4 de abril de 2017

Dicar Rápidas :: Grave seus Estudos!


Olá Pessoal!! Continuando com nossos posts! Estava sentindo falta de um post com alguma dica ou assunto importante no meio musical.
Grave aquilo que você está tocando!! Isso é de extrema importância e também determinante nos seus estudos!

Me lembro a primeira vez que tive uma gravação, naquela época em alguma aula, algo bem amador, mais para ter uma noção das coisas! Percebi coisas que tocando não conseguia perceber!





E isso é normal já que quando estamos executando uma música direcionamos nosso raciocínio para outro sentido, já quando estamos apenas ouvindo, nossa concentração é outra!

Nos meus primeiros registros percebi algumas, coisas como bends que poderiam ser melhor afinados (clássico isso! Rsss..), rítmica que poderia ser melhor executada e partes mais técnicas com alguns defeitos!

Você se gravar para depois ouvir como está é importante para perceber essas coisas que geralmente quando estamos tocando não percebemos, como disse anteriormente, pelo próprio direcionamento do raciocínio!

Seu melhor crítico é você mesmo! Só você no íntimo de suas características e particularidades musicais, sabe exatamente como as coisas estão soando e o que pode ser melhorado! Pois bem... quando estamos tocando temos uma impressão de como as coisas estão rolando, somente ouvindo uma gravação que podemos realmente perceber todos os detalhes... E nisso acabamos percebendo alguns erros que jamais perceberíamos se não fizéssemos esse estudo!

Com certeza isso vai mudar sua maneira de tocar e vai te deixar mais crítico e atento aos erros! Hoje em dia as coisas são muto mais fáceis! Você não precisa ir até um mega estúdio, gastar uma nota para ter esse tipo de estudo!

Com um pouco de investimento podemos ter até recursos de uma gravação profissional, um bom computador, interface de áudio, alguns programas, monitores de áudio e você já consegue fazer um bom trabalho! Importante lembrar.... Não confunda esses recursos com o trabalho de um produtor musical, pois isso é bem mais além, estamos falando aqui de uma função básica para seus estudos musicais!

Para uma gravação profissional de um material musical é sempre importante buscar um bom produtor, pois ele fará todo o direcionamento do seu trabalho!

Façam esse experimento, montem uma estrutura simples na casa de vocês e façam esse desafio de se gravarem, escutem atentamente e veja como está soando e se tem muita coisa para corrigir que apenas tocando conseguimos perceber! Bons Estudos e Boa Sorte!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário