26 de janeiro de 2010

Improvisação :: Modal e Tonal



Fala Pessoal!!
Tudo Ok!!??

Como brevemente começaremos a estudar os modos gregos, seria interessante antes disso estudar um pouco sobre improvisação tonal e modal, e suas aplicações, pois dentro dos modos veremos que tudo gira dentro da improvisação modal, então logicamente é importante termos esses conceitos bem estudados.

Improvisação Tonal: Como sugere o nome é uma improvisação por tom, pensamos no tom de uma cadência e então fazemos o improviso, sem uma preocupação muito grande com a harmonia, ao meu ver é uma improvisação mais espontânea pois não nos prendemos em muitos conceitos e ficamos mais livres para a aplicação, fazendo com que certos intervalos soem de maneira não planeja

Improvisação Modal É quando pensamos a melodia de acorde por acorde(modo), é um raciocínio mais detalhado e é interessante conhecer os intervalos e as notas no braço do instrumento, entendendo o resultado que determinada nota dará em relação a harmonia, essa linha de raciocínio lhe proporcionará um improviso mais centrado.

O improviso modal nos permite o improviso raciocinado nota por nota, o que facilita quando você quer improvisar out-side, caindo no universo dos modos gregos.
Geralmente é mais aplicado ao Jazz e a Bossa Nova, por possuir linhas harmônicas, sem um tom definido


Ambos são interessantes (tonal e modal), e vai do guitarrista escolher o que mais se adéqua as suas necessidades, enquanto o improviso modal é mais centrado e refinado, o improviso tonal é mais criativo e espontâneo.


É isso aê galera!!!!
próximo post começaremos a falar de Modos Gregos!


Ahh!!! confiram esse blog do Rodrigo Eduardo, baixista de Americana-SP, baixista da banda que eu toco é um grande baixista e o blog dele está super massa também!!!
Vale a pena conferir!








ROCK!!!

3 comentários:

  1. cara .. sou tecladista e tô achando muita coisa intereçante aqui pra estudar, pêna ser tão dificil achar um blog desse nivel especifico pra teclado, qualquer coisa mim da um toque aí .. msn IRILANIO@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir