8 de fevereiro de 2017

Papo no Backstage :: Resiliência! A capacidade de se reinventar!


Olá Pessoal! Como vão vocês? Espero que todos bem!

Hoje vamos conversar sobre a capacidade de se reinventar em tempos difíceis! Aproveitando a situação financeira e política do país resolvi escrever sobre tal assunto!

Bom... Em um contexto mais amplo sabemos que a condição do Brasil não é satisfatória e não há previsões animadoras para isso!



No geral eu vejo... Muita gente desempregada! Eu paro e penso... "Como é que essa família está se virando, seis meses sem renda!?" Eu acordo diariamente, respiro fundo e vou para minhas funções profissionais sabendo que nada está fácil!

Tudo aumentou de preço! Principalmente os itens básicos os quais o trabalhador e sua família não podem se abdicar... transporte, alimentação e outros! lazer e cultura já foram riscados das prioridades do brasileiro há muito tempo! Tudo isso reflexo da forma horrenda e sacana de se governar um país, enfrentamos no momento talvez a pior crise financeira das últimas décadas, tudo resultado de inúmeros atos de corrupção! Não há como... Uma hora isso iria quebrar! Tanto PT, PSDB, PMDB, não favoreço nenhum, eu até acho que os partidos deveriam ser unificados, já que o interesse entre eles é o mesmo... e eu não preciso nem escrever aqui quais são tais ambições dos nossos queridos amigos políticos por que vocês já sabem! Não sou partidário por que não sou otário! Não vou subir bandeira de vagabundo! Enfim... Não estou aqui para falar de política.. Até por que sempre me concentro em coisas boas, onde há esperanças de um caminho melhor... e em termos de política brasileira e corrupção, eu não vejo a mínima chance de melhorias, ao meu ver o diagnóstico é terminal!

O ponto que quero levantar... O reflexo de tudo isso em nosso cotidiano! Como vamos reagir e como vamos nos portar diante de tudo isso!

Vejo a sociedade se movendo e se adaptando à uma nova realidade... Ou estamos pacificamente aceitando as coisas como elas tendem a ser!?

No geral o termo é Resiliência! E como resistir a uma situação difícil... e como se reinventar!? Ser músico me ensinou a ter metas, planos e o mais importante... subplanos! Estar realizando o (A) mas já estar com o (B) e o (C) na, mão caso necessário... e já estar pensando sobre o (D). Em meio uma guerra seu arsenal e munições são motivos de sobrevivência meu caro!

Vejo também muitas pessoas esgotadas, chegando no fim de suas expectativas e isso é grave... Sem emprego, sem alternativa, tudo muito caro... O desequilíbrio é enorme! Para quem ainda está trabalhando, tem um bom salário, tem uma certa garantia, já está difícil... Imaginem para um pai de família que tomou um pé no traseiro, já tentou mil coisas, já pensou sobre inúmeras alternativas, o dinheiro acabou, tudo está mais caro... Não me espantaria esse cara entrar no mundo do crime, não que isso seja certo, mas crime por crime essa é a socioculturalidade de Brasil!

No geral vejo as pessoas mais irritadas, mais individualizadas, mais presas em suas particularidades, tentando garantir o que é possível, quem tem emprego tem medo de perder, quem já perdeu tem medo de ver sua família passando fome e quem nessas condições está... Parte para o instinto das coisas... Vocês devem entender o que estou falando... Será que estamos regredindo!? Eu vejo as pessoas mais desanimadas, menos esperançosas, eu vejo gente desistindo e jogando a toalha! Vejo gente trabalhando o dobro para manter a metade e isso desequilibra o cara!

Comemos de forma mais rápida, ou comemos menos, passamos menos tempo com nossas famílias, vemos menos nossos amigos, tudo na intenção de produzir mais, produzimos mais, para render ao máximo para garantir o mínimo, aos poucos o sistema que estamos envolvidos vai mudando nossa trajetória, logo viramos escravos de nossas funções!

Vai se manter quem ao meio de tudo isso souber se equilibrar da melhor forma possível, seu estado emocional, reflete no seu pessoal, influencia no profissional, vi divórcios, vi gente deixando o emprego por que já não mais aguentava uma situação dessas! Vejo gente discutindo, maltratando pessoas próximas, e isso refletindo no outro. Se você exterioriza coisas ruins, alguém vai interiorizar isso ok!? Quando o ódio e a indiferença supera o amor e a capacidade de compreensão nos é apresentado a ignorância, a indiferença, o desequilíbrio, resultando no caos social!

Como disse... Quem tiver resiliência em se equilibrar e permanecer firme vai se manter! Quem não... Difícil permanecer!

Essa é a palavra do momento, aqui novamente repito Resiliência!! Se reinvente de A até Z! Quantas vezes for preciso, você faz parte de um contexto social e uma parcela desse mundo é você, no final o que você poe nele (mundo) reflete nos seus filhos, colegas de trabalho, amigos, familiares, logo tudo o que você poe aqui reflete no mundo como um todo, essa ideia idiota de que somos a mínima da mínima parcela do mundo é a maior besteria que já ouvi, é só mais um conceito negativo que visa diminuir o ser humano! Somos todos parte de um contexto... Um time não entra com dez em campo... logo toda peça é importante... Toda peça tem uma função pra fazer tudo isso girar e você é importante... E precisamos saber que todos nós somos! 

A função da música nisso tudo!? Ela tem me feito vivo e esperançoso para lutar todos os dias, todo dia é uma nova vida... uma década não é feita de dez anos e sim de mais de 3650 dias! A vida é feita diariamente, cada dia é uma nova vida, hoje você está empregado amanhã pode não mais estar, hoje você está vivo semana que vem pode estar sendo velado dentro de uma urna funerária! Não vamos perder tempo!

Vamos nos reinventar diariamente, como se a cada dia vivido fosse uma nova vida! Está difícil para você e está mais difícil para muitas outras pessoas, um panorama... não está fácil pra ninguém. Apenas para  essa meia dúzia de vermes que estão sugando o país inteiro, esses caras estão destruindo tudo, estão destruindo você, seu emprego, sua família e estão te esgotando!

Em um momento crítico evite discórdias, pense para falar, pense para agir, se suas palavras ou ações não vão agregar em nada... guarde-as para você! Troque uma ofensa por um elogio, acima de tudo somos humanos e merecemos uma nova chance, troque um ato ofensivo por um abraço... Troque uma indiferença por uma compreensão! Procure o equilíbrio por que é isso que vai fazer você vencer, se reinvente, resista, aguente, se una a sua família, seus colegas de trabalho, seus amigos, crie um ambiente bom onde quer que você esteja, é o ponto principal para aliviarmos as coisas, o mundo já está em desordem, vamos tentar aos poucos mudar algo, uma andorinha não faz verão, mas se não houver a primeira andorinha para levantar a ideia nunca teremos um verão! O mil começa pelo um... logo um é mil por que sem um não há mil!

Equilíbrio, paz, harmonia! Tudo o que desejo à vocês!!!! Do mais vamos viver a música, por que ela é a cura... tem me curado todos os dias, por que nada de fato é fácil.... A música é harmonia de sons e pessoas! Com um acorde você ganha um sorriso, com um sorriso você quebra todo e qualquer negativismo! Seguimos fortes então! Nada irá nos derrubar!!!! Um abraço à todos!!!!




ROCK!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário