19 de fevereiro de 2010

Divisão Rítmica e Quiálteras

E aí Galera!!! Tudo em cima!!??

Vamos falar um pouco sobre propriedades rítmicas
Sabemos até pelo simples ato de ouvir um som que a duração das notas tem um valor e é isso que dá vida aos acordes e notas e os transformam em música, então é muito importante estudar isso e saber com clareza todos os tempos das notas, o nome delas e sua simbologia...
Abaixo segue um diagrama (que foi roubado do blog do Rodrigão) mostrando claramente todas essas funções das notas...


Legal!!! Valeu Rodrigo depois te pago um sorvete!!! Hahahah!!!

Então voltando ao assunto vemos que a semi breve dura quatro tempos, em um compasso 4/4 ela dura o compasso todo e tem como símbolo essa bolinha aberta sem o cabinho, sua pausa é esse chapéu ao contrario...
Depois disso vem a mínima que dura dois tempos metade de um compasso 4/4 é figurada como uma bolinha aberta com o cabinho e sua pausa é o chapeuzinho para cima!!!
Agora a semínima que é essa com a bolinha preta e o cabinho dura um tempo corresponde a um quarto de compasso 4/4 a pausa é essa cobrinha que vemos no exemplo.
A próxima é a colcheia, dura meio tempo, ou duas notas por tempo e segue o mesmo desenho da semínima porem com uma perninha sua pausa consiste em uma cabinho com a bolinha...
Agora vem a semicolcheia que segue o mesmo desenho da colcheia porém com dois cabinhos, o desenho da pausa também segue esse padrão, dura ¼ de tempo, ou quatro notas por tempo.
Seguindo o barco temos a fusa com sua simbologia desse mesmo padrão porém com três cabinhos, o desenho da pausa segue a mesma linha, dura 1/8 de tempo ou oito notas por tempo.
Para finalizar temos a semifusa, vemos que seu desenho é igual o da fusa porém com quatro cabinhos, a pausa também segue do mesmo jeito, dura 1/16 de tempo ou 16 notas por tempo.

Agora veremos as quiálteras de são divisões rítmicas não muito comum como quintinas, séptinas, entre outras, dentre elas as mais populares são as tercinas e as sextinas que correspondem respectivamente à três e seis notas por tempo.
A quintina se refere à cinco notas por tempo e as septinas sete notas por tempo e assim por diante.

É isso aí pessoal não deixem de estudar as divisões rítmicas pois são muito importante para o entendimento musical, e a rítmica é que da vida aos acorde transformando os em música, então é muito importante estar por dentro desse conceito.

Para quem quiser se aprofundar nesse lance, sugiro a apostila 'Compassos Quiálteras e Polirritmias' do guitarrista Heitor Mazzotti.
A apostila é bem didática recheada de bons conteúdos com uma linguagem de boa compreensão.
Como sabemos é raro encontrar materiais referentes ao estudo rítmico então fica aí essa dica para quem quiser conferir.

A apostila pode ser encontrada nesse link

Um abraço á todos!!!


ROCK!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário