7 de novembro de 2016

Técnica :: Guitar Monster Tricks #25 - John Petrucci


Olá Pessoal!!!

Finalizando então nossa série "Guitar Monster Tricks" Foi muito legal compartilhar essas ideias com vocês e saber que foi uma experiência bem positiva, pois recebi um feedback muito bom do pessoal que estava acessando, foi proveitoso também pois pude compartilhar um pouco das minhas influências, assim o pessoal pode me conhecer um pouco melhor como guitarristas!

Desafiador na intenção de... criar licks e padrões que remetiam esses caras que me influenciaram nesse 13 anos de estudos musicais na guitarra!

Pois é! 25 posts nessa série! Bastante né!!! Importante termos várias influencias! Há outras claro... Mas também não queria uma série de cem mil posts! rssss...

Não há melhor maneira de encerrar essa série se não com ele... o matemático, o cientista, o engenheiro, pesquisador da guitarra!!! Senhor John Petrucci... o qual eu admiro demais!!!!

Meu primeiro contato com Dream Theater foi em 2003 acho... no "boooom" do kazaa.. lembram dele? Garotada mais nova tenho certeza que não sabem do que se trata! Rssss... Mas com o Kazaa me permitiu conhecer inúmeras bandas (e inúmeros vírus também! rsss...) O Dream Theater foi uma delas! Um amigo meu me aconselhou baixar! e baixei o Images & Words, pirei em Pull Me Under!!!

Em 2005 um amigo amigo meu o "Vitão" me presenteou com o Live in Budokan, ai vi a performance do senhor Petrucci naquela época magrinho e estilo garoto caiçara!!! Nesse DVD pude conhecer detalhes de seus solos!!! De fato incrível!

O que posso destacar no Petrucci primeiramente é a precisão, sem igual! técnica apuradíssima, um conhecimento das propriedades rítmicas de outros planeta, o cara é uma calculadora musical! E de fato admiro muito caras assim e também um feeling animal!!!




Desenvolvi esse lick baseado em alguns solos que estudei dele, como Erotomania, As I Am, entre outros, Sim, ele é um cara bem completo e foi difícil escolher um só assunto para trabalhar nessa série, ele também tem um uso de arpejo muito interessante e único, que me ajudou muito na compreensão e estudo de tal técnica, mas quis priorizar as virtuosas palhetadas dele!

O exemplo segue na diatônica de Em, em fusas, algo muito comum do guitarrista, usando um pattern que está presente em vários solos do Dream e de sua carreira solo! A sonoridade remete bem as ideias do cara! Espero que curtam!!! Metrônomo na certa, comecem em semicolcheia, depois acelerem para as fusas!!!! Bons Estudos!!!


ROCK!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário