26 de abril de 2017

Papo no Backstage :: Música Como Ciência!

Salve!! Salve! Pessoal! Tudo Bem??

Eu estava pesquisando aqui na pasta de rascunhos do blog! Sim... Há vários posts que começo e não termino, há vários títulos que vem em mente, mas acabo não tendo inspirações para escrever o artigo em si!

Esse artigo mesmo era um tema que estava encalhado há meses!! Vi o tema e resolvi escrever sobre!





Inicialmente é engraçado como nossa mente está sempre em mudanças! Quando pensei em escrever sobre esse tema tinha uma ideia central para dissertar, hoje há muito mais para se acrescentar... e olha que não faz tanto tempo assim!

Um fator importante é está sempre em movimento, a mente nunca pode parar, e o conhecimento ele deve ser acumulativo! Comigo acontece sempre isso... Passa um ou dois meses e eu vejo nesse período de tempo... uma diferença enorme entre os conceitos à serem pensados!

Sim! Com todas as certezas podemos afirmar que música é uma ciência! Muito interessante como podemos entender as coisas, relacionar assuntos e ver tudo isso fazendo sentido nas composições!

Há muita lógica na música, também há muitos conceitos interpretativos! Costumo dizer que a música também aborda outros tipos de ciências fazendo uma relação com um todo e até esclarecendo alguns aspectos!

Temos a parte rítmica, que sim... é a matemática pura da música! Engraçado como faz todo o sentido no que estamos tocando, duas notas por tempo! É duas notas por tempo! Algo como uma equação onde devemos achar o coeficiente de "X" e isso é o resultado final!

Na questão criativa... improvisações, interpretações e composições, fatores que fogem da questão lógica, tudo toma um rumo distinto ao primeiro, aqui não temos algo concreto, não temos um resultado óbvio, nessa parte os números não possuem mais valores e temos um mundo infindável! É isso... A música trabalha com vários conceitos de ciência!

Claramente... Música é uma arte! É uma arte por ser uma comunicação abstrata, tudo aquilo que sai do plano concreto e nos permite uma leitura mais interpretativa, se classifica como arte!

E a relação de sons e cores! Incrível isso...Se você é músico, em algum momento já relacionou cores e sons, e de fato isso facilitou sua interpretação! Interessante também como um mesmo som pode ter um "significado" diferente de um músico para outro e também como podemos expressar isso, nessa referência das cores, você pode "enxergar" a cor laranja em um dó e outra pessoa, o vermelho... algo extremamente interpretativo! Isso afeta no modo composição.... Por isso que há tantos compositores que conseguem ser tão originais por aí!

Uma ciência é tudo que envolve pesquisas dentro de um universo único de significados! Pensar a música como ciência é se permitir entender todo esse universo e observar a relação entre os conceito à serem estudados!

Tudo na música tem um sentido (logo... isso é ciência) Todo conceito na música, tem uma relação com algum outro conceito... e entender um é fundamental para você entender o contexto geral de música (outro fator determinante no conceito música como uma ciência!).

Se você entende a escala natural, seus intervalos e graus, está apto à entender muitas coisas, praticamente tudo que temos na música tem um princípio na escala natural, formação do campo harmônico, tríades, tétrades, arpejos de forma geral, tudo isso parte do campo harmônico, esse surge através da escala natural!

Os sistemas musicais (diatônico, harmônico e melódico) todos eles também surgiram por necessidades de resoluções harmônicas, alterando certos intervalos na escala natural!

Entender que temos um modo maior e um menor e isso se estende aos acordes, escalas e arpejos, simplifica e direciona seu raciocínio!

E sejamos francos, é tudo muito simples, música é fácil de mais, entender música é fácil, claro há muita coisa em tudo isso, mas a gênese de tudo é sempre a mesma, tudo que surgiu está relacionado a escala natural, o que usamos para tocar? Acordes e escalas (arpejos) Há quanto tempo estamos nesse mundo e há quanto tempo o homem relaciona a arte de sons como seu modo de expressão!? Desde sempre!!! Então veja... Há quanto tempo estamos nessa!? Usamos o sistema musical ocidental... o qual contém 12 sons (levando em conta os acidentes não pertencentes à escala natural!)

Engraçado pensar que estamos desde sempre trabalhando com as mesmas notas! Doze sons versus toda a história de uma humanidade... Jazz, Rock, Blues, Pop, as incalculáveis vertentes musicais, e as músicas culturais.... Doze sons e nada disso se choca!Engraçado não!? Já parou para pensar dessa forma? Curioso não!?

E a proximidade entre o samba, blues e reggae!? Há uma questão harmônica muito em comum... Sabiam? Enfim... temos tanta coisa.. desconsiderando alguns escândalos de plágios, nada se choca, e cada vez mais subgêneros musicais estão surgindo, cada vez mais novos artistas, e nada se choca! Por que isso!? Por que a questão artística e expressiva da música é infinita... e é isso que "colore" os sons, o toque a intenção e a expressão de cada artista! Isso é mágico!!

No âmbito teórico, quando a gente procura entender os conceitos, tudo tende a se tornar menos massante e mais compreensível!

Há muitas pessoas se lamentando dizendo que não conseguem aprender música, na verdade elas ainda não foram ensinadas a raciocinar música, música é algo extremamente racional!

É pura perda de tempo ficar decorando as coisas... decorando fórmulas, teorias, sendo que o princípio de tudo é o entendimento! Só entendendo os conceitos que você vai conseguir expandir seu raciocínio.

Quando a gente trabalha apenas a parte de memorização, anulamos as possibilidades de expandir a relação entre os conteúdos à serem estudados, isso torna nosso aprendizado muito menos produtivo e desestimulante... por isso, muitos desistem de estudar!

Precisamos estar atentos, por que decorar... não é aprender, se você está caminhando por esse lado, pode ser que demore bem mais para fixar certos conteúdos!

Do mais é importante libertar nosso raciocínio, para que ele possa converter tempo de estudo em conhecimento, assim as coisas ficam mais fáceis, além da possibilidade de entender tudo como um conhecimento científico... isso de fato trás um bom resultado e faz as coisas terem um certo significado!



ROCK!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário