19 de abril de 2017

Papo no Backstage :: A Fonte de Equilíbrio


Salve! Salve!Companheiros da guitarra e afins! Como vão vocês??

Vamos para mais um assunto legal aqui no "Papo no Backstage"

Onde você procura o seu equilíbrio??

Vejamos que o mundo anda muito em desarmonia, as pessoas não sorriem mais, elas não olham mais umas paras as outras, vejo muita gente perdendo o sentido das coisas e isso sim.... atrapalha nossos lados pessoais e profissionais... em desequilíbrio o rendimento cai, as emoções se afloram e muitas vezes agimos de forma errada!

Vejo que muitos dos meus alunos, buscam na música a famosa "válvula da escape!". Um tempo do dia que ele reserva à si mesmo e isso é importante para manter as coisas de forma positiva.





Eu vejo que nosso cotidiano  é muito mais acelerado do que uma década atrás, o mundo gira de forma insana... as pessoas andam mais rápido, se comunicam de forma mais imediata, costumamos fazer dez vezes mais do que fazíamos anos atrás.

A vida também se tornou muito mais cara... Quem nunca viu na internet alguns comparativos do que estamos pagando nas coisas hoje e o que pagávamos anos atrás!? Algumas coisas estão dez vezes mais caras.... logo trabalhamos mais... produzimos mais, passamos menos tempo com nossas famílias e amigos, não construímos laços pessoais duradouros... hoje o mundo é descartável... inclusive as relações humanas!

Com todos esses fatores vem a ansiedade, depressão e outras causas emocionais, nunca falamos tanto nisso como atualmente! São as doenças modernas!

A questão é... talvez até... um desafio, como e onde buscar o equilíbrio!? Não é tarefa fácil! Imagino que os consultórios de psicologia devem estar lotados em um momento como esse! rss...

Levanto em conta também a questão econômica e política que o Brasil vive... que logicamente influencia no caminhar das coisas... claramente que uma crise política e financeira gera muito mais problemas... não apenas a inflação e o desemprego, mas sim a questão emocional do cidadão em meio à esse caos!

Não importa sua posição social, nesse momento você está sendo afetado pela crise, ou está desempregado, ou está com o emprego na degola ou se continua empregado está se privado de inúmeras coisas para manter o orçamento! Não sei ao certo, mas ao meu ver, talvez essa seja a primeira crise que gerou alguns cabelos brancos nas classes mais altas!

Isso também implica no meio social... as pessoas estão mais irritadas, cada vez mais individualizadas, submersas em seus próprios interesses, o trânsito está mais insano, a paciência e compreensão quase não existem!

Onde buscar o  equilíbrio!? Eu vejo muito mais além de uma aula de guitarra, quando o cara me diz que estudar música é um refúgio para ele! Isso é uma busca.. uma reconexão consigo mesmo e isso é importante! Nessa loucura que vivemos é muito fácil... esquecer quem somos, e também esquecer quem são aqueles que nos rodeiam, família, amigos, colegas de trabalho.... tudo acaba perdendo o sentido!

Música é equilíbrio... a música tem essa função de tirar o cara desse eixo profissional e pessoal e o incluir no seu próprio eu! Assim você se conhece melhor... e se faz mais pronto para encarar o mundo externo e contribuir de forma positiva!

No meu caso.... O qual a música é meu ofício! Onde está meu equilíbrio! Também na música, mas não só nela... dar aulas e gravar é uma atividade profissional, mas há uma parcela da música onde eu não considero profissão! Que é a composição... Isso para mim continua e sempre será diversão... para mim as coisas viram trabalho.. quando há prazos e obrigações! Composição para mim nunca terá prazo ou obrigação... ela sim, deve fluir da maneira mais prazerosa possível! Fora isso, há inúmeras coisas que busco como artificio para manter o equilíbrio geral da vida! Na verdade considero o equilíbrio físico e mental essencial para que você viva bem, independente da função profissional que você exerça.... Inicialmente procuro sempre me alimentar bem (não é sempre que consigo! rss..) parece besteira... mas ter uma alimentação equilibrada... influencia no seu estado físico e mental, gosto de esportes... quem me conhece sabe que gosto bastante de jogar futebol... procuro jogar semanalmente, mesmo que alguns compromissos profissionais estejam me afastando um pouco dos campos! Gosto de ter um tempo de lazer (mesmo que... quase mínimo!) gosto de estar com meus amigos, conversar e rir um pouco, viajar, dirigir.... são coisas que também gosto muito! Me mantenho longe de coisas negativas, pessoas negativas, vejo muita gente nesse reboliço todo que estamos vivendo perdendo seu equilíbrio e sua essência! Isso não é bom! Não tenho muito tempo para coisas desagradáveis, não fico muito na internet conferindo as bobagens e fofocas alheias! Não deixo sobrar fúteis que não são fundamentais e saudáveis para a vida... Não tenho tempo para facebook!!!! Que ótimo que continue assim! rsss...

Pensar no futuro também é algo legal! Sempre bom se isolar do mundo e tirar um tempo para pensar... planejar os anos futuros, isso renova as forças e os objetivos e estamos sempre prontos para uma nova batalha! Assim que tudo funciona!!

E você? Onde tem buscado seu equilíbrio!? Tem tido alguma dificuldade com isso? Como anda sua vida e a vida daqueles que te rodeiam!? Pense sobre... Pequenas ações podem mudar uma realidade!!!! E toda ação influencia em um meio! Pense sobre... Valeu! Um abraço á todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário