31 de março de 2010

Entrevista :: Ricardo Soares

Olá Pessoal!!!

Tudo Ok!!??

Segue então mais uma entrevista, com o guitarrista Ricardo Soares, um grande talento da guitarra brasileira que eu faço questão de estar divulgando aqui!!!
Aproveitamos o espaço pra agradecer ao Ricardo pela a atenção dada ao blog!!!
Valeu Ricardo!!! Muita sorte e sucesso sempre!!!




1-) Quando se interessou por guitarra? E quais foram suas principais influências?

Na minha adolescência. Já tinha um envolvimento com música antes disso, mas aos 13, 14 anos comecei a ouvir bandas de hard rock com Guns n’ Roses, e comecei a tirar algumas músicas no violão. Pouco tempo depois meu sonho era ter uma Les Paul igual ao do Slash e tocar como ele! Hehe... As influências nessa época eram as bandas que estavam na mídia como Skid Row, Bom Jovi, Firehouse, Van Halen, Extreme e seus respectivos guitarristas.



2-) Atualmente o que anda estudando, compondo e ouvindo?

Bom hoje o meu tempo é bem escasso então não estudo tanto quanto gostaria e deveria. Mas tenho me interessado muito por blues ultimamente e tenho dado mais atenção ao estudo desse estilo, que a primeira vista parecer ser muito simples, mas na hora de tocar e “soar” blues, vemos que não é tão simples assim. Fora isso voltei a estudar leitura. Quanto à composição, não tenho composto nada no momento, pois como lancei o meu CD Highway há pouco tempo e tenho feito muito workshops divulgando ele, tenho dado mais atenção ao repertório do disco. Com relação ao que tenho ouvido, escuto muita coisa! Hehe... Mas poderia citar: Andy Timmons, Edu Ardanuy, Frank Solari, Lincoln Breswter, Dream Theater, Dr.Sin, Tork e ultimamente tenho voltado a escutar os trabalhos do Slash tanto no Guns quanto no Snakepit e solo.



3-) Highway, seu primeiro trabalho instrumental, mostra ótimas canções, melodias muito bem feitas, e frases tecnicamente muito bem elaboradas, e também participações de outros grandes nomes da guitarra, como Edu Ardanuy e Marcelo Barbosa, entre outros conte um pouco para nós como foi o processo de produção desse CD e como foi contar com essas grandes participações?

Em primeiro lugar obrigado pelos elogios com relação à Highway. Quanto ao processo de composição, esse disco até demorou pra sair, pois ia compondo bem devagar quando tinha tempo. Algumas músicas surgiram enquanto estudava, outras nos intervalos de algumas aulas, outras aproveitando a falta de alguns alunos. Algumas músicas foram compostas super rápido, como é o caso de Highway que fiz em 2 horas. Outras demoram mais tempo. Sobre as participações, só posso dizer que foram mais que especiais pra mim! Todos eles além de grandes amigos são uma grande influência e ajudaram no meu crescimento musical de uma forma ou de outra, então foi uma grande honra tê-los participando do CD e ajudando a abrilhantar as músicas. Todos foram super gente fina e responderam prontamente que sim quando foram convidados e os deixei livres pra colocarem suas idéias e “impressões digitais” em cada música.



4-) Atualmente endorsser da Tagima, conte um pouco para nós um pouco sobre seu modelo de guitarra.

Hoje tenho vários instrumentos da Tagima, dentre eles 4 stratos: uma E1 Custom com um Dimarzio Super Distortion na ponte, Cabrera E Tone no meio e braço e ferragens Gotoh. Essa é a minha guitarra principal. Uma TG 635 das antigas com um Litle 59 na ponte e um Tagima Super Rails no braço, uma TG 735 Special com um Cabrera E Tone na ponte e um Tagima Super Rails no braço, uma TG 735 Top Wood com captação Seizi Tagima e um novo lançamento da Memphis (que também é fabricado pela Tagima) LP 100, que é uma Les Paul Custom com pickups Cabrera E Tone.



5-) Você também é bem reconhecido como professor de guitarra e está sempre ministrando workshops. No que o ato de ensinar lhe ajudou a progredir profissionalmente falando?

Ajudou em vários aspectos, pois através das aulas você aprende muito! O aluno te leva a pesquisar e estudar cada vez mais! Fora a alto-cobrança que dar aulas gera, pois você tem que dominar um assunto pra ensinar.

6-) Em termos de equipamento, o que costuma usar em shows e em gravações? Costuma variar muito de estúdio para show?

Dou preferência a gravações microfonadas, então quando posso levo meu set principal que é formado por vários pedais como: Nig Amp Simulator, Shred Pro, Path Finder, Dual Drive, Multi Fuzz and Vintage Distortion, Phaser & Flanger, Dual Chorus, Bad Horsie Wha wha, Boss Volume, Boss Super Pitch Shifter, Boss DD 3, Boss TU 12. Esse set também utilizo em shows e workshops. Tenho também um set pequeno para ensaios. Em ambos os sets uso cases da Strazza modelo signature Ricardo Soaes, que foi desenvolvido especificamente pra mim. Quando não posso gravar microfonado ou o trabalho não exige isso, uso um Pod Pocket.

7-) Durante o período que estudou guitarra, fez aulas com grandes mestres da guitarra brasileira, como Mozart Mello, Edu Ardanuy, entre outros. Como isso contribuiu para o seu desenvolvimento musical?

Com o Mozart fiz um curso Master Class de 4 horas, e aprendi pra caramba! Mas posso dizer que aprendi mais depois do Master Class do que durante! Hehe... Quando acabou o curso a galera foi embora, então fiquei ajudando o Mozart a guardar seu equipamento e trocando umas idéias. Ele me deu altos toques profissionais que me ajudam até hoje!! Com o Edu foi pelo antigo IG&T On Line, onde tive algumas aulas com ele. A contribuição foi enorme, pois os caras tem uma bagagem incrível e tem uma didática excelente na hora de passar isso.



8-) Atualmente a informática está cada vez mais presente no meio musical, Como você vê essa evolução? E quais são os benefícios que esse recurso pode trazer para os músicos?

Acha massa demais! Na questão das gravações, por exemplo, graças a essa evolução hoje é possível se gravar com qualidade e um custo muito mais baixo que antes. Hoje é bem mais simples se montar um home estúdio pra fazer desde pré-produções até gravações profissionais. No meu CD mesmo usei muito isso. Fiz as pré-produções das músicas no meu home estúdio e só ia pro estúdio gravar quando tava com as coisas mais definidas.



9-) Agradecemos a sua presença no Guitar Tech e gostaríamos que deixasse uma mensagem a todos os leitores e amantes da guitarra.

Eu que agradeço pela entrevista e quem quiser adquirir meu CD basta entrar em contato através do email: ricardo@ricardosoares.net. Fiquem ligados no meu site também: www.ricardosoares.net

Um abraço e um Bend!!!



Ricardo Soares
www.ricardosoares.net
www.myspace.com/ricsoares
www.youtube.com/ricardosoare
www.twitter.com/ric_soares


ROCK!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário