24 de outubro de 2016

Dicas Rápidas :: Aprimoramento Técnico no seu Instrumento


Fala aí meus queridos amigos do Guitar Tech! Novamente com mais uma boa dica para vocês!!! Dessa vez um assunto que percorre a cabeça de todo guitarrista!!! Estudo técnico!!! Como fazer para ter uma boa técnica musical? O que priorizar e como estudar!? Pois bem... Vamos lá eu irei sanar essas dúvidas de vocês!





Primeiramente é legal entender o que é técnica musical! Técnica musical é estar hábil para desempenhar uma função (música) de forma perfeita como ela foi gravada! Logo... Técnica não é apenas fritação... Como muito Zé Mané pensa não é mesmo!?? Rssss... BB King é técnico, Carlos Santana também, Kiko Loureiro, John Petrucci também, por que executam de forma impecável aquilo que estão dispostos a executar!

Outro ponto importante é saber como estudar técnica! Técnica na guitarra ou em outro qualquer instrumento não é apenas um exercício mecânico! Eu passei um bom tempo estudando errado achando que técnica era só tentar tocar cada vez mais rápido, porém técnica na verdade é um raciocínio, as vezes você não consegue executar o fraseado não por que seus dedos são lentos (como a maioria pensa!) e sim por que você simplesmente não entendeu o exercício e seu raciocínio não teve a agilidade de processar tal "mensagem" então a ideia de treinar horas à fio, não é simplesmente para deixar seus dedos rápidos... os dedos estão ali... é seu raciocínio que deve ser treinado!

Na parte musical da coisa, treine com o metrônomo, seja paciente, coloque um andamento que você consiga executar sem errar, lembre-se, seu raciocínio precisa entender, processar aquela ideia! Vá aumentando o BPM vagarosamente!

Não deixe de fazer uma sinergia nos conteúdos que você está estudando, isso faz você progredir de maneira mais prática e muitas vezes mais musical, lembro-me dos meus 18, 19 anos e minhas queridas 12 horas de estudo diário que tanto sinto falta hoje em dia! Eu estudava muita técnica através das improvisações, eu estava lá improvisando, como a maioria das minhas influencias são caras virtuosos eu tentava criar licks nesse conceito! Algumas coisas nas primeiras vezes não saiam corretas, porém viravam estudos para mim! E era legal estava estudando fraseados autênticos! Estava estudando coisas minhas!

Aos guitarristas mais avançados que já possuem uma boa maturidade técnica, indico mais três formas bem interessantes de se estudar!

A primeira é separar um lick ou fraseado e trabalhar ele em 100 BPM (ou qualquer andamento que te deixe confortável) depois execute isso 60% mais rápido, tendo a referência do 100 BPM, + 60% será 160 BPM, talvez você não consiga, mas quando você executar 30% acima dos 100 BPM (130 BPM) a chance de você conseguir será bem grande, pois você "expandiu" seu raciocínio rítmico pensando em 160 BPM! Viu só.. tudo é raciocínio! Rssss... Depois disso, sua nova referência passa a ser os 130 BPM, ai você calcula + 60% tenta tocar, e depois volta em 30%, e assim você vai seguindo.. é um treino que trás uma evolução muito legal! Experimente!

A segunda forma é manter o BPM fixo e mudar as figuras, esse eu fiz e faço bastante, coloque o BPM em torno de 90.... Execute o fraseado em colcheia/ tercina/ semicolcheia/ sextinas/ fusas! De preferência faça trocas rápidas, execute no máximo quatro vezes o fragmento em cada figura, o ideal é duas vez, é um treino bem radical.. mas muito interessante para aprimorar seu raciocínio rítmico

Por último... esse aqui é mais legal para as músicas.. para quem procura tocar perfeitamente uma peça musical, faço muito desses treinos para gravar as bases do Infinity! Já que muitas delas são tecnicamente bem complexas.... Pegue uma música e execute ela no BPM correto.. vamos supor.. um som em 110 BPM, depois você executa -10 BPM e depois +10 BPM, novamente execute no BPM original depois -20 e +20 BPM, depois volta no BPM original, depois -30 e +30 BPM, faça isso até uma disparidade de 50 BPM! Fiz isso com todas minhas músicas melhorou consideravelmente a execução delas.... Para gravação é legal ser criterioso! Tocar mais lento te permite enxergar melhor todos os mínimos detalhes... tocar mais rápido treina o raciocínio lógico e a técnica!

Por fim é isso! Minha visão de estudo técnico, sempre pensando em perfeição e estabilidade rítmica não apenas mirando a velocidade!!!! Bons Treinos!!!!



ROCK!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário