29 de janeiro de 2017

Dicas Rápidas :: A importância de manter tudo na ativa!


Salve! Salve!! Moçada!!!

Mais um domingão ensolarado (e poe ensolarado nisso!! Rsss...) em nossas vidas e uma dica muito interessante!!! Pra ser sincero com vocês... Muitos temas de exercícios, dicas e ideias que coloco aqui são coisas que estão em empepinando durante meus estudos e afazeres musicais... acho que isso é até natural! Rsss...

Eu estava discutindo sobre... com alguns alunos e colegas de trabalho... A diferença entre... Quem você é.... e  Quem você realmente está preparado para ser... Mas calma!!! Não estou eu aqui querendo causar nenhum conflito existencial... Rssss!!! E Nem fazer você gastar dinheiro com psicólogos! Hahaha!!






Falo isso em relação a música.... traduzindo um pouco essa temática! Não sei!!! Mas isso deve acontecer com vocês... Ás vezes eu pego a guitarra... E penso mil coisas... inúmeras possibilidades de arpejos, escalas, licks, porém quando a coisa está rolando... vamos assim dizer.... Na hora de improvisar... por exemplo... parece que... muita coisa some e a gente vê que há uma diferença muito grande em quando você senta e tem tempo para pensar em tudo e quando você precisa agir de forma imediata! Não é mesmo?? Já passaram por essa situação também!?

E então o que fazer? Por que isso acontece? Eu acredito que há inúmeros fatores que nos deslocam para um determinado ponto, obviamente aquilo que você consegue colocar com clareza no imediato da coisa são elementos que estão automatizados certo!? E geralmente cada um tem um ponto de automatização... vamos assim dizer!!! E cada um tem um nível de exigência e vai trabalhar um ponto de automatização diferente.... Por exemplo.... com certeza um guitarrista como o Frank Gambale tem mais coisas no modo automático que o Slash por exemplo.... não dizendo que um é melhor que o outro.. apenas que o som de um exige mais que o som do outro em uma determinada situação ok? Então vai muito da intenção e necessidade do guitarrista.... Do que... e como ele quer trabalhar os elementos! E você pode ter certeza... que nos estudos.. nas práticas diárias... tanto o Frank Gambale quanto o Slash devem pensar muito sobre isso também! Também são humanos certo! Rsss...

Do mais acho que há algumas maneiras de automatizar outros elementos, há aquela questão instintiva de cada guitarrista... que tem até uma certa relação com o que disse anteriormente.... às vezes sem perceber a gente acaba priorizando algumas coisas e se esquecendo de outras! E nisso construímos nosso modo de tocar....

A primeira dica é.... tentar expandir isso... treinar todos os dias as improvisações... Estar atento aos recursos que temos... trabalhar por região explorando bastante os shapes das escalas e arpejos! E também improvisar em todos os tons!

Uma outra ideia bem legal que tenho feito recentemente até com os alunos mais avançados e tem surtido ótimos resultados.... Improvisar por shape de escala.... Por exemplo determine uma escala a ser usada.... Pegue o primeiro shape... dê o play no backing track e improvise só nele... dessa forma você trabalha no mínimo.... e é legal... por que você diminui praticamente todas suas possibilidades... ficando apenas com um shape para tocar... nisso você terá que buscar recursos nessa região certo!? O bom é que você se reconecta com coisas que você aprendeu muitos anos atrás e que a habitualidade dos seus estudos diários te colocou em uma rotina... Então é comum... você ver um aluno que já toca há muito tempo pensar... Caramba... Mas eu nunca tinha pensado nessas possibilidades dentro do primeiro shape da penta... Interessante não... reduzir os recursos... para procurar outros!

O que de fato acontece é que temos um ponto de conforto... e sempre estaremos agindo perto disso! Quando vamos acrescentando elementos e mais elementos, naturalmente vamos tirando algumas coisas, e às vezes nem percebemos! e quando nos damos conta... pronto... já estamos 'preso' em determinados conceitos! Achei muito válido a ideia de improvisar por shape... é mais fácil trabalhar dessa forma, mais fácil visualizarmos os recursos que temos e conseguirmos ter resultados mais distintos e logicamente ampliar os conceitos que podemos aplicar de forma imediata em uma improvisação! É isso aí meu povo!!!! Bons estudos para todos!!!!



ROCK!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário