26 de janeiro de 2017

Dicas Rápidas :: A Importância de estudar outras referências


Olá Pessoal!! Como vão todos vocês!!??

Vamos com mais uma dica rápida, ou nem tão rápida assim! Rsss...

Hoje a ideia é levar um papo sobre o fato de que seus estudos musicais nem sempre precisam se limitar ao seu instrumento, na verdade pelo contrário... quanto mais você expandir os horizontes e as formas de se estudar... Melhor!

Chega um momento que é preciso buscar por novas visões... Não que um certo instrumento seja limitado, isso não existe, é possível descobrir coisas novas em qualquer instrumento sempre! Digo na questão do raciocínio.... As vezes é bom expandir isso!





Minha primeira experiência com esse tipo de coisa foi quando eu parei para estudar uma música do Dream Theater (Another Day). E curti muito os solos de saxofone à ponto de querer estudar tais solos, depois que eu tirei os dois solos de sax que tinha na música eu fiquei bem surpreso com o resultado, havia coisas muito próximas a guitarra, outras a textura do solo me obrigava a usar uma determinada técnica (nesse caso em específico, técnicas de ligado) vi que certas coisas estavam ao meu domínio porém havia algo para se explorar naquele estudo! Não era algo que eu estava habituado!

Em algumas situações na minha vida como professor de guitarra eu tive que dar aula para um baixista e um baterista, o que eu fiz foi simplesmente tocar com os caras, e vi que para eles isso foi muito positivo, sabe aquela sensação de estar 'saindo do seu quadrado!' Isso de fato é muito importante, particularmente foi uma experiência muito boa!

Passei a estudar outras linhas na guitarra, principalmente piano e sax, que são instrumentos que "completam" bem a guitarra..... gosto muito da visão dos pianistas sobre os conceitos de harmonias e arpejos, também curto muito as linhas melódicas que a galera do sax faz! Também sou fissurado em bateria! Rssss... Vira e mexe estou vendo vídeos e reparando como os caras tocam, não deixa de ser um estudo e isso é muito importante, a parte rítmica dos bateristas geralmente é muito bem desenvolvida!!!!

Enfim... Concluindo a ideia! Eu vejo que há sempre coisas novas para se explorar no instrumento que tocamos, porém cada um deles possui um raciocínio sólido, o qual naturalmente a gente fica meio encrustado não é mesmo! Rsss... Estudar outras referências de outras tessituras ajuda a ampliar mais nossos raciocínios e trazer coisas novas para o instrumento que tocamos!!!! A música é muito ampla e cada instrumento é responsável por uma parcela dessa amplitude toda, quanto mais expandimos nossos horizontes, maior é nosso crescimento!!! Valeu moçada.... Um abraço à todos!!!!




ROCK!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário