28 de abril de 2017

Papo no Backstage :: Divulgando seu material artístico!


Olá Meu Povo!!! Novamente aqui com vocês!

Mais um assunto muito importante para conversarmos! De fato o mundo da música não se resume apenas na música em espécie, há uma série de elementos que devemos considerar... As vezes por falta de conhecimento deixamos de lado certas coisas que julgamos sem importância em nossos trabalhos e no fim acabamos sendo prejudicados, na música em um contexto geral há uma série de fatores que devemos estar atentos, uma delas é a comunicação! Nesse quesito vejo muita gente pecando! Muitos Acreditam que um bom material se comunica por si só, e não investem, não dão a devida atenção a uma maneira profissional de comunicar um lançamento. Uma comunicação despreparada pode queimar um trabalho que tinha tudo para ser bom! Pense nisso!





O principal ponto que quero levantar aqui é em relação as divulgações artísticas, sempre disse que os músicos costumam ser muito inocentes nessa parte!

O grande erro que vejo é a comunicação despreparada, principalmente quando o artista comunica um público sobre algum lançamento muito antes do prazo ou quando ainda o material não está pronto!

Isso é grave! É um erro grande... E muito comum! As vezes na ansiedade de comunicar um novo trabalho que está sendo desenvolvido, nessa empolgação o cara não se contém posta na internet, poe fotos, trechos de uma pré (geralmente com uma qualidade tosca!) Fica felizão ganha três likes (um da tia, um do cachorro e um de uma paquera!) E o trabalho dele acaba aí! Erradíssimo! Ou quando uma nova banda começa, mas ainda não tem um bom material, não gravaram nada, não desenvolveram um público, não há muita experiência envolvida... Mas já estão lá.... colocando algo na internet...

Explicando mais à fundo!! Qual o grande problema nisso?? O que acontece é que o cara gerou uma notícia sem embasamento! Isso impactou três pessoas, e acabou aí! Ninguém ligou para isso! E como uma manchete... uma manchete é uma manchete... Uma manchete acompanhada de uma foto na primeira capa faz os olhos saltarem! Entendeu!? Se você ainda não tem conteúdo não poste! Você deve ter um suporte para sua comunicação... Caso contrário ela não acontece!

Agora... Por que as pessoas fazem isso? A internet mudou os rumos da comunicação e deu voz a qualquer pobre mortal (no bom sentido da palavra!) O que está acontecendo é que as pessoas se limitam a certas "migalhas virtuais!" Meia dúzia de likes... vai fazer o peão ganhar o final de semana dele (no caso hoje é sexta-feira! rsss...) Mesmo que isso acabe com o trabalho dele... Falta profissionalismo... falta saber direcionar a comunicação do trabalho!

Qual o efeito disso!? O efeito é o prejuízo geral do seu trabalho... com uma comunicação prematura você realmente aniquila suas chances de sucesso! Por que!? Por quê o cara gerou a notícia antes do prazo sem um material adequado... As pessoas vão olhar aquilo e ver que é somente um post sem muito sentido sem muito nexo e vão pensar: "Ok! Apenas mais um artista de fundo de quintal!" E vão continuar a descer na timeline do facebook e o trabalho foi esquecido!

Outro erro comum é comunicar as coisas muito antes do prazo pois isso desaquece o lançamento! O mercado musical hoje é muito louco, coisas novas aparecem e somem á todo o momento é muita informação... Se um artista vai lançar um trabalho daqui há três meses e comunicou hoje.... ele tem um espaço de 90 dias de margem para inúmeros artistas lançarem algo e o público estar atentos à essas outras coisas e esquecer dele! O prazo adequado é divulgar duas semanas antes do lançamento! Controle a ansiedade!

Cito o exemplo do Angra... quando comunicaram a entrada do Bruno Valverde (para mim o melhor batera da história do Angra!) Ninguém falou nada... absolutamente nada e muita coisa estava sendo preparada longe dos olhos do público, de repente surge um vídeo dele tocando a música mais técnica do Angra e sendo anunciado oficialmente como baterista da banda! Pronto!! Chocou geral e não deu margens para comentários desagradáveis!

Vamos pensar o contrário, se a banda e os empresários, empolgados com o talento do mancebo... jogasse na internet uma notícia sobre... três meses antes da estréia dele... Iriam dar uma margem absurda para inúmeros comentários indesejáveis do tipo: "Nossa! Mas um garoto de 20 anos na banda?" Como é que ele vai tocar as coisas mais técnicas?" "Como que ele vai segurar a onda das linhas do Aquiles?" (Já que essa era a principal critica em relação ao seu antecessor!) Simplesmente uma comunicação exata, precisa e inteligente por parte da banda e empresários! Hoje é praticamente unânime que o Valverde é o melhor batera da história do Angra!

Caso ocorresse o contrário, possivelmente os caras estariam aturando esses comentários desnecessários até hoje... aliás... até sempre!

Muitas das críticas do público vem de margens que o artista dá ao se comunicar de forma não correta com seu público!

Atualmente a internet e redes sociais determinam o rumo das coisas.. não adianta! Temos que estar atentos! O músico precisa ter um bom caráter nisso! Logo... importante saber separar o pessoal do profissional, não caia nessa mediocridade de ficar compartilhando sua vida pessoal na internet, pense acima disso, use isso como uma ferramenta forte de trabalho, um posicionamento correto de comunicação na internet fará toda diferença no seu trabalho e em seus lançamentos! Pense sobre isso, comunicação profissional nas redes sociais não é só um detalhe, é algo que fará total diferença quando usado de forma correta!!!! Muita atenção com isso!! Um abraço à todos!!!



ROCK!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário