13 de dezembro de 2016

Dicas Rápidas :: A Importância do uso dos Arpejos!



Salve, Salve Moçada!!!! Como estão as coisas por aí!? Aqui tudo segue no Ok!

Eu sei que é muito fácil na hora das nossas improvisações a gente se guiar mais pelas pentas e diatônicas, no fim isso acaba até sendo meio instintivo! E se a gente não se policiar logo nos viciamos nesse molde e esquecemos de explorar muitas outras coisas legais!





O arpejo, como costumo dizer é um atalho para o acorde, pois reflete de forma melódica (ou não) todas as notas do acorde... Nisso há uma série de possibilidades e aplicações!

Na guitarra temos a famosa técnica de Sweep Picking, onde literalmente varremos as notas do arpejo, o efeito visual e sonoro dessa técnica é muito legal! Quem é que nunca viu as técnicas doidas do Frank Gambale ao usar os arpejos, ou até mesmo o Edu Ardanuy fazendo uns arpejos com tappings de forma muito virtuosa!

Porém não é a única maneira que podemos explorar os arpejos, há outras concepções! Ah!!! Importante não confundi, muita gente acha que o arpejo é a técnica de varrer as notas, Não não!! O arpejo é um conceito teórico musical, vamos assim dizer, o Sweep Picking é a técnica que usamos para aplicar os arpejos em nossos solos!

Isso ocorre muito no Jazz, as vezes temos muitos acordes de funções e tonalidades diferentes, dentro de uma mesma progressão harmônica, podemos usar os arpejos desses acordes  e de uma forma bem prática conseguimos corresponder à tal sonoridade!

 Outra maneira de se aplicar os arpejos é pensar nas sobreposições, sabemos que no fim, resumindo as funções da música uma melodia acrescenta as notas na harmonia, ou seja se eu estou sob um acorde de "C" e acrescento um arpejo de "Em", a soma desses intervalos irá gerar um "Cmaj7". E assim por diante, considerando o Campo Harmônico podemos gerar inúmeras sobreposições!

No geral podemos usar todos os arpejos de um determinado tom, já que os arpejos possuem as mesmas notas do acorde as vezes na intenção de ter uma sonoridade mais direcionada pode ser uma boa opção ou também para fugir um pouco das sonoridades mais comuns geradas pelas escalas, as possibilidades, combinações são muitas, o lance é experimentar e estar sempre buscando novas ideias!!!! Boas Pesquisas no braço da sua guitarra!!!!!



ROCK!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário