12 de novembro de 2017

Os 5 Conceitos :: O que podemos aprender com a música pop!?


Salve Galera! Como vão todos!? Chegando com mais um artigo pra vocês!!!

Sim!!! A música pop... Aquele gênero que a maioria dos músicos profissionais torcem o nariz, aquele estilo musical com músicas de dois ou três acordes tem muito à nos ensinar! Como assim? Há um conceito de mercado e produção muito forte por trás disso! Abaixo organizei os cinco principais conceitos onde a música pop se estabelece e onde os artistas independentes pecam!




1-) Organização e Planejamento

Na música pop tudo tem uma hora certa e uma pessoa certa para tal função! Os caras pensam  e organizam toda e qualquer ação à ser trabalhada! Não desperdiçam tempo e dinheiro!! Há produtores trabalhando nas músicas, assessores trabalhando na imagem do artista e nos planejamentos de carreira, equipes de marketing atuando na comunicação com os fãs... Você não precisa ser o dono de tudo! Muito pelo contrário... O artista, o músico ele deve se preocupar com suas composições! Muitos músicos tentam fazer tudo, aí falta tempo e também falta conhecimento das outras áreas que impulsionam a área artística, nisso o cara se perde e não consegue fazer as coisas direito! Sim... Eu sei que investir em uma equipe é custoso demais! Porém você não precisa ter trinta pessoas trabalhando no seu nome... Priorize as coisas, analise até que ponto você pretende chegar e trace os caminhos para isso!


2-) Mundo Artístico e Negócios!

Embora nesse item as coisas estejam mudando um pouco, e fico feliz por isso! Mas... a maioria dos músicos não pensam no seu trabalho como um produto! E você precificar as coisas é importante... é necessário! Acontece que o compositor por muitas vezes faz suas músicas e estima tanto seu trabalho que não consegue ver um preço nisso! Eu sei e entendo que a gente faz música e amamos isso e realmente compor e criar é algo incalculável! Mas também devemos trazer o pensamento administrativo para o nosso trabalho e saber estimar em dinheiro quanto ele vale, por que se você não fizer isso ele não vai valer nada! Aí todo o trabalho que você teve, todo o investimento que você fez vai para o ralo, por que você não soube dar o preço do seu trabalho, logo o valor dele é igual a zero! pense sobre!


3-) Atuação

O segmento pop é dividido em inúmeros subgêneros, nos Estados Unidos, temos um cenário de música pop, aqui no Brasil temos outro... Se eu te falar que o que mais vende aqui hoje em dia é a música sertaneja e a música gospel!? Aos olhos dos grandes empresários musicais a cena pop nacional hoje em dia é essa.... Sertanejo e Gospel... e os caras são extremamente organizados! Há planos, projetos e datas para toda e qualquer ação!


4-) Lançamento!

O maior pecado do músico independente brasileiro! Não saber planejar e organizar seu lançamento! Analise os grandes artistas da música pop! O preparo absurdo, a produção monstruosa que tem atrás de todo lançamento! O que o artista independente faz.... Pensa em gravar um cd... e já joga essa ideia no facebook... consegue 20 likes! E acha isso lindo... Pensamento limitado! Durante as gravações, faz live, tira a fato, faz o caramba... consegue 11 likes! Termina a gravação... pega uma versão ainda não finalizada de sua música e poe no youtube... 20 views e cinco likes... Quando ele finalmente lança o cd já não é mais novidade e está todo mundo  de saco cheio da pentelhação que ele fez na internet e ninguém quer saber do trabalho do cara! Ele não pensa em segurar a ansiedade, estabelecer um bom conceito de MKT e quando ele lançar o trabalho dele da forma mais correta possível.. render 40 mil views no youtube... O cara prefere pensar pequeno! A grande diferença de um artista grande para um pequeno é que o grande pensa grande e o pequeno pensa pequeno... Não há segredos em nada... e Ninguém nesse mundo nasceu com sorte... Um trabalho bem feito, bem investido e pensado de forma grande... Vai ser grande! Vamos usar como exemplo o último grande lançamento mundial que tivemos; a música "Despacito". A música em si.... Um lixo! Particularmente falando! O conceito de produção e marketing que temos nela... Perfeito! Primeiro colocaram o Justin Bieber no meio! A música é em espanhol, é 'caliente', foi produzido um clipe muito bem feito, retratando todo esse clima latino que o tema da música sugere... foi lançada no momento mais exato! Rendeu mais de 4,2 bilhões de visualizações! E o vídeo não está nem um ano no youtube! O que é necessário para um grande lançamento!? Todo um planejamento e uma música chiclete... E isso foi feito!


5-) Produção

Não vá pensando que só por que a música pop é simples que ela não é bem produzida! Há inúmeros produtores geniais trabalhando junto dos artistas mais populares! A produção do mundo pop é incrível! Cito uma banda que eu gosto muito e é pop! O Nickelback! (Não sei se hoje são tão pops assim! Na minha época de adolescente só se falava neles!) Um conceito bem popular e uma produção incrível, a banda é extremamente bem produzida! A industria pop tem dinheiro para investir e eles irão fazer isso! Não é por que será uma música de grande massa que vai ser mal produzida, pelo contrário... Produção de primeira! E os caras estão atentos... Usam muito bem os srteamings e fazem acontecer! É isso meus amigos!!!! Ficam aí essas dicas para um boa produção! Um abraço!!!




ROCK!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário