12 de dezembro de 2011

Improvisação :: Blues - Penta Blues

Fala ae Galera!!!!

Tudo beleza....!!!

Continuamos então com nosso curso sobre improvisação...
O assunto a ser abordado hoje é a Penta Blues, já comentamos algumas coisinhas dessa escala nos posts anteriores, mas vamos mais a fundo hoje.

A Penta Blues é uma variação da Penta Menor, com o acréscimo da quinta diminuta, essa dissonância acaba por ser a principal sonoridade da escala e até propriamente dizendo do Blues, que se caracteriza basicamente pelo fato de ter uma sonoridade tão distinta.

Na Penta Blues a gente não possui maior apenas menor e iremos usar da seguinte forma.
Para entender sua aplicação é interessante visualizar como se constroi a harmonia do blues, pasicamente o que temos são acordes com sétima em uma cadência (I IV V) na seguinte forma

I         IV         V
C7     F7        G7
A7     D7        E7

Então aplicaremos a Penta Blues, sendo ela menor mesmo em cima dessa harmonia que pode ser considerada uma harmonia maior.
Essa inversão gerará uma sonoridade muito própria do estilo e quando ocorrer uma tonalidade menor usamos a própria escala do tom.

Na Penta Blues então, como vocês já sabem possuímosa quinta bemol, que é a principal nota da escala, para termos um improviso legal em blues e bem caracterizado é interessante enfatizar bastante a blue note.

Particularmente gosto de pensar ao meio de um improviso em blues na penta convencional e adicionar as blue note a parte assim dou uma exclusividade maior pra essa nota.

É interessante não apenas usar a digitação para tocar essa nota, podemos usar as mais diversas técnicas de expressão para termos a blue note, bends, vibratos, slides, ligados, são maneiras mais ricas e criativas de se fazer um blues e tirar seu improviso do previsível.

Então é isso galera, qulaquer dúvida da um toque, todas as escalas mencionadas nesse curso tem no blog é só dar uma olhada.

Valeu Pessoal!!

ROCK!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário