14 de outubro de 2016

Os 5 Conceitos :: Música e a boa ética profissional


Olá Terráqueos! Como vão vocês!

Nosso segundo post na nova coluna "Os 5 Conceitos". Sabemos por inúmeros fatores que o ser humano anda perdendo seus princípios e ficando cada vez mais desleixado em relação aos compromissos sejam eles profissionais ou até mesmo pessoais, separei aqui algumas boas dicas que pode nos ajudar a ser mais ético em nosso campo profissional! Confiram!!






- Não fale mal de seus companheiros de profissão!

Não tem coisa mais feia e desagradável aquele tipo de músico que não se contenta em não estar desrespeitando alguém, seja um músico local ou alguém conhecido, já me deparei inúmeras vezes com vários músicos onde o papo sempre terminava dessa forma! Extremamente desagradável e desnecessário! Acaba até com a conversa! As vezes é melhor não perder a oportunidade de ficar calado! As vezes o silêncio é sua melhor resposta, entenda que possam haver opiniões diferentes, você não gostar de algo não significa que isso seja bom ou ruim! Atente-se!


- Não Reclame! Toque!

Também vejo isso acontecendo com uma grande frequência! Músico adora reclamar! Reclama do governo, reclama da profissão, reclama dos eventos que faz, da estrutura! Reclama de tudo! Ainda mais nos dias de hoje onde as redes sociais dão um poder de voz à qualquer um, me parece muito mais fácil sentar da frente do PC e começar a escrever inúmeras coisas e dar um Enter! Como se isso fosse resolver algo! Condições ruins, problemas, há em qualquer profissão! Não está satisfeito! Cai Fora! Não há outra alternativa? Então faça o que tem que fazer de bico calado! Quer mudar certas condições?? Comece mostrando um bom serviço! Comece por você! Você nunca vai mudar uma realidade... Mas você pode estar em outra realidade um pouco melhor, caso se capacite, caso estude, caso almeje e planeje uma carreira melhor! Se for só mais um desses reclamões que temos por aí, a coisa não anda mesmo!


- Se Organize! Respeite os horários!

Infelizmente temos isso cravado em nossa cultura! A larga tolerância em relação aos atrasos!!! Ah!! Mas foi só cinco minutinhos! Não interessa.... Dá próxima vez serão dez, quinze... meia hora! Se há um horário exato você tem que está lá nesse horário! Se fosse pra chegar cinco minutos atrasado, o compromisso seria marcado cinco minutos depois! Respeitar os horários é respeitar seu trabalho! Se organize, planeje suas tarefas diárias... Não deixe para tomar sua decisão na hora que ela já deveria estar sendo colocada em prática!


- Não Prometa o que não irá cumprir!

Na cabeça de muitos o mundo artístico é uma passarela infinita de sonhos e desejos!!! Muitos sonham, idealizam... pensam.. falam coisas e coisas mas não colocam nada em prática! Infelizmente o mundo artístico é muito amplo e te trás essa impressão de que tudo é possível e que você chegará em um patamar único! Não... Uma carreira artística funciona como qualquer carreira há prazos e metas para cumprir! Estabeleça seu perfil artístico, trace um caminho onde você vê que é possível chegar.... Trace uma reta final, aonde você quer chegar? Nesses dois pontos (Início – Fim) trace outras metas que serão estruturais para alcançar seu objetivo! Analise esse objetivo e veja o quanto de tempo e dinheiro você terá que investir! Pense em metas reais! Ninguém melhor que você para ser honesto consigo mesmo! Você sabe onde quer chegar e do que é capaz, se estabeleça dentro desses critérios!


- Aceite opiniões de quem entende do assunto, e se avalie antes de opinar sobre algo!


Você já deve ter se deparado com inúmeros conselhos, assim como eu! Alguns deles bons, mas outros que só servem para confundir sua cabeça! Aceite conselhos de quem realmente entende do assunto, e de quem irá ser honesto contigo, eu vejo que de música todo mundo quer entender um pouco e as vezes alguns elementos dão uns palpites muito desnecessários, saiba a quem ouvir! Aceite apenas conselhos de quem realmente tem algo para te acrescentar! Fique atento também por que infelizmente há muita gente querendo ouvir só palavras bonitinhas e confundem as coisas! Há certos momentos que você terá que ser cobrado, não entenda isso como uma ofensa, entenda como um alerta que pode melhorar seu desempenho, tome cuidado também para não aconselhar errado uma pessoa, apenas opine sobre o que você tem conhecimento, apenas fale aquilo que realmente vai agregar para alguém, ás vezes para dar uma de entendido muita gente acaba falando muita besteira e acabam atrapalhando os objetivos de terceiros.



ROCK!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário