19 de abril de 2017

Papo no Backstage :: Para a música nunca existe um adeus!


Salve! Moçada da Guitarra! Como andam as coisas!? Espero que tudo super bem!

Hoje vamos conversar sobre o efeito da música na vida do ser humano, como ela age, como ela pode mudar nosso comportamento e objetivos!

O quão forte é o poder desse elemento artístico, como e quando podemos sensibilizar as pessoas através de uma mensagem e sons!

Enfim... Também falarei um pouco das minhas experiências pessoais com a música!





No geral a música me acompanha desde sempre.... meu interesse por guitarra veio na adolescência, mas antes disso eu já tinha um contato muito rico com a música!

Me lembro de ir na casa do meu avô paterno e com ele escutar grandes orquestras, Henry Mancini, Paul Mauriat, entre outros que não me recordo bem, com minhas tias apreciava mais o rock nacional dos anos 80, me lembro que com meu pai conheci Frank Sinatra quando tinha oito anos... Posso me lembrar dele inserindo o CD que havia acabado de comprar e me dizendo... hoje você vai conhecer música boa! Ele estava certo! Tim Maia, Lulu Santos, Chico Buarque, Toquinho, Tom Jobim, Caetano Veloso, Cazuza e muita música instrumental sempre fez o gosto do meu pai. Com primos mais velhos eu tive acesso ao Rock n' Roll e Heavy Metal...Isso de fato mudou minha vida... foi através disso que veio o interesse por guitarra!

Enfim desde sempre estive envolvido com a música! As coisas se intensificaram quando eu escolhi a música como profissão! Desde então, a música saiu do rádio e veio parar em minhas mãos, de arte à espécie... para mim a música se transformou... pude conhecer o lado "obscuro" da coisa! Falo do fato de ter que estudar horas e horas... ir atrás de trabalho, idealizar projetos, fazer disso sua remuneração, inúmeras preocupações, investimentos, ás vezes algumas decisões difíceis, muito trabalho e tudo mais! Mesmo assim sempre segui em frente por estar fazendo o que verdadeiramente amo!

Por um outro lado a música ajudou a me encontrar melhor! Tudo mudou quando comecei a estudar sério! Senti que deveria fazer algo de importante na vida, senti que deveria ter algum tipo de responsabilidade... e de fato alguma cobrança... Ao mesmo tempo que a música me apresentou um lado poético, ela também me mostrou uma realidade de vida!

Sempre fui muito relaxado com a escola, não estudava corretamente, não me preocupava com isso e não queria responsabilidades, a música me trouxe uma outra faceta! Me mostrou que é bom a gente estudar e pensar sempre em um progresso, que é importante ter responsabilidade e amadurecer!

No lado pessoal descobri algo que eu verdadeiramente agarrei com os dentes e nunca desisti... Eu não era muito de ser persistente nas coisas, desistia fácil... e isso afetava meu lado pessoal!

Com a música foi diferente..... Eu nunca queria desistir... sempre queria mais! Percebi que poderia ser forte... Eu só precisa encontrar algo para isso! A música me fez muito bem...

Para a música nunca existe um adeus! Você nunca deixa de tocar um instrumento, você nunca deixa de apreciar algo.... Música é um verdadeiro amor eterno!

Eu já pensei em desistir... umas 100 vezes... mas eu sempre tive 101 razões para acordar no dia seguinte vendo o lado positivo das coisas e sempre me mantive forte.. até então tem funcionado bem!

E com todos é assim! Tenho muitos amigos na profissão... o que é até natural!!! O que os incentivam? O que mantém eles firme!? Por que uns desistem e outros não! Não há pessoas fracas, não há melhores e piores... Há a intensidade de amor que você imprime no que você faz!

Com a guitarra eu encontrei um significado para minha existência... eu não poderia estar fazendo outra coisa.... não sei ao certo, parece que de uma forma ou outra, os rumos se seguem e somos designados à uma certa função, à qual nos identificamos... sendo que as vezes nem escolhemos tal função... Mas é assim que tudo se organiza! Engraçado isso!

Tenho muitos alunos, (por volta de 45-50) logo... cada um é uma pessoa, cada um tem uma intenção, uma dificuldade uma particularidade e uma maneira de ser... logico que cada aula é uma aula! O que os motivam!? Uns tocam para se distrair com um compromisso nem tão sério assim, outros gostam de estudar, uns tem bandas e precisam se aprimorar, outros dão aula também... e precisam estar sempre se reciclando, uns tocam para Deus e outros para algum outro tipo de espiritualidade! Esse ponto é fundamental também! Mesmo eu não tendo uma crença legitimada em alguma religião, acho legal esse pessoal que buscam a música como uma forma de adoração à algo, não deixa de ser uma mensagem positiva, de alguma forma algo os motivam!

Eu vejo que para mim a composição é minha comunicação com o intocável (não especificamente Deus!) Mas sim tudo aquilo que foi vivido até aqui!? Eu componho e qual a razão das minhas composições!? Não é apenas um registro das minhas influências, há muita coisa imprimida em cada nota, toda uma questão de vivência, experiência e... exteriorização de tudo isso transformada em... arte musical!

E isso claramente, com todos os compositores,e é engraçado como isso funciona e como isso registra épocas! Um compositor "X" toca dessa forma, compõe tais músicas pois faz parte do momento que ele foi inserido na história, todo simples elemento afeta de maneira bem sutil no resultado final.. composição... e é tudo muito volátil, vamos assim dizer, educação, meio social, crenças, política, tudo isso direciona o compositor para um ponto! Meio como se fosse uma identidade artística!

E é legal você como compositor poder fugir do mundo e realmente vivenciar algo muito exterior à isso! Se reconectar com sua infância e usar de certos artifícios passados para gerar arte! Muito interessante também como a mensagem de uma música influencia no comportamento humano... Música é informação, logo estamos sempre absorvendo algo, mesmo que as vezes sem perceber! Já me peguei pisando mais fundo no acelerador do carro ao som de Around The World do Red Hot... e isso sem perceber... é essa a magia da música! Ela nos influencia dessa maneira, muitas vezes imperceptível! Muito louco!

Às vezes você escuta uma música.... só de ouvir as três primeiras notas já sabe exatamente do que se trata... Ou então você não conhece o idioma que foi feita a música mas mesmo assim entende o que ela quer dizer.... E em relação a música instrumental!? Não temos o lirismo tão evidente assim, quanto numa música com letra... e então como entender isso? E mesmo assim a gente ouve "For The Love of God" (Steve Vai) e sentimos um impacto enorme! Muito doido!! Esse é o poder da música! Dessa forma que ela age... muitas vezes de forma inexplicável não é mesmo! Algo que realmente se aproxima do intocável, transforma cores em notas, sentimentos em melodias, o compositor é sempre um cara inquieto, sensível e observador... tudo pode virar música... vejo até o compositor com um papel muito importante nesse mundo que é o de transmitir mensagens... seja ela qual for!

Conectar pessoas, marcar um momento, expressar uma cresça, um sentimento, alegria, raiva, ódio, amor... tudo pode se transparecer através da música!

Para isso nunca haverá um fim... A música é sempre um livro aberto esperando por mais um capítulo à ser escrito! Sempre uma nova história que mesmo que não tão próxima sempre se reconecta... música é legal.. você pode dizer coisas diferentes e até contrariar que nunca haverá problemas, música registra fases e momentos, crenças e emoções.... E isso nunca tem um fim... há sempre um vasto território para se explorar! Por isso que nunca irá existir um adeus! Você nunca vai desistir da música se você a ama de verdade... as coisas são simples! Tudo se traduz dessa forma!!!! Continuamos a desbravar esse universo infindável  gerado por notas, sons e melodias!!!! Um abraço à todos!



ROCK!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário