11 de maio de 2017

Papo no Backstage :: Variados tipos de Público!



Olá Moçada!!!! Como vão!?

Continuando com o blog na ativa, mais uma ideia legal para conversarmos aqui! Não sei exatamente ao certo o por quê, mas ontem me peguei pensando sobre meu início na música, primeiros shows, primeiras bandas, primeiras composições... E isso me veio a ideia... Os mais variados tipos de público que encontramos enquanto estamos nos palcos!

É interessante, pois cada trabalho tem uma proposta e claro... um direcionamento de público, já toquei em inúmeras bandas e procuro sempre estar no palco! Pois é praticamente uma necessidade!





E nesses anos tocando, estudando e ensinando... foram inúmeras as experiências! Sim... Nego já derrubou whiskey no meu pedalboard.... Já quase derrubaram minha guitarra no chão... Já veio gente com os olhos esbugalhados com cheiro de cerveja me pedir a faixa número três do álbum X do Iron Maiden!!!! "Aquela lá pô!!! Que começa... tan nan nan nan naaan!!!!" Rsss... haja aula de solfejo hen!!! Hahaha!!!

Enfim.. experiências e aprendizado... umas boas outras ruins! Já toquei com gente que faço questão de quando possível estar sempre tocando e também já toquei com gente que não valia o primeiro acorde! Já toquei em casas organizadas e casas que não tinham o mínimo de respeito com o artista... No fim, você vai vivendo e selecionando o que é melhor para o seu trabalho! E também para sua saúde física e mental! Hahaha

Em relação ao público é sempre uma situação bem peculiar! Já fiz shows que estavam grudados no palco cantando todas as letras e agitando sem parar... Uall!!! Me senti um astro do rock!!! Rsss.... Também já toquei para dez pessoas!!!!

Basicamente defino o público em três viés: Aqueles que apreciam o seu trabalho, aqueles que gostam do que você está fazendo e aqueles que não dão a mínima para o que está rolando no palco! É engraçado ficar observando o comportamento das pessoas em um show! Rss...

Nunca vou deixar de insistir que eu gosto muito da questão "musica autoral" vejo que é aí que entra o primeiro público aquele que de fato está lá para te ouvir, e isso realmente é o mais legal... pois eles apreciam aquilo que você faz e isso faz valer toda e qualquer escala que foi estudada nessa vida!!!

Vamos dizer que a pressão é realmente muito maior... Um exemplo, como sou compositor do gênero instrumental... faço workshops, natural pelo estilo da minha música que pelo menos 80% dos participantes sejam guitarristas.... e praticamente todos eles tocam algum instrumento, apreciam música e tem um gosto mais refinado em relação à isso! Obviamente nesse conceito a pressão é maior sem falar que o grau de dificuldades das músicas é mais alto! Por incrível que pareça nessa situação eu me sinto mais a vontade, sei lá... me sinto mais em casa, mais enturmado... Me parece que pelo fato das pessoas terem interesse na minha música e no que tenho para falar em termos de profissão, estudo e etc... Me faz me sentir mais natural no evento! Curioso... mas assim que me sinto!

Também toco em bandas covers em pubs e casas de shows... nesse conceito entra a segunda camada de público que são aqueles que se agradam com o tipo de música que você está fazendo, mas de fato elas não estão lá pelo seu trabalho... as vezes para tomar uma cerveja, paquerar ou apenas se distrair! Nesse ponto não sinto o contato tão próximo com o público... Não sei! Parece que há uma distância entre público e artista, claro que.,.. Tudo depende do lugar, do repertório, da vibe do show... já teve show que fiz com repertório cover que o pessoal não parava de agitar um simples minuto... Isso quebra o gelo, faz o artista se sentir mais natural... não fica aquela coisa mais fria que as vezes sentimos de estarmos tocando sem muita atenção do público!

O terceiro plano de público vem quando você é um artista contratado para um evento... Nisso o seu trabalho tem um "valor" bem diferente do valor artístico! Mas enfim rola também... Já fiz alguns trabalhos assim, não tem sido meu foco ultimamente... Mas por um período acabou sendo necessário!!! As vezes um casamento, uma festa de aniversário, uma confraternização de uma empresa... Onde as pessoas estão comemorando algo particular delas que você não faz a mínima noção do que seja, rssss e o trabalho musical realmente está em segundo plano! Enfim... Trabalho é trabalho, claro que sempre gostamos de ter uma interação mais próxima do público, isso de fato faz o show acontecer, mas... nem sempre é assim!

Por fim cada experiência é um aprendizado novo! E estar no palco é importante para manter uma performance ativa!!

Cada show é uma sensação diferente.... as vezes somos surpreendidos, esperamos uma coisa e por fim acontece outra.. vida nos palcos! É assim mesmo! cada show é uma surpresa nova!!! Por isso sempre rola aquela adrenalina... Aquele friozinho na barriga!!!! Mas é uma sensação maravilhosa! É como descer em uma montanha russa!!! Rssss...

E vocês? Quis tipos de públicos tem enfrentado em seus shows!? Como tem sido a vibe das apresentações de suas bandas!? Quais as experiências que já tiveram nos palcos!? Conta aí pra gente nos comentários!!! Um abraço à todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário