25 de outubro de 2016

Os 5 Conceitos :: Criando boas relações de Endorsement



Olá Pessoas do Guitar Tech! Como vão todos??

Hoje um assunto muito frequente nas rodas de guitarristas, já falei muito sobre isso em entrevistas, hagouts, workshops e até mesmo em artigos em outros sites, no Guitar Tech ainda não havia falado, e muitas pessoas me perguntam sobre! Lá vão minhas considerações!!!

Qual a melhor maneira de obter uma boa relação com a empresa que te endossa ou que irá te endorssar?!

Bom... Inicialmente eu acredito que uma relação de endorsement não garante o feijão de ninguém, e não projeta efetivamente a carreira de ninguém! Já tive propostas, nenhuma delas rentáveis em termos de grana ou exposição, tenho meus equipos e curto usá-los, desconto não é patrocínio, desconto eu consigo na horta do Zé na padaria da Neide, em qualquer lugar dá pra conseguir um certo desconto! Não confundam as coisas!

Infelizmente há muita gente tratando de forma errada essa relação, aí de certa forma não vai rolar mesmo! Então vamos aos nossos cinco conceitos que vão te ajudar a entender melhor essa relação de parceria






1-) Entenda a sua função nesse negócio!

Você é o artista, você é o músico, não é a sua função ficar mendigando migalhas na porta das empresas, os caras tem plano de marketing, os caras conhecem o mercado, faça o seu trabalho, grave sua banda, tenha seu site e seus perfis profissionais em redes sociais se o seu nome interessar você será chamado, é muito desagradável para empresa aquele músico "migalhão" que fica implorando equipamento, certamente não irão fechar com esse tipo de artista, pois com esse  comportamento fica explícito a fraca conduta profissional do cidadão... Já vi inclusive nego pedindo equipamento por que não tem condições de comprar! Não faça isso! Não destrua sua carreira


2-) Saiba os níveis de Endorsement

Nível A - Ganha o equipamento, uma remuneração e exposição na mídia
Nível B - Ganha o equipamento, em alguns casos matérias em revistas e veículos especializados
Nível C - Ganha 30% de desconto NA COMPRA do equipamento

Na boa, para mim 30% de desconto não é patrocínio, você não compra patrocínio! Ok... entendo nessas novas relações profissionais, dependendo do que for, como for de quem for, até vale a pena você fazer esse papel de tacho e deixar se enganar por tal situação... Se isso for te expor de uma maneira legal.. vai fundo, mas não se esqueça que você está adquirindo um equipamento, as vezes bem mais inferior que o seu, veja mesmo se vale a pena!


3-) Não se iluda!

Eu acompanho as redes sociais e vejo muita babaquice que muito músico faz por ai, alguns deles até são renomados no mercado, mas tomando uns direcionamentos de marketing praticamente suicidas, óbvio que o posicionamento em rede social é importante, mas pare de mendigar palhetas, cordas, guitarras, correia, ou seja lá eu o que for, seja mais profissional, concentre sua carreira no seu produto no seu trabalho, A SUA MELHOR PROPAGANDA SEMPRE SERÁ UM TRABALHO BEM FEITO!!!! Patrocínio não faz a carreira de ninguém, na verdade em termos de mercado acaba sendo muito mais vantajoso pra empresa, não é por que você tem um patrocínio que isso vai te posicionar melhor, dependendo do caso até piora sua imagem, não perca tempo divulgando gente que não vale a pena, priorize uma relação honesta, muitas empresas aproveitam da ingenuidade do músico e exploram o cara, fazendo o cara tocar até no churrasco da tia avó cega dele com aquela guitarrinha ruim pra caramba, ou pedindo sei lá quantos mil reviews daquela porcaria no youtube.. exigir que o cara tenha uma cassetada de views nesses reviews, aí o nego fica azucrinando a internet inteira com a porcaria do vídeo dele, enchendo o saco de todo mundo... um problema atrai o outro, evitar o primeiro evita o segundo também!


4-) Internet é importante!

As empresas vão olhar o seu número de acessos e seguidores em seus canais e fanpages! Tenha um número considerável, caso queira um endorsement, invista uma grana nisso, faça bons vídeos, tenha perfis e fanpages adequadas (leia o artigo anterior) pense nos anúncios pagos no facebook, isso vai captando views e seguidores,não ligo muito pra isso, mas sim!!! Os caras estão de olho.... O mundo hoje acontece na internet!


5-) Tenha o seu trabalho!

Não pense somente em endorsement! Aliás, entre as empresas e artistas brasileiros a coisa está tão banalizada que está valendo a pena você não ter endorsement, qualquer badboy de academia que faz vídeos tocando pro youtube consegue um endorsement, tem muita gente ruim nessa ideia, que aquilo que era ter um patrocínio na década de noventa está virando algo totalmente ao contrário, os costumes estão mudando tanto, o nível está abaixando tanto que é melhor você não ter endorsement ou mirar as empresas internacionais que ainda prezam pelo trabalho correto e bem feito! Do mais vejo as empresas e artistas nacionais bem perdidos em relação à tudo isso! E a relação de endorsement perdendo seu valor, vejo os grandes guitarristas nacionais, aqueles caras bons mesmo que conseguem ter uma boa expressão em qualquer canto do mundo, abandonando as empresas brasileiras e fechando com empresas de fora, não vou citar nomes e empresas por que acho deselegante... Mas é isso que está rolando, e sei de mais uns dois nomes por aí que em torno de dois meses serão anunciados como parte de grandes empresas do ramo! Concentre sua carreira naquilo que realmente importa! Faça seu trabalho de forma séria, para que as empresas veja que você é um artista sério, dessa forma você terá o devido respeito no mercado, o endorsement por endorsement não quer dizer nada, ele deve fortalecer o nome do artista e passar credibilidade para as empresas! Não seja um músico de destaque apenas no papel, seja uma referência nos palcos também, ainda é a melhor coisa!!! Respeite seu trabalho e dê o devido valor à ele!

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