12 de dezembro de 2016

Os 5 Conceitos :: Tirando Músicas de Ouvido!


Fala Moçada do Guitar Tech!?

Chegando com mais um post! Um tema importante que as vezes o pessoal esquece! Como desenvolver um bom ouvido melódico, e tocar as músicas que curtimos de ouvido!

Algo que está ficando cada vez mais raro! Recursos de internet e aplicativos que viabilizam os estudos musicais, tornando as coisas mais rápidas, porém mais viciosas! De fato, se não pararmos para estudar a percepção, ela não se desenvolverá sozinha! É algo a ser exercitado! Claro que, alguns possuem uma boa facilidade em relação à isso, e acabam pegando de forma bem natural todas as músicas de ouvido! Porém muitos acabam tendo dificuldades, apelam para as tablaturas e nunca desenvolvem o ouvido melódico!

Segue então cinco dicas infalíveis para você treinar sua percepção e progredir cada vez mais nesse conceito tão pouco explorado nos dias de hoje!






1-) Estude Percepção!

Um grande erro achar que o aprimoramento do ouvindo vem com o tempo! Por que dê fato não vem! Se não houver treino e estudo nada acontece! Comece treinando intervalos agudos e graves, ainda sem pensar na nota só definindo suas alturas, isso facilitará muito seus treinos futuros! Após isso comece a treinar as terças, maiores e menores, são talvez os intervalos mais importantes do sistema musical ocidental, pois são eles que definem a música entre maior e menor! Simplifique as coisas, pense bastante através dos intervalos maiores e menores, como disse a terça determina um acorde, no geral pensando de forma mais direcionada, a música como um todo é dividida entre maior e menor! acordes diminutos também são menores, bem como os aumentados são maiores, obviamente cada acorde possui uma função específica, mas para facilitar seus treinos pense dessa forma!


2-) Escute bastante a música! Se possível já tente determinar a tonalidade!

Sim!! Ouça bastante a música que você pretende tocar, de uma maneira ou outra apenas ouvindo você já consegue absorver algumas informações, se possível determine a tonalidade, isso facilitará os processos futuros!


3-) Inicialmente, encontre as tônicas, depois as coloque dentro da função do Campo Harmônico

Quando falamos em tocar uma música, aprendendo de ouvido, não queremos dizer que você tenha que tirar todos os detalhes dessa música tenho apenas o ouvido como seu único recurso! As frequências graves dentro de uma música é muito mais fácil de distinguir do que as agudas ou médias! Localize os baixos, depois pense nas funções do Campo Harmônico! Lembra de quando eu falei que estudar a classificação das alturas das notas seria importante!!? É isso aí! Rsss..


4-) Tenha uma referência!

Estudar percepção, seja a forma que for, por músicas ou por intervalos, enfim é sempre algo muito abstrato, não é um conteúdo que você senta, estuda e compreende! É algo mais relativo, por esses fatos muitos músicos costumam relacionar os sons com algo que elas possuem uma referência mais segura como cores e sensações, isso facilita na intenção de determinar as classificações de intervalos entre as notas musicais


5-) Ouça os Naked Tracks!

O que seria um naked track!? É uma linha aberta de um determinado instrumento! para a galera que curte rock e metal, tocar os sons de ouvido é sempre um desafio maior, por que geralmente as linhas de guitarras são mais trabalhadas, ouvir o naked track facilita você se concentrar unicamente no som que você precisa tirar!

É isso aí moçada!!! Espero que as dicas sejam úteis! Um abraço!!!



ROCK!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário