18 de outubro de 2016

Dicas Rápidas :: Fugindo da Mesmice!!



Fala moçada!!! Uma dúvida que ando vendo com uma certa frequência nas aulas! O incomodo em relação aos padrões melódicos que estamos seguindo! Em outras palavras.... Sabe quando você está tocando e sente que está se repetindo demais? Apenas reciclando velhas ideias e não criando nada!? Pois é... ando vendo isso nas aulas... e Isso é até bom, mostra que estão querendo fugir do óbvio, e procurar um novo caminho!

Pois bem terráqueos, eu as vezes me vejo nessa condição! Principalmente com os trampos do Into Infinity! Como voltamos e resolvemos fazer muita coisa novamente (apenas 99,89%) tive a oportunidade, liberdade, insanidade, (in)decência de mudar todos os solos e alguns temas! Oras... a cabeça com o tempo muda... muita coisa que estava lá já me soava obsoleto! Principalmente os solos... Na época não me importei com eles... e deixei a coisa rolar na improvisação, através de inúmeras vezes tocando as músicas, memorizava através das impros! Ok... Muito Bom! Mas eu senti que deveria seguir um rumo diferente.... um caminho mais "racional" nesses solos!

Ambas as situações são legais... vai da sua intenção! Quem me conhece sabe que não curto improvisação..... Gosto de sentar e pesquisar as mil opções que tenho! Ando fazendo assim nessa repaginada que está rolando no trampo!

Podemos dizer que o Into Infnity é praticamente uma tese! rs.... Pude buscar todos os elementos que eu queria e explorar ao máximo todos os conceitos cabíveis nas músicas!

Enfim... considerando tais fatos trago à vocês algumas ideias para fugir do previsível, para fugir da rotina melódica! Segueeeeeee....






1-) Explore ao máximo as sonoridades

Eu sempre falo que cada tom parece ter uma particularidade e isso atua na maneira que você tece suas melodias, é engraçado... faça esse experimento... improvise em "Gm" e depois em "E", e veja se sua maneira de interpretar as coisas mudou de acordo com a tonalidade! Geralmente muda... e cada tom te leva para um caminho diferente... Muito louco isso! Explore ao máximo as sonoridades e nuances possíveis de cada tom que você trabalha, de preferência priorize backing tracks com modulações, isso é muto legal... soa muito bem, valoriza da dinâmica da música!


2-) Ouça coisas que você não costuma ouvir!

Óbvio que na maioria dos dias não tenho tempo que queria para estudar! mas aproveito todo o segundo útil da minha vida, as vezes estou no PC redigindo algo pra vocês como agora, coloco um som, semana passada fui á São Paulo, fui ouvindo um som! Ou seja, escutar música também é uma maneira de estudar! aproveite o tempo para isso, quando você estiver tomando banho, jantando, tirando pulga do seu cachorro, enfim não deixe seus ouvidos desocupados!
Eu não sou frequentemente atuante no jazz! Aproveito esses momentos e ouço alguma coisa, osmoseamente vou absorvendo algo! Isso pode ser benéfico no nosso vocabulário musical!


3-) Improvise em coisas que você não costuma improvisar!

Aproveite que você se colocou no "desconforto" de ouvir coisas diferentes e improvise sobre... ouviu um jazz, um fusion!? Tente improvisar sobre... que seja um vamp.... Mas tente... as vezes pode ser que você consiga, mas caso não consiga, isso lhe fará buscar novos conceitos e referências para improvisar bem em gêneros variados, sempre tente tirar um bom som!


4-) Pesquise Licks

Nunca será uma má ideia, pense em um gênero, ou alguns guitarristas que você curte, e saia caçando uns licks desses caras, isso sempre ajuda! Principalmente em jazz e afins, onde a harmonia está sempre modulando, muitos guitarristas improvisam inteiramente por licks, é um raciocínio mais matemático, mas rola, funciona! É legal por que já te trás uma ideia pronta na hora, e novas referências de melodias!


5-) Explore Novas Escalas!

Tudo que é comportado e previsível sua penta vai dar conta! Mas há alguns acordes específicos... E isso é legal! Eles farão você pensar de forma diferente, você não vai conseguir resolver (da maneira mais aconselhada) um X7(b9b13) ou um X7(11+) se você não pensar os modos desses caras, há acordes específicos, há escalas e modos específicos! Pesquise!


6-) Fuja da zona de conforto!

As vezes de tão comoda é a situação, estamos sempre tocando a mesma coisa e não percebemos, estacionar na zona de conforto é fácil, não requer nada e é algo tendencioso! Se você não se ligar já está nela, a vida do músico no momento de estudo é estar sempre fugindo disso! Sempre buscando coisas novas, tente tirar um bom som de técnicas, tonalidades e escalas que você não costuma usar muito. Pense! Se avalie! veja o que já está sendo muito repetitivo e se policie para evitar isso! Fuja da zona de conforto! Pois assim você amplia ela e isso é papo para um próximo artigo! Rsss.... Espero que tenham gostado!!!



ROCK!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário