13 de outubro de 2016

Os 5 Conceitos :: Rentabilizando sua Carreira


Fala Moçada!!!!

Estou criando uma nova coluna aqui no blog, intitulada "Os 5 Conceitos" que se resume em abordar um assunto do cotidiano do músico organizado em cinco tópicos, facilitando o entendimento de alguns conceitos que as vezes não são bem esclarecidos!

Para inaugurar essa sessão selecionei um tema pouco explanado mas sim, de extrema importância!

Muitos escolhem essa profissão (Música) por gostar muito de tocar, e por se identificar com a música, geralmente o primeiro pensamento da pessoa ao escolher música é a paixão, o amor, o que não está errado, devemos de fato procurar algo que nos faça feliz! Porém não é só isso! Na empolgação e no envolvimento dos trabalhos muitos esquecem de fazer um planejamento profissional e financeiro, não estabelecem metas e não rentabilizam  muito bem! E isso é de fato importante! segue abaixo algumas boas dicas!






- Determine seu preço

Primeiro Item! Determine seu preço!! Ninguém melhor que você mesmo para saber o seu valor! Não é apenas estabelecer um número! Um valor é um conceito! Isso lhe trará inúmeros benefícios e até lhe ajudará a se estabelecer melhor e investir em infraestrutura e capacitação para que você tenha um valor de mercado mais interessante daqui uns anos! Através do valor as pessoas irão te reconhecer e respeitar isso, seja qual for seu ramo de atuação! No ramo artístico vejo muita dificuldade em lidar com essas questões mais burocráticas! Digo não só os profissionais, mas também o público, às vezes a falta de conhecimento das questões empresariais gera essa dificuldade em catalogar seus serviços o que resulta na desvalorização do mercado! Saber seu valor é proteger seu trabalho!


- Organize suas tarefas (ramos de atuação)

O profissional da música pode estar apto a ter mais de um ou até mesmo vários campos de atuação, porém ao estabelecer variáveis muitos não conseguem se localizar! No ramo musical temos a MFR! “Múltiplas Fontes de Renda”. Entenda que Música é cultura!! Ou seja, as pessoas não se alimentam de cultura, não se deslocam de um espaço para o outro através da cultura! Logo, em um momento financeiro não tão bom, dentro de um planejamento pessoal a cultura pode ser o primeiro a ser desconsiderado! Infelizmente! Logo você artista/ músico que não possui renda fixa precisa estar atento aos movimentos de mercado! Atuar em vários campos pode lhe render uma melhor estabilidade e te permite também entender as variáveis entre eles! Essas coisas podem variar muito! Em um momento pode ser mais fácil vender shows, em outro está compensando atuar mais nas aulas, enfim há inúmeros balanços de mercado que você só percebe quando está nele! Considere seu potencial de alavancamento! O que seria isso? Potencial de alavancamento é o quanto que você pode render sem estar usando sua mão de obra! Exemplo... Se eu sou músico e estou dando aulas eu preciso estar lá, se eu tenho dez aulas em um único dia eu preciso estar presente nessas dez horas de serviço, vendendo minha mão de obra. Se eu na tarefa de músico instrutor tenho métodos e cursos eu posso vende-lôs, sem necessariamente vender minha mão de obra, potencial de alavancamento é você estar rendendo disponibilizando sua mão de obra apenas uma única vez! Dessa forma posso estar com o dia lotado de aulas, mas estar rendendo de outras formas e o potencial de alavancamento pode vir de várias maneiras não somente os cursos! Para um bom aproveitamento da MFR é importante que você organize uma tabela com os possíveis campos de atuação e veja os quais você está ativo, os quais funcionam como potenciais de alavancamento e quais você quer estar atuando no futuro!



Os principais quesitos da MFR para um músico são:
- Shows
- Aulas/ Cursos
- Participações (PA)
- Vendas(Cursos, Apostilas, Cds, Merchandising) (PA)
- Sideman (Músico Contratado)
- Músico de Estúdio (Gravações)
- Transcripter (PA)
- Composição (Direitos Autorais) (PA)
- Internet (PA)

Dentro desses quesitos você pode elaborar uma tabela e definir seus campos de atuação, pode-se também determinar quais delas possui o Potencial de Alavancamento, como eu destaquei em alguns desses quesitos. Essa tabela também é muito importante para você ter um parâmetro de como andam seus ganhos e atuações! Seja organizado!


- Planejamento profissional e financeiro

Que o músico não sabe lidar com o dinheiro já não é nenhuma novidade! Porém é importante você estabelecer um planejamento sólido, só assim você vai poderá avaliar como andam as coisas, como e onde investir! Para ter um crescimento você precisa de investimento! Nenhum crescimento surge do nada! Para crescer é preciso investir, infelizmente o músico em geral tem uma péssima ideia em relação a isso! E vê os investimentos como gastos! Por isso que muitos estacionam, não conseguem bons progressos! Determine quanto que você está ganhando hoje! E o quanto quer ganhar em um prazo de cinco ou dez anos! Pense quais investimentos deverão ser feitos para que você concretize seus objetivos, trace metas, determine planificações e atuações e por fim determine o quanto da sua remuneração deverá ser investido em melhorias para o futuro. Isso pode ser feito em porcentagens, por exemplo, 30% da renda mensal será direcionada para o uso em investimentos e infraestrutura. Pensando em porcentagem você consegue trabalhar de forma mais proporcional com seus ganhos! Claramente com o passar dos anos você vai objetivando coisas novas e terá que restabelecer sua porcentagem de investimento.


 - Informe aos outros sobre seu serviço

As pessoas precisam saber sobre você!!Se você é músico, considere a MFR, determine seus campos de atuação e informe as pessoas sobre. Hoje em qualquer segmento profissional a concorrência está muito alta, como resultado vem os preços baixos, profissionais com baixas capacitações e por fim a desvalorização da mão de obra! Determine seu produto e sua comunicação! Seja claro e objetivo na hora de informar sobre seus serviços e valores! Considere um público! Através desse público estabeleça uma comunicação de acordo com tal público e determine as devidas estratégias de MKT para chegar nesse público de forma efetiva!


 - Mantenha- se atualizado


Conheço muitos músicos! Em território nacional e até mesmo fora dele! Os europeus e americanos são sempre muito organizados e inovadores! Tenha esse perfil! Procure inovar! Procure empreender! Ser músico é maravilhoso! Te permite uma liberdade de atuação única, nada, de fato nada te restringe! Esteja atento ao que está sendo produzindo no momento! Não se contente em apenas em ser um cara ao seu tempo! Pense acima disso! Analise tudo o que agora está sendo lançado e seja o cara a frente do seu tempo! Alguém irá inovar... Alguém deverá estar pensando dez, vinte anos à frente de hoje, não espere isso de outros... Espere isso de você! Seja atemporal!


É isso aí pessoal! Espero que tenham gostado dessa nossa nova coluna, outros assuntos serão abordados! Sugestões de temas também são muito bem vindas!! Um abraço à todos!!!



ROCK!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário