3 de dezembro de 2016

Os 5 Conceitos :: Organizando as Tarefas da sua Banda!


E aí Pessoal!!! Tudo bem?

Bom... Vejamos... Hoje o post não é somente para os guitarristas (na verdade nunca os posts são apenas para os guitarristas!) Mas é que hoje eu queria falar em um composto mais amplo! A sua banda!!!





De acordo com dados do IBGE nem 5% das bandas passam das portas do estúdio para os palcos! Rsss... É brincadeira claro!!! Rsss... Mas enfim!!! Isso de fato é sério!! São pouquíssimas as bandas que saem dos estúdios e vão para os palcos, aquelas que ganham uma grana com isso? Aqueles músicos que conseguem fazer de sua banda parte de sua receita mensal! Com certeza uma porcentagem mais tímida ainda!

Porém hoje iremos conversar um pouco como organizar e otimizar os trabalhos na sua banda!!!!

Galera!!! Organização é tudo! Com organização você consegue direcionar melhor suas funções, abordar mais coisas durante o seu cotidiano e assim fazer dos seus trabalhos algo mais efetivo!

Enfim... Vamos à eles!!! Cinco conceitos para que sua banda chegue ao Hall da Fama!!!! Rsss...


1-) Escolha os caras certos!

Obviamente uma boa banda começa por caras responsáveis que NO MÍNIMO cumpram de forma satisfatória com suas funções dentro de uma banda! Peça indicação de amigos, analise a reputação dos caras! Evite aquele tipo de pessoa que chega atrasado, que não prepara o repertório, que não está muito preocupado com o desenvolvimento da banda, que não tenha boas ambições, que não tenha garra e vontade de crescer!!! Pense em procurar os caras certos! Pense em um equilíbrio de fatores, não é por que o cara toca muito bem que ele é a melhor escolha... Está cheio de gente que toca muito, mas não tem o mínimo compromisso com nada!


2-) Horários e Rotinas!

Fugir da rotina você foge nas férias! Não se preocupar com horários você não se preocupa no seu momento de lazer! Tenha uma rotina de ensaios para que sua banda tenha sempre um progresso! Chegar no horário é obrigação não opção!


3-) Delegue Funções!

Analise seus companheiros! Cada um tem um perfil, cada um tem um "talento extra" além da música! (detesto a palavra talento! Mas não achei nada melhor!!) Enfim... Uma banda não apenas se resume aos fatores ensaiar e tocar! Há inúmeras coisas rolando! para a banda o show sempre começa mais cedo! Tem questões administrativas, contatos com produtores, direção de arte... Enfim! Não é legal ficar tudo nas costas de apenas um membro! Defina as coisas! Um cuida do caixa da banda (administração) o outro vai cuidar da imagem e divulgação (fotos, site, logo, releases e etc...) O outro vai cuidar da parte de contatos e booking (agenda de shows) Um outro membro é responsável pelas questões de ensaio, definir repertório, horários e dias de ensaio! Enfim.... Pense no "Extra Palco" Caso contrário sua banda terá dificuldades em progredir!


4-) Defina o conceito da banda e nicho de atuação!

O que é isso!? É você traçar um perfil de atuação de mercado da sua banda! Muita gente monta uma banda e não pensa nas questões externas! Ok... vocês tem uma banda!!! E vocês vão tocar para quem? Qual o público que vocês querem atingir? É um trabalho autoral ou covers? Definindo bem as coisas a banda fica mais determinada e localizada, evitando que vocês fiquem perdidos em relação ao que de fato se resume o trabalho! Não pensem apenas em construir o repertório baseado nos interesses pessoais dos integrantes, por que assim vocês vão tocar um pouco de autoral, rock nacional, um pouco de internacional, algumas coisas de pop, um reggaezinho para deixar a namorada feliz e um MPB pra sua tia que adora te ver tocar! Rs... parece piada mas é verdade! Defina as coisas! Ninguém vai contratar uma banda que não tem uma definição sólida!


5-) Precifique as coisas! E saiba negociar!

Esse ponto é delicado! Por mais que para você música seja uma diversão! Tudo tem um preço! Por que no geral sua banda tem despesas! Com ensaios! Não só isso! Se você tem uma banda você provavelmente fez alguns anos de aulas ou ainda faz! Pense no quanto você já investiu de aulas!? Pense no equipamento que você está carregando!? No combustível que você gasta se deslocando para ensaios e shows! Agora multiplique isso pela quantidade de membros que tem sua banda! Não se assuste se o valor for correspondente à um carro zero! Entende! Você também teve um investimento para estar lá! O fator "Precificação" É importante para as coisas saírem do informal, e ter um valor é importante! No popular... Não deixar virar zona! Se tem grana envolvida, a negada sabe que tem que respeitar prazos, horário, regras e determinações! Em muitas casas que já toquei rolou contrato com firma reconhecida! É importante trabalhar dessa forma, não deixa de ser uma proteção para quem é prestador de serviços e para quem está contratando a banda! Pesquise o mercado! Analise o porte de sua banda! E defina um preço! Saiba negociar... O momento que estamos... economicamente falando está bem difícil... Muitas casas de shows suspenderam ou cancelaram contratos, outras redefiniram a forma de negociação com as bandas, aproveite o momento para saber negociar seus trabalhos, tenha jogo de cintura, tenha um bom papo e boa sorte nas negociações!!! É isso aí meu povo!!!! Sou sempre muito grato de dividir com vocês tudo que aprendi nesses anos de profissão, espero que isso ajude a termos cada vez mais bandas em nossos cenários musicais!!! Abraço á todos!!!




ROCK!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário