5 de junho de 2017

Dicas Rápidas :: Cordas - Calibre, Estabilidade e Precisão!


Salve, Salve! Meus amigos!!!

Escrevo esse artigo na verdade para expor uma dúvida minha, gerar um debate, gerar conflitos, alimentar as possibilidades de uma terceira guerra mundial, amenizar a tendinite dos parceiros, esclarecer alguns pontos... Enfim!!!! Cordas...



Me lembro que já escrevi sobre... Mas em tal ocasião falei mais sobre a questão de conservação e uso das cordas e as diferentes sonoridades e dinâmicas que podemos ter!!!

Pois então... Eu que geralmente venho aqui para solucionar dúvidas gerais, desta vez compartilho com vocês de uma recente incógnita que estou tendo!

Sempre usei o calibre 0.10.... Porém minha última aquisição (Uma Ibanez Prestige FR1620... Linda de morrer!) veio com o encordoamento 0.9! Me lembro que quando fui buscá-la na casa do antigo dono!!! No primeiro bend (o qual a afinação foi parar em Tokio!) já concluí!! Ok... Se tratava de uma guitarra com encordoamento 0.9! E também um braço mais fino! Mas isso eu já estava acostumado... Já que tenho outras Ibanez!

Porém a parte técnica realmente é mais confortável! Sinto que no 0.10 as coisas rolam! Com um encordoamento 0.9 sinto mais conforto (o que é natural) Com o tempo tocando você se adéqua principalmente em relação aos bends!

Até por que tenho a seguinte concepção! Um bend é uma afinação, claro! em um primeiro momento normal você passar um pouco da afinação... Mas aí o seu ouvido vai ajudando e reposicionando as coisas!

Percebi que no 0.9 algumas nuances e dinâmicas são de fato mais legais! Interpretação, vibrato, harmônicos, dinâmicas no fraseado! No 0.10 temos uma precisão e estabilidade maior (não estamos falando sobre carros ok!? Rsss...) Sabe aquela ideia de meter o braço mesmo.. e a guitarra responder lindamente! E a dinâmica e precisão ser tudo aquilo que você esperava!

Atualmente no meu set de guitarras conto com cinco modelos! Distribuídos entre 0.9 e 0.10, Les Paul, Telecaster, Stratos, Guitarra de sete cordas... Alguns modelos bem diferenciados! Nunca eu cometeria o pecado de colocar encordoamento 0.9 em uma Gibson Les Paul! Rsss...

As experiências dessa vida também ajudam a filtrar as necessidades que precisamos nos palcos! Lembro que o ano passado levei a Les Paul para uma gig pop rock que eu tinha... e tudo soando lindamente! Meses depois com a mesma banda para estrear a Ibanez FR levei ela para outra gig (com encordoamento 0.9) Esse da não foi tão legal! Tudo rolou... mas minha relação com a guitarra foi diferente! Semanas atrás tivemos a estreia da Funky Monks (RHCP cover) levei a mesma Ibanez com 0.9... até por que nos ensaios tinha usado ela e uma outra Ibanez que ambas estavam com 0.9... nos ensaios tudo soando bem! Não sei! Mas na hora "H" em algumas situações de guitarra limpa.... senti que "faltou guitarra"... Sei lá!!! Pensei... se fosse um 0.10 responderia melhor.. Mas tudo rolou dentro de uma certa dinâmica de guitarra!!! Ontem... fomos ensaiar e levei a "Lespa" com 0.10... Gostei do desempenho!!! Mas não curto ficar colocando muito essa guitarra no "role" (Só mais uma desculpa para comprar mais uma guitarra Rsss..).

No meu trampo instrumental rola com as duas... Já fiz workshops com guitarras diferentes e encordoamentos diferentes e rola... É claro que devemos estar sempre preocupados como cada guitarra vai responder!

Minha antiga banda de pop rock... está pretendendo voltar... Estava lembrando o repertório e pensando sobre as guitarras que devo usar!

No meu cd solo.. estamos gravando e usando guitarras com 0.10 nas bases! Mas eu no geral não sinto mais dificuldades para tocar em 0.9 ou 0.10... Sinto sim... as vezes uma diferença na resposta... dependendo do lugar também... Nada que não seja possível de concertar com um pedal de compressor ou com equalização!

Por fim... Sinto que... Tudo é possível em ambas situações! Nós guitarristas que temos que nos adequar diante das diferenças! Consigo tocar com as duas... Seja no Red Hot Cover, seja em um trampo mais pop... ou no meu instrumental... tudo rola e vou contornando as diferenças e características de cada calibre ou guitarra!

Lembro que semanas passadas um amigo meu veio aqui em casa.... Ele é acostumado a tocar guitarra com o braço mais grosso mas queria comprar uma Ibanez e queria testar algumas coisas... Mostrei as guitarras à ele! Até disse que para mim a maior diferença está mais no braço da guitarra do que no próprio encordoamento!

Sim... eu sinto isso também! Sinto mais diferença no braço do que no calibre da corda! Por exemplo um braço de uma Gibson Les Paul e de uma Ibanez RG... para mim a diferença é muito mais relevante que o próprio encordoamento!

Enfim... Essa é a dúvida que tenho a compartilhar com vocês! Como vocês aos diferentes calibres de cordas? Usam mais 0.9 ou 0.10!? Ou até outros calibres mais pesados? Já usei 0.11 na Les Paul... mas afinado em Eb.... O timbre fica muito pesado! Bem legal também! Vejo que cada situação é uma situação! E temos que aproveitar o máximo de cada... "situação!".

Há a possibilidade de usar encordoamentos híbridos, ou até mesmo medidas mesmo convencionais por exemplo 0.95.... Mas eu não encano muito com isso! Penso que os devido fins levariam as tais conclusões que tive usando 0.9 e 0.10!

Acho que não existe uma conclusão determinante para isso! Há opções e devemos aproveitar ao máximo de cada vantagem que temos!

E vocês? Pensam o mesmo!? Usam mais 0.9 ou 0.10!? Compartilhem suas experiências aqui nos comentários!!!! Sempre bom trocar umas ideias sobre....

Um abraço à todos!



ROCK!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário