14 de dezembro de 2016

Dicas Rápidas :: Entendendo: Intervalos Musicais e Notas no Braço do Instrumento


Olá Moçada!!!!

Mais uma dica muito importante para vocês!!

Muitos músicos, de forma geral tem dificuldades em lidar com a enorme demanda de conceitos que temos para estudar e aplicar em composições ou improvisações!

De fato... Possuímos muitas coisas! Muitas coisas mesmo! Decorar tudo isso? Precisaremos talvez de umas seis vidas para cumprir com tal tarefa!



Aí que mora o grande vilão do músico! Não saber se comunicar com seu instrumento! Não entender os intervalos musicais e também não conhecer com praticidade todas as notas no braço da guitarra (ou algum outros instrumento musical!)

Não sabendo esses conceitos você se torna refém de ficar memorizando uma carga infindável de escalas, acordes, campos harmônicos e arpejos! Sério... Chega em um certo momento que se você não souber lidar com tanta informação você simplesmente não consegue conduzir as coisas pelo lado da "decoreba!". Isso vai te levar à um esgotamento metal e você nunca irá conseguir pensar esses fatores como música, e sim sempre como elementos já processados que você decorou ao longo dos seus estudos e a sua função se limita em apenas reproduzir tudo isso!

Estudar as notas no braço, entender as relações de intervalos, permite que você se comunique diretamente com seu instrumento, ficando menos focado em fórmulas de acordes e escalas, buscando resultados mais específicos! É muito legal pensar assim! Claro que é importante você memorizar escalas e acordes, usar o sistema 5, mas não podemos ser refém das coisas, não podemos estar submerso em nosso conhecimento, sem saber ao certo como usá-lo, devemos ter uma visão mais ampla sobre tudo isso! Nós dominamos o conhecimento e não o conhecimento que te domina! Dessa forma você vê um horizonte bem maior para aplicar tudo o que você estudou em suas composições e improvisações, ou até mesmo para analisar a composição de um determinado artista!

Entender esses fatores (notas no braço e intervalos) te permite relacionar os conceitos! Buscar as escalas e acordes através dos intervalos, se resolver de maneira independente! Permite que você manipule, vamos assim dizer as fórmulas já existentes, você não precisa apenas memoriza-las, você também pode trabalhar através delas e gerar novos resultados! E isso é bem legal, entender o braço e conhecer as relações entre as notas te permite uma comunicação mais exata e direta com o instrumento! Viabiliza muitos conceitos! Economiza muito mais seu tempo, as vezes aquilo que você levaria meses para entender, usando esse caminhos em algumas poucas horas você já resolve! Atente-se á isso! É um conceito importante!!!! Um forte abraço á todos!



ROCK!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário