13 de dezembro de 2016

Dicas Rápidas :: Improvisando por Corda / Abordando Sessões Rítmicas


E aí Moçada do Guitar Tech!!!!

Mais uma dica muito interessante para vocês aqui no blog! Um dos assuntos que muito tenho abordado recentemente é a questão da improvisação! Sempre um momento ou outro um aluno curioso pede alguns toques sobre! E a gente tem que sempre se reinventar na guitarra para trazer sempre soluções novas nesse ponto!





Sabe... Já tenho quase quinze anos de estudo diário na guitarra! Então... Obviamente vejo e revejo os conteúdos!!! É muito comum... Não há nem como fugir disso, com o tempo você fica um pouco "padronizado" vamos assim dizer, a habitualidade dos treinos naturalmente acaba fazendo isso contigo! E as vezes uma ideia ou outra acaba escapando! Por isso é sempre bom se reinventar!

Por dar aulas, eu tenho a obrigação de estar sempre me reinventando! Até por que enche o saco estar falando sempre as mesmas coisas! De forma automática acabo me reciclando, sempre quando alguém me pergunta sobre um determinado assunto, tento trazer o conteúdo de uma forma ainda não abordada anteriormente! Isso é bom! Por hora ando lidando muito com a improvisação, para estudo próprio e também para o pessoal que faz aulas comigo!

Então... Vendo e revendo os conteúdos sempre acaba surgindo uma abordagem nova!

A dica da vez é... Improvise por cordas! E aborde uma sessão rítmica! Ok! Mas... Como faremos isso!? Vamos com um assunto de cada vez!

Improvisar por corda! É muito legal fazer sua improvisação dessa forma! Do mais.... Quando você se limita nos seus treinos, mais original será sua forma de abordar e encontrar as ideias! Na intenção de... Se virar com o que tem! Você se limita por um lado, porém se exige de outro! Pense nisso! Faça esse experimento... Você verá o quão legal pode ser!

A outra ideia...  Abordar uma sessão rítmica!!! Você pode extrair de uma música ou algum treino de leitura, ou até mesmo você pode estabelecer essa sessão rítmica... Enfim... o treino por sessões rítmicas consiste em simplesmente você de uma forma ou outra abordar uma sessão rítmica e usar isso na sua improvisação, de várias formas! Você pode manter a sessão rítmica e ir trocando as notas e os shapes da escala, pode até pensar em uma única nota! Pensar a melodia em apenas uma nota! E isso não é tão simples quanto você imagina! Fazer melodia com uma única nota é de fato algo trabalhoso! Experimente também tocar a sessão rítmica que você abordou usando cada compasso em uma nota, ou até mesmo juntando os dois treinos.... Você pode pegar uma determinada progressão rítmica e trabalhar ao longo de uma corda! Pense dessa forma!!! Leve em conta essas dicas! Serão bem satisfatória para seu progresso! Você pensará a improvisação de forma mais independente, sem ficar tão refém dos shapes!



ROCK!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário