12 de janeiro de 2016

Papo no Backstage :: We Can Be Heroes!


Olá Moçada!!!

Bom.... Imagino que todas as pessoas que de uma forma ou outra são ligadas a música já estão sabendo da falecimento do David Bowie certo?!

Geralmente quando um cara muito marcante na música falece faço um post homenageando o artista, mas dessa vez pensei em fazer algo diferente... e fazer do tradicional post de despedida um artigo sobre o que anda acontecendo ultimamente na música, o que ou quem estamos perdendo, qual o caminho que estamos adotando, claro que sem deixar de lado o protagonista dessa ideia Sir Bowie, e também sempre fazendo um elo entre música, cultura, política, tecnologia e afins.






David Bowie foi o cara que trouxe cor ao rock n roll, também trouxe novas tendências, criou clássicos que ainda marcam novas gerações, criou sucessos que também foram sucessos em outras vozes.

A cada fase de sua vida uma nova tendência, um novo rumo, Bowie compôs incontáveis sucessos em seus anos de carreira, sempre trazendo coisa nova, inclusive fomos recentemente presenteados com um novo clipe dias antes de seu falecimento.
Aos 69 anos mesmo batalhando contra um câncer, lá estava ele compondo e criando novas cores novas tendências para nós.

Certamente ícones como esse não se renova! O ano passado foi um ano no qual perdemos grandes personalidades do rock e da música em geral, 2016 não começou diferente e essa situação é preocupante, pois não há ninguém surgindo!

Não teremos outras referências artísticas de peso como David Bowie, Lemmy Kilmister, B B King e tantos outros que perdemos e também outros que iremos perder, infelizmente as coisas são assim, temos um certo prazo de tempo aqui e é assim para todos, é uma sensação muito estranha, vemos nossos ídolos chegando nos 70, 80 anos e a gente teima em acreditar que eles serão eternos, mas nunca serão, e ficamos nessa carência, pois não há renovação, não há outros heróis!

Agora precisamos entender o por que isso acontece! Onde estão os novos talentos? O que é preciso para ser um grande talento? O que acontece no mundo de hoje que não temos mais artistas com a mesma magia, ou até mesmo ideias novas mas que de uma forma ou outra contagiassem um público, nós não temos mais isso!

Acredito que todo grande artista precisa ter uma autenticidade muito forte, há de ter um ideal na cabeça, alguma coisa jamais pensada que realmente o torne um ícone, basicamente alguém além de nossa vida comum, algo que gostaríamos de ser, as pessoas vão olhar para esse ídolo e vão querer ser ele, ou como ele... assim ele passa a ter admiradores, assim ele vira um ícone, um marco na história da música, pois é isso que está faltando.

Além disso, principalmente em termos de rock, precisamos ter uma boa dose de exagero! Se analisarem todo grande nome do rock n´ roll tem um ponto de exagero, alguma coisa que choca as pessoas! No Kiss na década de 70 exagerava na parte pirotécnica, Jimi Hendrix na época com sua maneira totalmente diferente de tocar trouxe um novo rumo para a guitarra, o Guns n´ Roses no final da década de 80, um exagero muito bem cadenciado entre riffs de rock n´ roll, letras chocantes e visual único, todos esses grandes nomes tinham uma única coisa em comum o exagero... Em algum ponto para fortalecer sua credibilidade artística você tem que ter um exagero, alguma coisa que só você faça, alguma coisa que torne a sua marca, onde todos irão te admirar por isso,  outros não terão coragem de tirar isso de você, pois em algum ponto você exagerou... você escancarou e mostrou que essa é sua veia artística, que é isso que te identificou!

E então o que está acontecendo? Não temos mais bons artistas? Que rumo estamos tomando?
Bons artistas nós temos, acredito que sempre teremos, porém os costumes mudaram, atualmente guiados pelo mundo digital a demanda de informações que recebemos é muito grande, é algo muito além das nossas capacidades de compreensão, não conseguimos absorver toda essa carga, logicamente muita coisa passa despercebida, as vezes coisas boas! Há também um outro efeito que vejo acontecer onde as pessoas querem absorver o máximo de informação possível e leem apenas o título, as primeiras linhas, ou priorizam matérias curtas, então o público apenas querem saber sobre o assunto e não conhecer sobre ele! De acordo com esses novos costumes fica muito difícil para novos artistas conseguirem estabelecer uma boa linha de comunicação, o cara precisa ter uma sacada extremamente original para que em poucas palavras em poucos segundo ele consiga conquistar um público, por que hoje em dia as pessoas tem no máximo cinco segundos de atenção para coisas novas, se não as convencem logo de cara já voltam rapidamente para as coisas que já conhecem.

Outro fator que acredito que influencia no ofuscamento de novos nomes na música é que hoje não existe mais o anonimato! Qualquer pessoa, de qualquer lugar do mundo, de qualquer idade e classe social tem recursos e veículos de comunicação para estar em contato com o mundo todo, isso gera as sub-celebridades, celebridades instantâneas e outros grupos, enfim... Tudo isso polui muito o mercado por que acaba confundindo muito qual que é o exato papel do artista, há muita gente fazendo o papel de ícone, de artista mas sem ao certo saber qual é a sua devida função e como deve-se fazer isso! Muitos empresários e produtores aproveitam essa baixa na cultura artística e criam ídolos que não trazem sentido algum, que simplesmente não significam nada, os ídolos do passado sempre tinham algo que o diferenciasse, hoje em dia não há mais isso, aproveitam das facilidades da internet e aproximam mais o ídolo de seus seguidores, não é esse o caminho correto, o ídolo não pode estar próximo aos fãs, ele é algo a ser cobiçado, a graça de você ter um ídolo é essa.. você sempre quer chegar até ele, mas depois que você chega, já não tem mais graça, vejo que as redes sociais, as novas formas de posicionamento artístico confundem essa relação e isso também colabora para que surjam cada vez mais ídolos de prazo já determinado.

Fica cada vez mais difícil o artista encontrar uma maneira eficaz de se comunicar, há de se considerar também que a internet da mesma forma que popularizou os acessos as informações também democratizou o meio artístico, hoje todo mundo compõe, lança músicas, divulga seu trabalho em redes sociais, todos possuem recursos para se expor, há muito artista que ainda não tem um preparo decente, há muito artista se comunicando de forma errada, há muita gente fazendo as coisas de qualquer jeito achando que o meio artístico é um limbo, então as coisas acabam ficando bem confusas, não há mais comunicação, estamos todos conectados, porém estamos todos perdidos, e dentro disso vejo grandes ícones se adequando as essas novas tendências de comunicação e informação, ninguém mais tem tempo para ouvir um cd inteiro, o pessoal quer apenas ouvir um single no youtube, informações e mais informações, e não há tempo para nada, a vida vira um furacão nos engole e dessa forma não vemos nada, não sentimos o sabor de nada, e assim vão indo... nossos ídolos, nossos parentes, nossos amigos e todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário