comunicação e tudo mais.... no mínimo uma qualidade profissional.... equipamentos profissionais, figurino e iluminação de acordo, importante... se for falar algo... fale seu idioma corretamente, talvez ai você tenha dado um primeiro passo correto em seus trabalhos!

Ou o cara é músico profissional faz suas gigs, mas poe fotos de cunho pessoal em suas redes sociais! Essas vias de comunicação virtual (FB, twitter e etc...) andam lado á lado com sua profissão, ainda mais se você é do ramo artístico... você vai confundir a cabeça dos seus seguidores em relação ao seu posicionamento, se ele é profissional ou pessoal! Um músico descente, profissional no que faz sabe separar as coisas!

Outras situações... o sujeito grava um determinado vídeo de uma composição própria ou qualquer coisa nesse sentido e sai empanturrando as redes sociais e perfis alheios mendigando likes e curtidas.... O que um mero "like" simboliza na sua carreira? se você se limita à isso.... suas chances de progredir são mínimas!

Enfim... são inúmeros os erros que podem estar comprometendo seriamente seus trabalhos, músicos não preparados, que de uma forma não profissional buscam seu destaque deturpam o mercado, agem de forma anti-ética, sendo desleais, sendo imediatistas.

Sua carreira não vai acontecer da noite pro dia! Muitos apostam na internet por ser um mundo sem limitações, regras e fronteiras, mas ninguém sobe sem preparo e se sobe o tombo é proporcional a falta de conhecimento.

Músicos que nem ao certo saber estabelecer uma comunicação clara e correta, gente assim não pode representar um público, músicos sem equipamentos decente, equipamento é importante, essa onda que guitarrista bom tira som de qualquer coisa é muito anti-profissional, o cara deve ter bons equipamentos, o cara deve ter um timbre de qualidade, para assim se tornar uma referência. Caso o sujeito ainda não tenha os equipamentos, ele precisa investir mais, se preparar mais, precisamos parar com essa ideia pífia de ir até o meio do caminho achando que chegamos na nossa glória, nada acontece por sorte ou acaso!

Há bons caminhos ´para otimizar seus trabalhos, porém você não vai escapar de dois quesitos indispensáveis... Planejamento e Investimento!!! Músico brasileiro não gosta de pensar, também não gosta de gastar! Não há desculpas!!! Vejo muita gente inventando desculpas para não tirar o escorpião do bolso, cada desculpas que você inventa você perde uma chance de crescimento... e se você quer crescer, se esse é seu objetivo ninguém melhor que você mesmo para começar a mudar isso! Ninguém irá fazer nada por você, ninguém te quer bem, ninguém quer te ajudar, você não é especial para ninguém... e ninguém vai te carregar no colo... Comece por você mesmo, se um dia você for interessante talvez pessoas se aproximem de você por interesse próprio para resolver o problema delas e não ou seus.. atente-se!

Então investimento e planejamento andam lado à lado e a questão do investimento é bem delicada pois pega no pessoal de cada um... mas quem quer, se vira... neguinho vende carro, pega empréstimo hipoteca a mãe... faz de tudo o que precisar.. desde que você ponha na cabeça que nada vai te fazer parar!

Seu primeiro investimento é na capacitação.... bons cursos e um equipamento adequado. A medida que você avança você precisará investir em cursos mais caros e equipamentos melhores, não encare isso como um gasto ou algo desanimador, pelo contrário... você está evoluindo! Vem seus primeiros trabalhos você precisa investir em uma boa comunicação pra isso, bons vídeos, um bom site, sessões de fotos, tudo da melhor qualidade possível, para que os resultados sejam proporcionais à tudo isso! E adianto... esse investimento é muito alto.. e muitos param por aí! Seus trabalhos continuam a crescer, seu respeito aumenta, logo você precisa de uma comunicação mais profissional e chega uma hora que você não consegue lidar mais com tudo isso.. você precisa de assessores, para desenvolver sua comunicação, sua relação com a mídia e empresas, seu figurino, suas estratégias de mercado e muito mais! Enfim.. essa é a maneira de se trabalhar em um nível de excelência! Claro que poucos chegam nesse patamar, pois para chegar até tal nível há muito sacrifício e investimento envolvido e o artista tem que estar sempre se reformulando, sempre inquieto com as mudanças e tendências de mercado!

Vamos levar em conta que tudo é mercado, não estar ao lado dele é estar contra ele e você não terá forças contra isso! Muitos músicos resistem ao mercado, o que é uma medida muito cenozoica vamos assim dizer, dessa forma acabam não obtendo muito sucesso, o mercado pode ser uma defesa para o artista quando à ele nos aliamos!

Dessa forma trabalhamos com o copo cheio sem meios caminhos e meios resultados, sem trabalhar de forma medíocre, sonhando com resultados que nunca irão acontecer por que você não idealizou isso! Tudo começa por você, tudo o que você traçar e for atrás vai rolar! Infelizmente o meio artístico é visto de forma muito leviana em relação a posicionamento profissional, então muita gente se perde, muitos se permite sonhar, porém acabam não realizando nada!

Você não é especial, nem escolhido à nada, você é mais um simples mortal, assim como todos, não há nada de especial em você, logo você precisa lutar pelos seus objetivos assim como todos lutam, nada irá acontecer de forma imediatista!

Explore as coisas até o fim, não queira resultados rápidos, pois eles nunca irão te levar à nada, edifique seu crescimento e aproveite todas as fases por mais duras que sejam, todas elas são determinantes na formação do seu caráter profissional! Dessa forma as conquistas irão ter um sabor muito melhor! E você se viciará em romper limites e barreiras.


ROCK!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário