5 de dezembro de 2016

Os 5 Conceitos :: Otimizando seus Treinos de Escalas


E aí Pessoal!!! Tudo em uma boa!? Espero que sim!

Como o blog nunca para.. E definitivamente nunca irá parar! Seguimos com mais um post! Estava pensando hoje sobre um assunto, uma dificuldade em comum entre os guitarristas aí lembrei da questão, escalas, tonalidades e aplicações! Como manter tudo ativo no raciocínio e como lidar com tantas informações! Enfim... Vamos lá! Cinco conceitos que farão você ter um treino mais efetivo nas intermináveis escalas na vida de um guitarrista!





1-) Conheça a escala a ser estudada!

Nesse ponto eu digo! As coisas não surgem do nada, seja um pouco "historiador". Tenha curiosidade de entender de onde veio aquela escala e como ela age nos sistemas musicais, por exemplo a penta surgiu em umas somas malucas de intervalos musicais feitas pelo matemático (pirado) Pitágoras! A japonesada... Séculos depois curtiu a ideia removeu um intervalo e passou a fazer um som! O resto não precisa nem dizer né! Disseminou em variados gêneros musicais! As escalas naturais surgiram na intenção de organizar a estrutura intervalar natural (leia-se sem acidentes) das coisas! (Acidentes não apenas referem-se aos # e b, acidentes são notas fora da estrutura intervalar natural de um determinado tom! Cuidado com esses detalhes! Ok!?) Os modos surgiram para corresponder certas relações harmônicas que a escala natural poderia gerar sobre os acordes do campo harmônico (modos = acorde, modos =/= de escalas!) A escala harmônica surgiu para corrigir a falta de um acorde dominante no C.H. Menor, assim como a escala melódica, surgiu para corresponder ao "tosco" intervalo gerado entre o VI e o VII da harmônica! Viram.... Como uma coisa puxa a outra! Entender o histórico de uma escala facilita que você compreenda muitas outras coisas! Atente-se á isso é importante!


2-) Atenção aos intervalos de tal escala!

Ficar memorizando shapes feito um chipanzé reprodutor de ideias não é a única função do guitarrista, o "Fordismo" já ficou para trás há muito tempo! (Não sabe o que é fordismo?? Vá estudar geopolítica!) Pense de forma mais direcionada! Entender os intervalos, permite que você entenda o "comportamento" de uma escala, determinar se ela é maior ou menos, se é alterada ou não... além de direcionar (straight to the point!) suas aplicações!


3-) Treine com um backing track!

Mil vezes melhor do que praticar com o metrônomo!! (Não que isso seja ruim! Apenas... Há melhores caminhos!) Treinando com o backing track além das escalas você desenvolve...

-Senso Rítmico
-Senso Melódico
-Relação Escala x Acorde
-Intervalos (Percepção Melódica)
-Temas e Motivos
-Intenções Melódicas

E muito mais! Além de ser uma prática mais musical!


4-) Treinem em todos os tons!

Cara isso é muito legal! Tenho feito isso á medida dos possíveis! Com o tempo seu raciocínio fica muito mais rápido! Organize-se, treine as escalas e os improvisos em todos os tons! Procure backing tracks nos ciclos de IVs e Vs, isso facilita e organiza o processo!


5-) Pense por Regiões!

Um pensamento meio jazzístico! Apesar de que.... sou um guitarrista nato de Rock (Prog Metal e Instrumental). Mas certas horas  é inevitável pensar dessa forma mais calculista vamos assim dizer, a função da matemática na música é maravilhosa! Você pode por exemplo determinar um tom e estudar todas as possibilidades de escalas e arpejos que você tem um uma determinada região! E assim ir seguindo! Explorando outras regiões e tonalidades!

É isso aí pessoal! Espero que tenham gostado das dicas! São muito válidas! Tentem aplicar isso em seus estudos diários! Vocês verão as evoluções acontecendo nas primeiras horas de estudos!!! Um abraço!!!!



ROCK!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário