5 de março de 2017

Dicas Rápidas :: Minha visão sobre o Virtuosismo!


Salve Moçada!!!!

Não sou assim um grande frequentador de redes sociais e coisas do tipo, mas como profissionalmente temos que estar ativos e atentos à tudo, estou sempre nos grupos e fóruns especializados em música e em guitarra!

Sim!!! Há muita bobagem! Rss... Muita mesmo!!!! Há praticamente só porcaria! Mas eu ainda vejo aquele velho "Palmeiras X Corinthans" da guitarra! Pessoas que são contra, pessoas que são á favor de tocar rápido, gente com opinião construtiva, gente frustrada falando só asneiras!





Eu vim aqui nesse post trazer minha versão das coisas! Sim.... Eu fui um daqueles nerds que ficava na guitarra entre dez à doze horas todos os dias trabalhando fusas e sextinas em arpejos!

Eu trocava namoradas por guitarras! Rsss... Enfim!!! Na época eu fui pego entre a necessidade de estudar técnica e o vislumbramento dos meus ídolos como Malmsteen, Loureiro e Petrucci!

Eu não sei ao certo, mas foi meio que a necessidade do momento, junto com uma questão impressionista que tinha nessa ideia!

Pô! Você aos 18 anos, assiste o Malmsteen tocando daquela forma... não há mancebo que não se encante, concordam!?

Eu digo uma coisa... Foi uma fase importante.... para educar a técnica, expandir meus limites, criar disciplina e organização! Algo importante!

A questão de que uma nota substitui mil notas, é uma coisa subjetiva! Às vezes o virtuosismo é importante, às vezes ele cai bem!

Só acho que acima de todas essas bobagens que são ditas, temos que fazer boa música seja ela qual for, para mim John Petrucci e BB King são extremamente técnicos, pois cada um corresponde de forma maestral ao que a música pede!

De fato os virtuosos serão sempre perseguidos, pois realmente "não é necessário" ter frases rápidas para se construir boa música, e não é mesmo, espero que todos saibam muito bem disso! Inclusive os virtuosos! Porém, há sempre uma intenção, há sempre um conceito em algo! E é sempre bom ver um cara tocando coisas do Malmsteen do Petrucci aos fogos das luzes! Mostra que o cara é um disciplinado e estudou pacas! Acho isso muito bom! Também é um tipo de arte, também é uma forma de expressão, não há apenas o bend para se expressar!

Posso até concordar que o virtuosismo é uma questão mais matemática da coisa, às vezes meio robótica, mas não deixa de ser algo legal de se fazer! É um recurso que pode ser usado de inúmeras formas em inúmeros segmentos, o que falar da música clássica? Puro virtuosismo! O que falar do meu querido Antonio Lucio Vivaldi? E sua aclamada The Four Seasons? Ouça e veja a forma que ele caracteriza as estações do ano usando notas musicais! É muito virtuosismo... Cara... Aquilo é genial pra caramba!

Do mais música é música, e cada um a fez do jeito que quiser... a arte não é contestável! E admirável! Eu sei que a internet tem dessas, qualquer um na frente do teclado vira um grande crítico cultural especializado em porcaria nenhuma! Então menos falatório e mais música, enquanto alguns perdem tempo com discussões idiotas na internet muitos estão estudando, e no amanhã os que estudam estarão quebrando tudo por aí!! Preste muita atenção com suas escolhas!!!

Vida longa a boa música, seja ela qual for!

Nenhum comentário:

Postar um comentário