9 de fevereiro de 2016

Papo no Backstage :: Os prejuízos de um grave erro de posicionamento artístico

Olá Pessoal do Guitar Tech!!! Como vão todos??

Hoje vamos levar um bom papo sobre o peso da imagem de um artista e o efeito moral nas questões sociais as quais esse artista está inserido.





Bom... tive essa ideia por que semanas atrás o lendário vocalista do Down (ex- Pantera) Phil Anselmo teve uma atitude um tanto quanto inepta e tem tem rendido altos prejuízos para sua carreira! Não estou aqui para falar sobre a atitude dele, se ele é ou não racista, ou questões como essas... não sou colunista da veja e nem da revista Caras! Rs...

Mas o quero ressaltar são os prejuízos que essa atitude trazendo para a vida e para a banda de Phil Anselmo; Degradação em redes sociais, manchetes em veículos de informação direcionados para o meio artístico e musical, shows em festivais importantes sendo cancelados! Semanas após isso o cara ainda está arcando com as consequências de um ato ilógico.

Politicamente falando o tal ato de Phil Anselmo não chega a ser racista! Mas estamos em 2016, certas coisas deveriam ser mais respeitadas!

De origem sulista (Louisiana) Phil Anselmo parece ter orgulho de sua condição racial! Vamos ter muito cuidado ao analisar essa situação! Sim.. ele está errado!!! Não há como isso! Sabemos que na década de 50~60 os sulistas faziam valer o 'poder' do povo branco! Chega até ser algo cultural entre eles!

Muita gente morreu por isso, muitos pais de família foram mortos, muitos filhos ficaram sem pais e muitos pais sem filhos! Isso é inadmissível!

O poder branco, hegemonia política e social que dividiu os EUA nas primeiras décadas do século vinte trouxe consequências graves e históricas, até hoje há caso no muito inteiro de crimes relacionados ao racismo! Racismo é crime... crime incontestável!

Acontece que... entre os sulistas é 'comum' esse orgulho pela sua condição étnica, os caras gostam do que são! um pensamento um pouco biltre mas... o que podemos fazer!

Para Phil... pode ser até normal em seus dias de férias ele caminhar até um pub característico do sul dos EUA e conversar sobre tal assunto com seus amigos brancos! Mas vamos levar em conta que isso de fato é tudo conversa de bêbado idiota! Como ele mesmo disse! Não creio que ele pense assim! Foi um ato irracional! Não estou redimindo Sr. Phil de sua atitude! mas também não vou sair crucificando o sujeito a troco de nada! De fato isso não se faz... o poderio social que os brancos erroneamente criaram soube os negros teve consequências graves, talvez a origem de todo o preconceito que temos hoje!

Importante lembrar que.... o rei da guitarra foi um negro, o rei do blues, um negro.... o rei do jazz, um negro, o rei da liberdade e dos direitos iguais na África que deu a sua liberdade pelos outros, um negro! o melhor jogador de basquete de todos os tempos, um negro! O rei do reggae, um negro! Um grande homem que conduz a maior economia mundial um negro! E entre vários outros!

Em que fator que o White Power se faz superior mesmo?

Estamos em 2016, sabemos a força imediata das trocas de informações, hoje o mundo está conectado, todos temos acessos as informações diárias, vamos aproveitar tudo isso e lutar por um mundo mais globalizado, mais unido!

Todo e qualquer conceito seja ele de origem social, religiosa, intelectual, tudo que acreditamos que de fato não é exposto sem inteligencia e integridade pode gerar consequências graves! Não sei ao certo qual foi a intenção de Anselmo com isso! Não sei se ele quis fazer graça, não sei se ele é um sujeito de fato racista ou arrogante!

Ele tentou se retratar, isso é o mínimo que se pode fazer quando não há nada para se fazer! Por que de fato ele pode fazer o que quiser que isso vai ficar manchado em seu currículo!

Phil Anselmo é um senhor de quase 50 anos! Ou seja, quase trinta anos de carreira poderia ter ensinado algo à ele! Pode ter até ensinado, mas ele acabou agindo impensavelmente,

Um artista desse gabarito, tendo sido o frontman de uma das mais bem sucedidas bandas de heavy metal por mais de uma década sabe como funciona esse mercado, sabe o quão forte é a imagem de um artista, o quão é oscilante o mercado e o quão grave é um erro!

É engraçado como funcionam os fatores artísticos e a influencia a qual isso se faz dentro de questões sociais! Vejam... nessas últimas semanas o legado que ele construiu com o Pantera e com o Down já não tem mais valor nenhum! Vi mutos se posicionando contra Phil, artistas consagrados dizendo que perderam suas admirações por Pantera e Phil, shows sendo cancelados, fãs descrendo de seus ídolos e de fato eles não estão errados!

Phil deveria estar atento aos prejuízos! Ele deveria ter pensado o quão prejudicial pode ser um mal posicionamento artístico.

Depois que você cria um entidade artística se torna uma pessoa pública, você passa a responder por um ideal, você passa a ser a voz dos milhões de pessoas que te seguem, e injetam fé e dinheiro no seu trabalho! Logicamente eles não querem ser desapontados, entendem a grande responsabilidade que é ser um artista exposto as grandes mídias, o mundo te considera o cara! E de fato você não pode ter erros, pois as pessoas normais tem erros, mas você artista consagrado você não tem erro, você é cultuado como deus, pois artisticamente você é perfeito! Esse é o peso da pessoa pública, essa é a responsabilidade de quem construiu um legado artístico!

Então seu posicionamento como artista deve ser sempre pensado, cada passo, cada virgula, muto bem avaliado! por isso há de ter assessores, equipes de marketing e comunicação, equipes administrativas, por que um erro pode ser um fim! O mundo artístico é assim, por mais forte que seja seu histórico como artista, um simples erro pode custar milhões para seus cofres e pode acabar com sua imagem! Infelizmente não interessa mais o que Phil construiu com o Pantera e outros projetos, essas últimas semanas serão eternas em sua vida. O Down perdeu contratos, perdeu shows, perdeu patrocinadores! Tudo isso devido um ato irrisório de Phil, vejam que toda a carreira do cara está sendo colocada em questão devido à isso!

Polêmico ele sempre foi, assim como muitos outros são! Aliás o que faz do artista uma entidade a ser seguida é isso! O artista há de ser exagerado em algum ponto, pois o ser humano sente essa necessidade de se extrapolar, de romper limites, porém poucos fazem isso, e quem faz se torna admirado, o conceito artístico surge pela questão da admiração! assim como ele tivemos e temos outros que são polêmicos e exagerados, podemos citar vários, Axl Rose, Cazuza, Raul Seixas, Keith Richards, Dave Mustaine! entre muitos eles, alguns até tiveram problemas com questões racistas e outras questões também tão polêmicas quanto.

Após o fim do Pantera, fato o qual Anselmo é conhecido por ser um dos protagonistas notoriamente ele não conseguiu o mesmo espaço, assim como o Damageplan também não! O que é perfeitamente aceitável, já que criaram o Pantera juntos, e a divisão de forças naturalmente prejudicaria ambos os lados, com o Down ele estava caminhando muito bem, anos a frente da banda tudo fluindo de forma favorável, o tal acontecimento manchou sua história! Um prejuízo muito grande para a carreira do Down e para carreira de Phil.

Creio que levará um bom tempo para que isso seja esquecido, por enquanto é o trabalho de Phil que está sendo colocado em dúvidas! Não sei ao certo como serão as consequências disso! Imagino que ele buscará o ostracismo por um tempo para deixar a "poeira baixar" Sua permanência no Down também está em dúvida, por enquanto tudo é polêmica e ainda há poucas resoluções sobre o caso! Orgulhos ainda estão fervorosos, egos ainda estão feridos, só o tempo para dizer a Phil o que poderá ser do futuro, por um momento imediato é importante que ele pegue esse tempo para refletir e pensar melhor sobre seu posicionamento no mercado artístico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário