16 de novembro de 2016

Papo no Backstage :: Um disco para se ouvir na íntegra!


Olá Moçada!!!??

Mais um post aqui com vocês!!! Eu estava pensando... Ainda mais hoje em dia, como são poucos os discos que ouvimos da primeira música até a última sem pular nenhuma faixa e sem alterar a sequencia das mesmas!

Um disco é como um álbum de fotografia de um casamento, formatura, aniversário, etc... é algo para ser sempre relembrado e que registra um momento, sempre vemos um álbum de fotografia do início ao fim, é dessa forma que devemos fazer com um disco!





Porém isso tem ficado raro, pelos novos costumes de streaming que praticamente nos obrigam a curtir um artista de forma "fragmentada", pela demanda de mercado e pelo grande número de informações que recebemos, as vezes é tanta coisa que não conseguimos ouvir nem 10% de tudo que queremos ouvir.

É muito mais fácil hoje em dia gravar sua música e disponibilizar isso para um público, logo há muitos artistas, por um lado é bom, mas também há a dificuldade de gerenciar toda essa demanda!

Você consegue se lembrar qual foi o último disco que você ouviu na íntegra? Sem ao menos pular uma única faixa?? Eu lembro de alguns, tenho algumas referências aqui!

Um hábito que tem ficado cada vez mais incomum em nosso cotidiano, ouvir um dico inteiro. E isso é bom por que muitas vezes um disco trás um conceito, marca uma época, tanto em termos de elementos musicais quanto conceituais é sempre engrandecedor você ouvir o play inteiro!

O mercado tem uma parcela de culpa nesse fator, principalmente a música mais midiática, onde perdeu-se um pouco o valor conceitual de um disco e passaram a pensar uma única música que representa o disco inteiro como uma tendência de informação, ou seja aquela música X entre quase 20 músicas de um cd que vai ditar as rimas do próximo verão! Cuidado com isso, música pop emburrece!

O conceito "pop" trás à tona elementos de fácil assimilação, já mastigados há mais de 50 anos atrás, logo não te possibilita uma reflexão sobre o assunto, de tão mastigada, seu raciocínio absorve aquilo sem você perceber, por que na verdade você já vem absorvendo esse conteúdo há muito tempo, só é um lixo renovado ou reciclado, como preferir!

Ouvir música é um exercício mental, Miles Davis comprova isso! Muitos não estão ouvindo música, apenas mascando mais um bagaço já processado infinitas vezes, nisso perde-se o costume de admirar um disco, de você analisar a capa, as letras o conteúdo, as artes gráficas do encarte, isso quase não existe mais, apenas damos o play no youtube ou Spotify, tudo muito fácil, mas perigoso! Devemos estar atentos á isso! O mesmo com livros e notícias, lemos a manchete e queremos entender do conceito da notícia, não se lê mais livro, o Brasil é um dos países que menos se lê livros!

A música segue no mesmo formato, mesma tendência, poucos estão atentos a esse hábito de valorizar o artista e ouvir seu trabalho do início ao fim, não se compra mais cds, está tudo em fácil acessos nos streamings, um fator negativo para os novos artistas, é muito difícil você angariar novos seguidores, por que as pessoas não querem ouvir coisas novas, é muita informações, nossa mente é bombardeada diariamente por inúmeros novos conteúdos que temos na rede, temos a tendência de querer continuar naquela mesmice, nisso nos recusamos a ouvir coisas novas, as vezes a pessoa ouve uns cinco segundos de uma música X, não gostou e já muda pra outra, isso é algo muito injusto com o artista, você precisa entender o trabalho dele, você precisa ouvir o trabalho inteiro, por que ele se dedicou para produzir tudo aquilo, ele não apenas produziu uma música, ou apenas a introdução de tal, ele fez um disco inteiro há muta coisa lá para ser explorada, tome cuidado não julgue o novo artista através de seus velhos conceitos, se abra ao novo, se abra à arte, se atente as coisas novas e dê o devido valor para um trabalho artístico!!!! Abraço à todos!!!



ROCK!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário