3 de dezembro de 2016

Os 5 Conceitos :: Fatores Indispensáveis para uma boa Improvisação!


Olá meus amigos do Guitar Tech!!! Como vão todos vocês!??

Fico feliz pelo feedback positivo que estou tendo dessa coluna "Os 5 Conceitos." De certa forma é uma maneira bem organizada de se estruturar os conceitos á serem trabalhados na guitarra e na música.

Hoje falaremos sobre Improvisação! De fato... quem é que não gosta de ouvir e conversar sobre esse tema não é! Resolvi fazer o mesmo aqui... Aproveitar que o pessoal está acessando bastante e vamos aqui trazer os principais fatores para que você improvise melhor!





1-) Referências!

Sem referências, nada conseguiremos fazer, não é mesmo! Você precisa ter algumas influencias para isso! Pesquise! Ouça bastante música, ouça os caras que você curte, procure ouvir grandes improvisadores, não apenas os guitarristas, ouça os pianistas, baixistas, saxofonistas, quanto mais referências melhor! Ouça outros estilos!


2-) Cartas na manga!

Nada surge do nada! Não encare a improvisação como algo despretensioso! Tenha alguns licks, algumas passagens já prontas, consulte suas referências e pesquise alguns licks e também crie os seus! Uma ideia sempre irá gerar outras, quanto mais você improvisa, quanto mais você estuda, mais ideias você terá, faça do seu "solo" um "solo" fértil! Rsss....


3-) Improvise em outros gêneros musicais!

Preferências todos nós temos! Eu tenho meus estilos preferidos (Rock, Metal, Prog, Djent) mas eu sempre tento me aventurar na área do Fusion, Blues, Funk! Isso é importante, por que a improvisação mostrará suas falhas, de certa forma você irá se atentar á elas e procurar corrigir-se! O trabalho do improviso é importante por isso, quando estamos estudando um material de um certo guitarrista, já temos um caminho traçado, quando nos aventuramos na improvisação nós tiramos isso da frente e passamos a traçar nossos próprios conceitos!


4-) Planeje-se!

Pense seu improviso, não vá muito nessa onda que muita gente diz, que improvisar é sair colocando um monte de notas na harmonia, sem ter uma devida organização! Pense aquilo que você está tocando! Determine as passagens, determine os temas, não se esqueça que... É sempre importante pensarmos um tema, o seu improviso... precisa ter um tema.... se o backing track tem mais de uma passagem pense temas diferentes, desse forma você consegue uma improvisação mais sólida e organizada.


5-) Harmonia e Timing!

Muitos guitarristas ignoram a harmonia! Na ânsia de fazer os solos, sair improvisando, muitos esquecem que o estudo da harmonia é fundamental para um bom improviso! Afinal... Toda boa improvisação, começa por uma boa harmonia!Pense sobre... Antes de improvisar, toque essa harmonia, de uma certa forma tocando a harmonia você começa a filtrar os conceitos na hora de fazer os solos! Pense sobre os intervalos e pense em qual intervalo trabalhar para um determinado acorde! Importante você estar de acordo com o groove, trazendo as figuras e sessões rítmicas muito bem definidas em relação ao que está tocando, e isso muda! Se você está tocando um blues você terá uma certa interpretação, se for um jazz, um funk ou um rock, improvisaremos de forma diferente, essa é a importância em se ouvir de tudo e improvisar em coisas diferenciadas!!!!!



ROCK!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário