8 de janeiro de 2017

Os 5 Conceitos :: Exercitando sua Inteligência Criativa


Salve Meu Povo!!!! Voltando a ativa no Guitar Tech com força total!!!!

Nesse post iremos falar sobre criatividade e de fato definir o que seria isso e como desenvolver essa virtude relacionando com universo da música e composição!

Não acredito na criatividade como um dom, talento, força divina ou qualquer coisa nesse sentido! Vejo a criatividade como um modo de inteligência que deve e pode ser desenvolvida! Porém é um grande tabu que enfrento nos cursos de guitarra... Muita gente pergunta sobre esse conceito e eu resolvi definir cinco tópicos que vão ajudar vocês a desenvolver uma inteligência criativa mais aguçada!






1-) Quebre todas as barreira do preconceito artístico!

Não há um lugar melhor para esse item senão no topo da lista, importante entender que arte não é só música, e que música não é apenas aquilo que você ouve! Se você é músico não se limite apenas a música, confira algumas pinturas, esculturas, manifestações artísticas além das que você já conhece, pesquise sobre as eras artísticas, sobre as cores, tente enxergar uma relação de cores e sons (isso é muito legal!!). Não se limite apenas ao seu gênero musical, ouça de tudo, de tudo mesmo!



2-) Enxergue além do óbvio!

Sabe aquele café que você tomou hoje a tarde? Que cor era a xícara? Qual o formato dela? Obviamente você não vai lembrar certo? Por que algumas informações passam despercebidas, no próximo café tente enxergar outras formas e outras cores na sua xícara, é um exercício além do óbvio, que vai estimular sua criatividade!



3-) Do Ridículo ao elegante... Componha e conheça mais sobre você!

O auto-conhecimento te coloca em um ponto de segurança maior e te ajuda a explorar de forma mais satisfatória suas virtudes criativas, quanto á isso não há dúvidas! Porém muita gente se subestima nesse conceito, não compõe por não se achar bom o suficiente para isso! Esteja compondo à todo o momento seja o que for!!! Filtre e aproveite as boas ideias!!! Eu sempre gostei de compor! Mas nem sempre componho coisas boas, apenas filtro aquilo que é aproveitável, o meu primeiro contato com a guitarra, foi através da composição, eu nada sabia então eu ficava lá fazendo umas posições bem toscas e tentando tocar alguma coisa, hoje em dia eu ainda lembro da minha primeira composição e as vezes toco ela durante as aulas, só para tirar um sarro e mostrar para os alunos que qualquer um pode ser um compositor, do ridículo ao elegante!



4-) Improvisação!!!

Quantas mil vezes eu já falei sobre improvisação nesse blog não é mesmo!? Rsss... Pois é! O improviso pode ser um incentivo (um chutão na bunda!! Rsss...) Para que você comece a compor, as vezes você está lá improvisando e surge algumas ideias e você as guarda (75% dos posts do Guitar Tech surgem dessa forma!) Ou as vezes você passou a tarde toda estudando improvisação e esse tempo de estudo é 'convertido' em repertório de ideias, aumentando as chances de uma boa composição!



5-) Exercite e cuide da sua mente!

Esse processo para mim começou quando criança! Por mais que pareça besteira, é cientificamente provado que aqueles brinquedos de montar (no meu caso LEGO!) exercita muito a criatividade de uma criança! Então eu era aquele carinha doido que ficava montando prédios, carros, cidades, no LEGO, até um momento que as vezes eu pensava uma brincadeira como uma solução para meu cotidiano (Várias vezes através do LEGO eu criava alguma coisa útil que me ajudava em algo durante meu dia á dia) Ou seja... nesse ponto as coisas ultrapassavam o campo da brincadeira e se tornavam em soluções práticas para algo... Logicamente não estou dizendo que vocês devem comprar um kit de LEGO e sair montando coisas por aí, mas para mim uma simples brincadeira se tornou um ótimo exercício de inteligência criativa, pois à partir de um ponto eu passei a pensar algumas soluções com os recursos que eu tinha no momento! Estava exercitando meu raciocínio.. e isso foi e é... muito benéfico, é bom não manter a mente estagnada, pesquise sobre inúmeros assuntos, relacione outros hobbies que você possa ter com a música, pratique um esporte, viaje e conheça novos lugares, enfim mantenha sua mente sempre na ativa!!!! Abraço á todos!!!!




ROCK!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário