17 de fevereiro de 2010

Ciclo de Quintas e Quartas Justas

Bom Dia Pessoal!!!

Hoje estudaremos os ciclos de quinta justa e de quarta justa.
Através do ciclo de quinta justa podemos identificar todos os acidentes do Campo Harmônico Maior, e com o ciclo de quarta justa identificamos os acidentes do Campo Harmônico Menor e isso vale para qualquer tonalidade...

Mas Como funciona!!!???
Simples... Pegaremos o Campo Harmônico Maior como exemplo, o de Dó Maior não possui acidentes, então pegaremos o quinto grau de Dó, o Sol Maior esse possui um acidente, o F#... Legal! já identificamos o primeiro Campo Harmônico com acidente, agora iremos para o segundo...
Sabemos que F# é o primeiro acidente em uma tonalidade, pegaremos agora o quinto grau dele, o C#, e a tonalidade desse Campo Harmônico é Ré Maior, quinto grau da nossa primeira tonalidade, o Sol Maior.
Entenderam!!??

Vamos a mais um exemplo, continuando essa sequência, para vocês entenderem melhor. Depois de F# e C#, teremos o quinto grau de C#, o G#, teremos então F#, C# e G#, esses acidentes se referem à tonalidade de Lá Maior, que também é o quinto grau da tonalidade anterior, o Ré Maior.

Abaixo veremos todos os Campos Harmônicos com os acidentes e obedecendo o ciclo das quintas justas.

C = Não possui acidentes
G = F#
D = F# - C#
A = F# - C# - G#
E = F# - C# - G# - D#
B = F# - C# - G# - D# - A#
F# = F# - C# - G# - D# - A# E#
C# = F# - C# - G# - D# - A# E# B#

Bom, então temos aí todos os Campos Harmônicos Maiores com seus respectivos acidentes.
Reparem que não só os acidentes, mas também as tonalidades caminham em ciclo de quinta, reparem também a tonalidade pode ser determinada subindo meio tom do último acidente, por exemplo: Ré Maior, acidentes F# e C#, meio tom acima do C#, temos o Ré, que é a tonalidade em questão.
Ah!!! Uma coisinha, E# e B#, existem!!! (teoricamente falando), não estou ficando louco...Rsrsrsr!!!! para melhorar e organizar as coisas quando estamos trabalhando com Campo Harmônico, costumamos escrever assim para facilitar o entendimento e o raciocínio entre as tonalidades, as notas e os acidentes, veremos em breve que o mesmo acontecerá com os acidentes bemóis.



Agora veremos o ciclo de quartas, a aplicação e a funcionalidade é a mesma do ciclo de quintas, porém esse é referido ao Campo Harmônico Menor e é logicamente procedido de quartas.

Então agora vamos tentar entender um pouco do esquema desse ciclo...
Pegaremos o Lá Menor...Ok! esse tom não tem acidentes, então vamos para o quarto grau de Lá Menor, Ré Menor, aí já ocorre o primeiro acidente, o Bb.
O quarto grau de Bb será o Eb, e o Campo harmônico onde teremos Bb e Eb será o Sol Menor, que é o quarto grau de Ré Menor...
Agora, o quarto grau de Eb, será o Ab, teremos então Bb, Eb, Ab e a tonalidade correspondente à esses acidentes será o Dó Menor, quarto grau da tonalidade anterior, o Sol Menor.
Veremos agora caso à caso para entender melhor como funcionam.

Am = Não possui acidentes
Dm = Bb
Gm = Bb - Eb
Cm = Bb - Eb - Ab
Fm = Bb - Eb - Ab - Db
Bbm = Bb - Eb - Ab - Db - Gb
Ebm = Bb - Eb - Ab - Db - Gb - Cb
Abm = Bb - Eb - Ab - Db - Gb - Cb - Fb


Nesse caso ocorre o mesmo com as quintas, não só os acidentes, mas a sequência das tonalidades também obedecem ao ciclo de quarta justa.
Aqui também aparecem aqueles acidentes que havia comentado antes, o Cb e o Fb, fiquem atentos à eles e suas respectivas funções.

Bons Estudos!!!



ROCK!!!

6 comentários:

  1. Muito boa explicação. Parabéns!

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  2. Ainda não entendo, além de descobrir/montar todas as escalas de acordo com seus bemóis/sustenidos, pra que + serve o ciclo das 5as/4as, isso que ainda nao saquei =/
    Outra.. Li que no caso de C# justamente por se ter notas repetidas na escala, não deve ser usado, e sim a escala de Db..
    Mas fiquei em dúvida como seria pra F#, pois temos a opção de usar F#(com 6 sustenidos) ou Gb (6 bemois), faz alguma diferença, usa oq quiser? como funciona?!
    Obrigado!

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  3. opaaa!! fala ramon blz cara!!! meu chará velho.. olha que da hora...

    então vamos lá.. o ciclo de quintas e quartas determna todos acidentes de todos os campo harmônicos, vela bem muita atenção nessa parte.. ele não define as escalas nem mesmo tonalidade, ele simplismente vai definir os acidentes do CH, de uma certa forma quando falamos de escala natural, maior ou menor, temos as mesmas notas e cadeias intervalares do CH, por isso podemos considerar essa questão efetivas para ambos, mas o que ele determina é isso, ele simplismente ressalta os acidentes das tonalidades, cabe a nós saber quais acidentes corresponde a cada escala/ tonalidade... certo!!??

    em Relação ao C# não teremos as notas repetidas e sim teremos todas as notas sustenidas, pois o tom de Dó Maior, são todos naturais.. temos
    C D E F G A B quando pegamos o Dó# aumentamos meio tom em todas as notas, teremos...
    C# D# E# F# G# A# B# então há uma diferença de meio tom para cada nota da escala se comparado com o Dó Natural...

    usado.. ele pode ser usado numa boa! não há regras que o impessa de pensar um Dó#, porém em termos musicais é uma tonalidade não muito ocorrente, mas pode ser usada sim, sem problemas, o lance do Ré Bemol, também acredito não ter muita necessidade e obrigatoriedade de se tocar ou escrever um som em Db apelas pelo fato de temos todas as notas do tom sustenidas.. o efeito musical séra o mesmo já que condizente com a harmonia popular (harmonia prática) Db e C# dá na mesma...

    agora em F# ou Gb a mesma idéia não faz diferença alguma você cai na mesma questão do C# e Db, rola usar qualquer um dos dois que vc tiver preferencia, o resultado dentro da harmonia popular será o mesmo devido a enarmonia das tonalidades...

    cara.. espero ter sido claro na explicação!!! qualquer coisa dá um toque aee

    grande abraço bons estudos!

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  4. Po, claro como água da fonte xD
    Brigado mesmo pela explicação bem detalhada, peguei tudo sim..
    A informação que os ciclos servem justamente para achar os acidentes do CH, foi algo que não tinha 'caído a ficha', tanto é que depois da sua explicação fui ver de novo seu artigo, e a primeira coisa que ele fala é isso! heheh =]

    Valew mesmo cara,
    abraços e boa sorte com o blog!

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  5. isso!!! isso mesmo! os ciclos determina os acidentes dos CHs.. ele é um atalho para você entender melhor as tonalidades.... sacou!!??
    qualquer coisa é só da um toque!!!

    abraço... muito obrigado por participar tudo de bom pra vc também!!!! seja sempre bem vindo ao blog sempre teremos novidades...

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